Artigos

Não se constrói um Líder. Ele já nasce feito

O mundo corporativo vive a procura de um grande líder, e muitas vezes se deixa enganar por aqueles que posam como tal. Muitos se encantam por palavras bonitas, roupas alinhadas e aparência séria, mas na verdade, estão sendo enganados por pessoas que tentam se passar por aquilo que não são.

Conheço muitas empresas que acreditaram em aparências e hoje se lamentam pelo tempo perdido.

Mas, como identificar um verdadeiro líder? Em primeiro lugar precisamos entender que:

Liderança é algo nato que não se pode ensinar

Muitos “gurus” dizem que liderança pode ser aprendida em sala de aula. Fato que não é verdadeiro.

Por causa da afirmação destes “gurus”, muitos profissionais se perdem e amargam vexames espetaculares. Se pudéssemos ensinar a ser um líder, nosso mercado estaria repleto de pessoas com este perfil, e as corporações estariam em boas mãos.

Liderança é algo nato que apenas precisa ser desenvolvido e lapidado. Quem tem este perfil são os que já nasceram com ele.

Quantas vezes você já não teve pela frente algum superior (que por definição deveria ser um líder) sem a menor competência para o cargo?

Quantas vezes você já não teve pela frente alguém com caráter duvidoso, medroso, bajulador, grosseiro, que faz da intimidação o seu maior argumento, que acha que é o todo poderoso, que na hora de decidir treme e transfere a responsabilidade para a equipe e que vive sempre muito ocupado?

Mas, como identificar um verdadeiro líder?

Eu costumo dizer em minhas palestras que identificar um líder não é uma tarefa fácil, mas é possível.

Existem respostas que nos indicam se o candidato tem ou não um perfil de líder.

Experimente responder a seguinte pergunta:

Nossa empresa vem solicitando que determinada tarefa seja realizada há mais de um mês, mas, apesar de termos fornecido todas as ferramentas necessárias, as pessoas da área não fazem e demonstram estar desinteressados e desmotivados.

Outras tarefas já foram solicitadas e entregues sem a menor preocupação com prazo e qualidade. Se você fosse contratado para ser o líder desta equipe, o que faria?

A resposta do falso líder será demagógica. Ele irá enfeitar o pavão falando em união, colaboração, trabalho em equipe e etc. Irá “dourar a pílula”.

Já o verdadeiro líder irá considerar essa atitude como inadmissível e questionará a competência do grupo. Dirá que fará uma reunião e esclareceria as exigências profissionais da função e exigiria iniciativa, qualidade e prazos.

Ficou surpreso?

Pois é, muitas empresas ainda caem nesta armadilha. Líder não é bonzinho. É exigente. Líder não tolera incompetência.

Líder não é complacente com maus resultados e desempenho. Líder avalia seu grupo, treina, orienta e dispensa os mais ou menos.

LIDER = (L)ealdade + (I)niciativa + (D)eterminação + (E)mpatia + (R)esultados

constrói

Por: arildo ramos

Administrador especialista em GESTÃO EMPRESARIAL e GESTÃO DE PESSOAS apaixonado por desafios e na formação de pessoas. EMPRETECO (SEBRAE/ONU), PALESTRANTE, KNOWE ADVISOR. Membro dos projetos MOVIMENTO ESTRELA DO MAR e PROJETO JOULE. Trajetória Profissional: Sólida carreira voltada ao desenvolvimento e cuidado de pessoas e na formação de lideranças. Especialista em implantação de metodologias para análise e melhoria de resultados, gerenciamento de custos, planejamento estratégico, projetos financeiros (payback), Governança Corporativa, reestruturação de operações administrativas e financeiras com realinhamento de processos. Atendemos ao SEBRAE, FIRJAN, SESI Disponível para atuar como terceirizado (pessoa jurídica) ou CLT nas áreas administrativa_financeira_recursos humanos. Disponível para viagens ou mudança para outras regiões. OBJETIVOS: Atuar em empresas que tenham como premissas o respeito e o cuidado na identificação, formação e retenção de talentos e que possibilitem a aplicação de nossa solida experiência nas rotinas da operação, bem como a continuidade de nosso aprendizado.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of