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O Capital Humano Como Foco Das Pequenas E Médias


Que o empreendedorismo é uma característica inata aos pequenos e médios empresários brasileiros, ninguém dúvida. No entanto, tal qualidade é incapaz de barrar as assustadoras estatísticas de mortalidade, que apontam o fechamento de 71% desses negócios em no máximo cinco anos. Parte das justificativas envolve má gestão financeira, falta de transparência e despreparo na sucessão empresarial. E o que dizer então do capital humano?

Não raras são as empresas de menor porte orgulhosas de contar com funcionários comprometidos e que buscam evolução profissional contínua. Muito positivo, porém insuficiente estrategicamente. Gerenciar pessoas requer muito mais: um trabalho pró-ativo, uma cultura voltada ao desenvolvimento dos recursos humanos – por meio da qual o debate interno e as práticas corporativas criam massa crítica para o estabelecimento de um perfil de excelência dos profissionais.

Embora cada organização possa desenhar o tipo ideal do profissional, muitas são as semelhanças de competências exigidas pelas empresas de modo geral. Inicialmente, ter um perfil formalizado e divulgado é uma excepcional vantagem para a empresa e sua equipe, pois há parâmetros objetivos que permitem visualizar quais comportamentos são mais eficazes para a organização. Sinteticamente, considera-se necessário respeitar as seguintes premissas.

Contrato de expectativas entre empresário e sua equipe

Fornece a direção para o empresário estabelecer o que ele espera ser feito em sua corporação e o que a equipe está pensando em fazer. Isto significa que os subordinados também podem influir nos rumos a serem traçados. A capacidade de promover a participação de todos está ligada ao engajamento da equipe. O comportamento inadequado é o dono ou gerente decidir sozinho. 

Coordenação do trabalho em equipe

Uma das premissas essenciais para aproveitar recursos e potenciais da equipe é gerar um clima de confiança, em que mesmo os mais introvertidos sintam-se à vontade para expor suas idéias. A outra é acreditar que o erro é a fonte principal da aprendizagem – é melhor fazer errando do que não fazer.

Gestão de Desempenho dos membros da equipe

Executivos eficazes trabalham com a avaliação de desempenho de forma permanente, atentando para a contratação de expectativas, o acompanhamento do desempenho e sua conseqüente avaliação. Em outras palavras, não fazem a gestão de desempenho burocraticamente, como se fosse bolo de aniversário, apenas uma vez por ano.

Formas de reconhecimento pessoal e institucional

Trabalhos bem feitos devem ser comemorados, com o feed back sendo dado a quem de direito. Claro que não se deve cair no exagero e dar tapinhas nas costas quando não é oportuno ou verdadeiro o elogio. Mas cuidado! Esta é apenas metade da forma de reconhecer os méritos dos subordinados. Os outros 50% devem decorrer do bom gerenciamento de políticas salariais e de benefícios.

Acompanhamento e desenvolvimento do subordinado 

É fundamental acompanhar também o desempenho individual, focalizando os níveis de maturidade profissional e psicológica e cruzando com as responsabilidades do cargo do subordinado. Nas pequenas e médias empresas vale também a premissa de que exercer o papel de coaching é responsabilidade das chefias. A diferença em relação às empresas de porte é que o próprio empresário também atua como gestor de pessoas, devendo portanto desenvolver equipes e pessoas por meio de orientações informais no seu dia-a-dia.

Estabelecimento de resultados esperados

Estão relacionados com as metas ou tarefas a serem realizadas pelo seu pessoal. Nada é mais funcional do que permitir a participação dos subordinados na definição dos objetivos ou trabalhos a serem executados. Participação é uma importante maneira de mobilizar e comprometer pessoas. É oportuno ressaltar que empresas de sucesso sempre têm colaboradores competentes.

Nelson Moschetti
Diretor de Recursos Humanos da RCS Auditoria e Consultoria, Nelson Moschetti tem em seu histórico profissional a atuação em importantes empresas nacionais e transnacionais, além da passagem por universidades do País.

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