Artigos

Networking Sustentável – Como Transformar Contatos Em Relacionamentos

Que um bom networking tem o poder de abrir muitas portas e criar excelentes oportunidades de negócios, disso todos nós sabemos. No entanto, mais do que colecionar inúmeros cartões, para se construir um Networking eficiente é fundamental ter como objetivo criar relacionamentos e proporcionar, a partir de uma conversa, experiências maravilhosas, que causem um impacto positivo e que possam fazer com que essas pessoas estabeleçam uma conexão emocional com você e se tornem verdadeiros fãs. Com base nesse princípio, selecionei abaixo algumas dicas essenciais que podem ajudar a fortalecer o seu networking e potencializar os seus relacionamentos profissionais:
Faça perguntas poderosas
A primeira impressão é realmente a que fica, portanto aproveite a oportunidade e faça as perguntas certas, que possam gerar uma conversa agradável e com um conteúdo interessante para ambas às partes. Tenha como foco, causar um impacto positivo sempre!
Estabeleça pontos de identidade em comum com quem você estiver conversando, procure acompanhá-lo no tom de voz, vocabulário e postura. Essa harmonia na comunicação pode ajudá-lo a conquistar afinidades e estreitar relacionamentos.
Saiba ouvir
Muitas vezes, quando conhecemos alguém, ficamos tão ansiosos para causar uma boa impressão que não paramos de falar de nossos projetos e habilidades, e acabamos esquecendo de ouvir a história das outras pessoas. Saber ouvir o outro, além de ser uma demonstração de interesse, faz com que as pessoas se sintam importantes e valorizadas.
Cuidado para não “queimar” seus contatos
Algumas pessoas se enganam ao pensar que a oportunidade de fazer networking é um momento para ficar se “vendendo”, acredito que pelo contrário, esse é um momento para conhecer pessoas e trocar informações. Ficar se autopromovendo, além de fazer você perder boas oportunidades de negócios, pode fazer com que você seja reconhecida como uma pessoa inconveniente.
Lembre-se de usar os seus contatos quando você realmente precisar. Ligar por qualquer motivo ou sem um objetivo concreto, pode fazer com que você “queime” oportunidades únicas.
Os princípios de um networking eficiente não estão no número de cartões adquiridos, mas sim na capacidade de colecionar relacionamentos sustentáveis.

Quando pensamos em networking, rapidamente relacionamos essa ferramenta com os benefícios que ela pode nos gerar. No entanto, um bom networking é formado, antes de tudo, por relacionamentos fortes, onde é importante considerar também o que temos para oferecer às pessoas e nos colocarmos a disposição para contribuir com o outro de alguma forma.
O que você tem feito para que a sua rede de relacionamentos lembre-se de você com respeito, carinho e admiração?
Crie um ambiente para que essas pessoas se “apaixonem” por você e se tornem verdadeiros fãs.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of