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O impacto da comunicação nos funcionários

Uma comunicação bem estruturada e efetiva
provoca impacto positivo no desempenho individual dos colaboradores

Não obstante todo o progresso tecnológico, é
preciso levar em conta uma verdade fundamental. O homem, para produzir e
sobreviver, necessita da comunicação. Comunicar-se com seu semelhante está na
base de qualquer relacionamento humano. E mais: quanto maior for o entendimento
entre as pessoas, melhor será o bem-estar proporcionado a elas e mais
produtivas elas serão.

Diante dessa perspectiva, as organizações
modernas, de grande ou pequeno porte, devem orientar-se, lembrando que sua maior
força produtiva, de muito mais valia do que suas máquinas, são seus funcionários.
A eles deve ser dada toda a atenção, para que convivam em harmonia, conheçam
os objetivos pelos quais trabalham e possam ser produtivos pela sua atuação em
equipe. E o que pode produzir essa ligação entre as pessoas é a comunicação.

Diversos sentimentos negativos podem surgir
dentro da organização quando ela não se preocupa em criar um eficiente
processo permanente de comunicação com os empregados. Um sistema ineficiente
de comunicação pode causar frustração entre os funcionários por se
sentirem, de certa forma, menosprezados; e ansiedade por se verem diante do
desconhecido, o que acaba provocando medos e incertezas quanto à segurança no
emprego.

Em um ambiente fechado de trabalho, no qual
centenas de pessoas dependem da confiança que depositam umas nas outras para o
cumprimento de suas tarefas, a existência de um quadro psicológico negativo ou
inseguro diminui a concentração e a motivação para o trabalho, provocando
irritação e muito estresse em quem deve atender a programas rígidos de
produtividade.
Hoje, a importância estratégica da comunicação nos negócios tornou-se tão
grande que é muito difícil uma organização manter seus níveis de
produtividade e lucratividade sem que se institua internamente um excelente
processo de informação e diálogo com seus funcionários. A existência de boa
comunicação na empresa motiva a boa execução das tarefas, elimina as
incertezas, as ambigüidades e produz confiança e segurança.

Para ser eficaz, o processo de comunicação não
pode ser tratado como algo sazonal. Ao contrário, precisará ser permanente,
acurado, adequado ao contexto em que vivem os colaboradores. Ou seja, os
empregados necessitam de uma comunicação “just-in-time”, isto é, a
informação certa, na medida certa e no tempo certo para executarem com êxito
suas tarefas.

A propósito, é bom lembrar um conceito de
Michael P. Levine e Wright Kozoles que, “quando os empregados são mantidos
informados, tendem a se sentir mais satisfeitos com seus trabalhos, apresentam
um moral de nível mais alto e são motivados a serem empregados produtivos”.
Como se vê, o impacto da comunicação sobre os empregados deve ser avaliado de
maneira muito mais profunda e crítica para que as empresas atinjam suas metas
em parceria com seus funcionários. Continua sendo verdadeiro afirmar que a
existência de um processo de comunicação bem planejado e executado provoca
impacto positivo no desempenho individual dos empregados.

Autor: Gutemberg Leite

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