Artigos

Networking: fazendo seu currículo chegar às mãos certas

Conseguir emprego ainda nesta crise pode ser bem difícil. Existem poucas vagas em aberto e a boa qualificação é uma exigência para a grande maioria delas. Para conseguir um emprego é preciso não só ter conjuntos de habilidades importantes, como também entender a importância do networking para a sua vida profissional. E, por falar em networking, é preciso ter ciência de que uma das maneiras mais poderosas de conseguir um emprego novo é através da sua rede de contatos.

Networking significa, ao pé da letra, rede de trabalho. Ou seja, é uma rede de contatos (pessoas) que devem ser contatados para fins de trabalho (profissionais), os quais devem estar ligados a recrutadores ou a empregadores.

Obs: Embora sejam contatos, eles não são meros contatos, são pessoas que devem ser sempre cultivadas. Você deve criar afinidades e laços de amizade.

Nova call to action

Você pode montar ou fazer parte de redes de contatos. Há a rede formada por amigos, família, professores e colegas de faculdade, ex-colegas de colégio e faculdade, ex-professores de colégio e faculdade, ex-chefes e ex-colegas trabalho e pessoas que se vai conhecendo ao longo do tempo.

Você também pode montar ou fazer parte de redes de contatos nas redes profissionais e sociais através dos grupos (colmeias por afinidades) em beBee, das conexões profissionais em LinkedIn, dos grupos daqueles que procuram trabalho e grupos com temas de profissões em Facebook. Aproveite cada oportunidade surgida dentro das redes, pois elas podem ser a ponte que você precisava.

Quem nunca foi indicado por alguém de uma das redes a uma vaga de emprego? Quem nunca foi indicado por alguém de uma das redes a trabalhar ou prestar serviço a uma empresa ou a alguém que precisasse de ajuda? Se você ainda não foi indicado ou indicada, com certeza, vai ser.

Mas para ser indicado por alguém de uma das redes é preciso ser lembrado, quer dizer, é preciso ser nunca esquecido. E para isso é preciso estar sempre presente, é preciso sempre estar engajado e é preciso estar sempre em contato. Mas cuidado: nada de ser o chato das redes e falar somente de emprego e, muito menos, fica reclamando da vida, de estar desempregado e que precisa de trabalhar.

É importante que os seus contatos tenham conhecimento sobre suas experiências profissionais e suas habilidades para que o recrutador ou o empregador decida pedir seu curriculum ou te chamar para uma entrevista de emprego.

Há duas formas do networking “fazer efeito”: através de um contato direto (de dentro das redes) e através de um amigo ou conhecido desse contato.

Informações adicionais:

  • O networking não substitui as outras formas de procurar emprego;
  • Esteja com o curriculum sempre revisado e em mãos;
  • Faça sempre pesquisas sobre as empresas;
  • Se qualifique;
  • Esteja preparado para trabalhar.E então, como você tem construído e gerido a sua rede? Não perca tempo!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of