Artigos

Nômades digitais: Grupo DB1 lança projeto voltado para intercâmbio de colaboradores

nômades digitais

Intitulado como “VOA – DB1 Anywhere”, programa também entra como uma estratégia de retenção de talentos 

Segundo o Relatório Global de Tendências Migratórias 2022 da Fragomen, estima-se que até 2035 cerca de 1 bilhão de pessoas estarão vivendo a vida profissional como nômades digitais. Com o advento da pandemia do Covid-19, o estilo de vida remoto ganhou mais força.

Nova call to action

E foi pensando em acompanhar essa tendência que o Grupo DB1, formado por empresas de tecnologia brasileiras com atuação na América Latina e Estados Unidos, acaba de anunciar seu mais novo projeto: “VOA – DB1 Anywhere”, voltado para proporcionar a experiência de intercâmbio profissional e cultural dos colaboradores.

De acordo com a gerente de Facilities da empresa, Sayuri Caires, a iniciativa vem como uma nova ferramenta em apoio às empesas do grupo que desejam proporcionar experiências internacionais para os colaboradores. “A ação deve estar em consonância às estratégias de negócio da unidade”, pontua.

Como funciona  e como ser nômades digitais?

Para participar, Sayuri explica que existem alguns critérios. No primeiro momento, a empresa adota regras como: tempo mínimo de casa, horas de trabalho dedicadas à mentoria sobre os conhecimentos adquiridos e entre outros. “A opção também entra como uma ferramenta de retenção e atração de talentos. Isso porque, ao aceitar a proposta, existe a contrapartida de permanecer na empresa pelo menos por um ano e também pelo objetivo de compartilhar a experiência da viagem com o público interno”, detalha. Por ser um programa piloto, para o ano de 2022 já foram disponibilizadas cinco vagas. 

A analista de gestão de pessoas, Brenda Rodrigues lembra que o programa vem como uma extensão natural de desafios que já são enfrentados pelo Grupo DB1, como preparar “a galera culturalmente e tecnicamente” para vivências internacionais. “Além do entendimento do valor que isso pode gerar para a jornada pessoal deles e de negócio da empresa”, destaca.

Com isso, Brenda entende que existe um fortalecimento da prática e das relações com o mercado internacional, desde a contratação de pessoas estrangeiras até à integração de clientes e a ampliação dos negócios. “A experiência de um outro país é algo que amplia percepções, ambições, então entendemos como isso pode ser inspirador para novos crescimentos. Acho que essa oportunidade simboliza o que vemos aqui todos os dias, o Grupo DB1 pensando global e pessoas diferenciadas voando. Esse é o Voa, DB1 Anywhere”.

Nômades digitais já fazem parte da realidade 

Junto com o VOA – DB1 Anywhere, o Grupo DB1 também lançou o “Programa Nômade”, destinado aos colaboradores que já seguem o estilo de vida ou tem planos para isso. O objetivo é ajudar quem encontra dificuldades para achar um local de trabalho.

Sendo assim, a gerente de Facilites retoma que foi feita uma parceria com a empresa Selina, especializada na contratação e busca por espaços de hospedagem para quem vai viajar a passeio ou trabalhar fora. “Por meio disso, o colaborador informa o local que gostaria de ir e verificamos se há um coworking parceiro no local”, frisa. Como por exemplo, o espaço de trabalho nos Estados Unidos da América, em Miami (Flórida), recentemente anunciado pelo Grupo DB1, em parceria com a APEX.

E nessa movimentação, há quem já anseie por esse momento. O Victtor Sansão Souza Albuquerque, por exemplo, Customer Success Executive da DB1, é um nômade digital nato e tem uma história bacana sobre esse estilo de vida. Já de olho na possibilidade de passar por Miami, ele acrescenta que o trabalho remoto tem aumentado essa possibilidade de viver desta forma.

Desde que me iniciei nessa nova vida tenho ouvido muitos relatos de pessoas que já estão começando a viajar sem parar de trabalhar e outras pessoas perguntando o que precisam fazer pra começar a ser nômades digitais”, afirma. Victtor ainda lembra que o maior benefício, na opinião dele, está em poder morar em qualquer lugar do mundo, conhecer novos lugares, pessoas e culturas, sem precisar sair de férias.

O Ruan Diego Aguiar da Silva, Analista de Pré-vendas, também leva o mesmo estilo de vida. Casado com o Victtor, ele alinha que é uma aventura e afeta, sim, positivamente, no desempenho profissional, por estar cada vez mais satisfeito com a rotina que leva. “Fico um mês em cada cidade. Semana passada eu estava em Natal [RN] e hoje estou em João Pessoa [PB]”, destaca. Mas ele também frisa que ser um nômade digital pode ser estressante, por conta da adaptação em um lugar novo, por isso se faz necessário ter disciplina nos horários de trabalho, com as agendas diárias.

O que ambos concordam é que um movimento como esse, de sinalizar novos escritórios ao redor do mundo, possibilita que esse trabalho seja feito de forma mais assertiva. “Eu sempre me vi como nômade, por pensar que o mundo é tão grande, com tantos lugares, tantas pessoas, tantas culturas, que sempre me despertou a furar a bolha e sair da minha cidade, Macapá [AP], e conhecer o mundo. É preciso sonhar, planejar e fazer acontecer. O primeiro ou um dos primeiros passos é entender que você precisa de pouco pra sobreviver. A DB1 me ajuda todos os dias na construção desse perfil de nômade por apoiar meu estilo de vida”, finaliza Ruan.

O Grupo DB1 disponibiliza vagas diariamente para quem quer fazer parte desse mundo. Basta se inscrever pela página de vagas da empresa.

nômades digitais

Negócios estrangeiros podem ser ampliados

Além de proporcionar novas experiências aos colaboradores, de quebra, a ação visa proporcionar um melhor atendimento aos clientes internacionais, que segue uma linha crescente. Um exemplo disso, é a DB1 Global Software, que de 2020 para 2021 cresceu 97% em negócios estrangeiros, fortalecendo a frente de internacionalização.

Sobre isso, o Head de Operações Internacionais do Grupo DB1, Mateus Hernandes Rodrigues, pontua que a movimentação melhora o estabelecimento e credibilidade de marca. “Isso facilita ao estar no mesmo fuso horário dos clientes, por exemplo, o que auxilia na retenção de talentos nos times”, frisa.

Esperamos que este release tenha te ajudado a entender o projeto sobre os Nômades Digitais e se funciona ou não com o seu perfil.

*Este conteúdo foi desenvolvido pela empresa parceira DB1 Group. 

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH