Artigos

Neuroliderança mudando os rumos da gestão

A neuroliderança é um termo que designa estudos e pesquisas que combinam os princípios do funcionamento do cérebro humano, com as práticas de desenvolvimento de competências de liderança, treinamento de gestores, gestão da mudança, educação e formação e consultoria.

O termo foi criado pelo australiano David Rock, mentor responsável pelo desenvolvimento da metodologia Neurocoaching e pela fundação do NeuroLeadership Institute. Mas como que a neuroliderança pode me ajudar? Isso é o que o mentor de líderes Rafael Peixoto vai te dizer.

“Se a neurociência, por si só, já traz inúmeros benefícios para a carreira, imagina quando ela está diretamente vinculada a práticas focadas em formação e desenvolvimento de competências?! Estamos melhorando a comunicação e facilitando a tomada de decisões.” – diz o profissional.

Nova call to action

O objetivo dessa ciência, é aproveitar todos os conhecimentos científicos relacionados à mente para melhorar as funções dos gestores. Eles são os responsáveis por conduzir e preparar equipes inteiras dentro das empresas, então nada mais justo que elas sejam as ferramentas desse aprendizado.

Quais são os benefícios para as empresas?

Rafael pontua que os benefícios da neuroliderança para as empresas são muitos, mas alguns se sobressaem como os mais importantes. “Um fato muito importante é o claro aumento na produtividade e eu acho que esse é um dos pilares de um negócio bem sucedido, afinal com mais motivação de trabalho, mais crescimento.”

Além de que o sistema acaba aproximando a equipe além de melhorar a cultura organizacional do local.

“É notável também o aumento da satisfação tanto dos clientes quanto dos funcionários que estão trabalhando nesse sistema, é um ganho mútuo. Importante também ressaltar como a neuroliderança tira as famosas “crenças limitantes” e medos que te impedem de crescer, o seu novo “eu” profissional se torna completamente diferente.” Finaliza.

O mentor de líderes Rafael Peixoto explica como o termo criado por David Rock aplica princípios da neurociência a práticas de gestão.

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments