Artigos

Namoro no trabalho: como se portar no ambiente profissional?

Apaixonar-se por alguém do trabalho não é nada raro. Afinal, são seis a doze horas por dia que profissionais estão expostos aos seus colegas, muitas vezes, até mais tempo do que passam com a própria família e amigos. Além disso, colegas de trabalho se identificam com mais facilidade, por vivenciarem e compartilharem a mesma realidade, ou até as mesmas atividades.

“A admiração também é um disparador do romance, já que colegas de trabalho se assistem em situações de destaque ou de desafio”, explica Ivan Witt, head hunter e sócio da Steer Recursos Humanos, consultoria especializada em treinamento e seleção para cargos de alta qualificação e aconselhamento profissional.

Porém, namorar um colega de trabalho, superior, ou subordinado, requer extrema cautela, pois qualquer deslize pode custar o emprego – ou o romance.

Nova call to action

Quando é “proibido”

Algumas empresas não aceitam bem relacionamentos amorosos entre seus funcionários. Nesses casos, recomenda-se honestidade. “Mentir, enganar, esconder, está fora de cogitação”. Para Ivan, o melhor nessas situações é procurar o chefe e abrir o jogo. Caso o namoro tenha futuro, o casal deve conversar sobre o relacionamento e como ele afeta positiva ou negativamente a carreira de cada um.

Quando pode

Para as empresas que permitem namoro, recomenda-se atenção e alguns cuidados:

۰ Quando os namorados são de setores diferentes, devem se policiar para não trocarem informações confidenciais sobre seus departamentos;

۰ Trocar e-mails sempre usando as contas pessoais, e nunca o e-mail corporativo. As empresas têm acesso a todo o conteúdo dos e-mails de seus funcionários. “Dependendo do conteúdo trocado entre os amantes, pode virar uma demissão por justa-causa”, alerta Ivan.

۰ Beijos em público, nem pensar. “Nem mesmo no horário de almoço, já que nos restaurantes internos ou fora das empresas estão todos se encontrando frequentemente. Zelar pela sua imagem profissional é fundamental”.

۰ Quando o romance é com superior ou subordinado, cuidados extras na hora da bronca ou da promoção. É sempre ter tudo muito bem justificado, para evitar fofocas e julgamentos injustos.

Fonte: Portal Administradores

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of