Artigos

Não Se Constrói Um Lider. Ele Já Nasce Feito

O mundo corporativo vive a procura de um grande Lider e muitas vezes se deixa enganar por aqueles que posam como tal. Muitos se encantam com palavras bonitas, roupas alinhadas, aparência séria, mas que na verdade tentam se passar como alguem que não são.

Conheço muitas empresas que acreditaram em aparências e hoje vivem a se lamentar pelo tempo perdido. Mas, como identificar um verdadeiro Lider?

Em primeiro lugar precisamos entender que liderança é algo nato e que não se pode ensinar. Muitos “gurus” dizem que liderança pode ser aprendida em sala de aula fato que não é verdadeiro. Por causa da afirmação destes “gurus” muitos profissionais se perderam e amargaram vexames espetaculares. Se pudessemos ensinar alguem a ser um Lider, nosso mercado estaria repleto de pessoas com este perfil e as corporações em boas mãos.

Liderança é algo nato que apenas precisar ser desenvolvido e lapidado. Quem tem este perfil já nasceu com ele. Quantas vezes você já não teve pela frente algum superior (que por definição deveria ser um Lider) sem a menor competencia para o cargo? Quantas vezes você já não teve pela frente alguém com carater duvidoso, medroso, bajulador, grosseiro, que faz da intimidação o seu maior argumento, que acha que é o todo poderoso, que na hora de decidir treme e procura transferir a responsabilidade para a equipe e que vive sempre muito ocupado?

Mas, como identificar um verdadeiro Lider? Eu costumo dizer em minhas palestras que identificar um lider não é uma tarefa fácil, mas é possivel. Existem respostas que nos indicam se o candidato tem ou não um perfil de lider.

Experimente a seguinte pergunta: Nossa empresa vem solicitando que determinada tarefa seja realizada há mais de um mês, mas, apesar de termos fornecido todas as ferramentas necessárias, as pessoas da área não fazem e demonstram estar desinteressados e desmotivados. Outras tarefas já foram solicitadas e entregues sem a menor preocupação com prazo e qualidade. Se você fosse contratado para ser o chefe desta equipe, o que faria?

A resposta do falso Lider será demagócica. Ele irá enfeitar o pavão falando em união, colaboração, trabalho em equipe e etc.

Já o verdadeiro lider irá considerar essa atitude como inadmissível e questionará a competência do grupo. Dirá que fará uma reunião e esclareceria as exigências profissionais da função e exigiria iniciativa, qualidade e prazos.

Ficou surpreso? Pois é… muitas empresas ainda caem nesta armadilha. Lider não é bonzinho é exigênte. Lider não tolera incompetencia. Lider não é complacente com maus resultados e desempenho. Lider avalia seu grupo, treina, orienta e dispensa os mais ou menos.

Definitivamente, empresa não é ONG e só há três caminhos a seguir: Lucrar, vender ou fechar.

Eu costumo definir um Lider assim:

(L)ealdade – (I)niciativa – (d)eterminação – (E)mpatia – (R)esultados

Arildo Ramos
arfconsultoria@bol.com.br

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of