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Networking: 5 passos para Aumentar o Retorno de Seus Negócios

Sua empresa pode ganhar dinheiro contribuindo para outras empresas também ganharem através do networking

1. Procure fazer networking com uma rede de empresários que tenha o seu perfil

Fazer parte de uma rede de empresários que fomentam o networking de maneira séria pode trazer resultados significativos para a sua empresa. Trocar oportunidades entre si e auxiliar pessoas e empresas que querem adquirir algo ou precisam solucionar seus problemas a conectarem-se a uma empresa que atende a demanda é um trabalho de conexão, de doação, de serviço. Dar o seu melhor para contribuir com o encontro de duas pessoas afim de trocar bens que irão lhe satisfazer: produtos/serviços por moeda.

Hoje, eu represento a Pandora – Evolução Consciente ( http://www.pandoragsa.com.br ) em um grupo do BNI (Business Netwokring International), presente em mais de 65 países e movimentando uma média de 10 bilhões por ano entre empresários do mundo inteiro. Lá entendi o que é fazer negócios e quanto mais a Pandora referencia um empresário, mas recebemos indicações e fechamentos de negócios. Em um ano, a Pandora alcançou mais de 1.500% de retorno sobre o investimento anual para participar do grupo e gerou mais de 50 indicações de clientes para outros 30 empresários.

Este é o retorno que uma empresa pode ter colocando a intenção em contribuir com os outros, dedicar-se a conectar pessoas e não se envolver com pensamentos negativos de problemas e crises. Assim, resultados e satisfações diversas vêm naturalmente.

2. Não queira vender e sim contribuir

Quando alguém entra em um grupo de networking há o ímpeto de vender para todos os presentes. Mas o que acontece é que ninguém está lá para comprar. As pessoas se encontram para compartilharem suas redes de contato. Pessoas que apresentam seus negócios e indicam e referenciam pessoas e empresas de sua rede de contatos que podem ter a necessidade que o outro pode suprir.

Este movimento de auxiliar, ajudar, contribuir gera um sentimento de gratidão que envolve a outra pessoa a se esforçar para fazer o mesmo.

Um ponto interessante é que contribuições não têm retorno linear. Você pode contribuir com um empresário do grupo que não conseguirá te retribuir, mas a contribuição pode vir por outro empresário. Ou até mesmo por outras vias: aprendizado, maturidade, parcerias, fortalecimento da marca, reconhecimento, divulgação, etc

O mais importante é contribuir sem ter expectativas de cobrar o recebimento proporcional. A ação de contribuir deve ser pura, verdadeira e incondicional. E então o retorno se torna natural.

3. Ouça, escute, preste atenção, pergunte, aprenda, ouça mais um pouquinho…e então, fale.

Ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre o seu negócio é imprescindível para que você possa referenciá-la. Em um grupo com muitas pessoas, fica impossível lembrar de tudo e de todos em uma única reunião.

Uma estratégia é de focar em um empresário por semana. Reúna-se com ele, aprofunde sobre o seu negócio, faça perguntas e, o mais importante, pergunte especificamente qual tipo de cliente, ramo de atividade, perfil de pessoa é o ideal para ele. Quanto mais você conseguir extrair de especificidades de seu público-alvo, mais conexões mentais você fará em sua mente em relação ao seu círculo social.

Então, aproveite para falar sobre o seu negócio de maneira simples e objetiva. Responda as perguntas com propriedade e, ao final, seja extremamente específico nos públicos que você procura. Quanto mais específico for, mais chances terá de a pessoa lembrar de alguém ou uma empresa que conhece com aquelas características.

4. Conecte

A maioria das pessoas que eu conheço, param seu trabalho no passo 3. Ficam meses ou anos fazendo parte de um grupo, buscando contribuir, fazendo reuniões, mas nada acontece. Isso porque a maioria das pessoas gostam de socializar, mas não querem por a mão na massa.

Acionar as pessoas que você se lembrou ou que têm ligação com o negócio da pessoa a qual você fez reunião é a parte mais importante, por mais que esteja em 4º lugar, é apenas por cronologia. É importante você falar que se lembrou delas por afinidade com o assunto e perguntar se aquela oportunidade faz sentido para o momento que ela está vivendo.

Se não fizer, agradeça e volte ao assunto padrão de vocês. Não force ou queira empurrar algo, se não fechará portas para outras oportunidades. Se fizer sentido para ela, pergunte se pode passar o contato dela para o empresário que você fez reunião ligar. É melhor assim porque as pessoas esquecem ou não priorizam entrar em contato, mas se dispõe a atender.

5. Dê e cobre feedback

Dê feedback sobre as indicações que você recebeu. Se elas viraram negócio fechado ou se não aconteceu. Se a pessoa indicada não respondeu mais, você pode pedir para o empresário que a indicou tente restabelecer contato para saber se o interesse ainda continua.

Pergunte também para o empresário se os contatos que você indicou deram retorno, se fecharam negócio e faça a ponte com eles novamente caso tenham se distanciado, para perceber se o ele ainda está determinado a adquirir o produto ou serviço que teve interesse em primeira instância.

Se você quiser mesmo saber se networking empresarial dá resultado, convido você assistir este vídeo de 3 minutos:

Gratidão e bons negócios!

Por: Pandora Treinamentos

A Pandora é uma empresa de treinamentos que inspira as pessoas a encontrarem a sua essência e despertarem o máximo de seu potencial. Fazemos isso guiando cada indivíduo a se desafiar constantemente para evoluir de forma consciente. Dessa forma, oferecemos treinamentos de alta performance que harmonizam e expandem os resultados de pessoas e organizações em todas as áreas.

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