Artigos

O Líder Atual

Aprendemos que na literatura acadêmica existe três tipos de liderança: autocrática, liberal e democrática. Segundo Chiavenato, White e Lippitt realizaram um estudo em 1939 para verificar o impacto causado por três estilos de liderança, este estudo foi desenvolvido em meninos de dez anos, orientados para execução de tarefas. Os meninos foram divididos em grupos e a cada seis semanas o comando de cada grupo era desenvolvido por líderes que utilizavam estilos diferentes. Os resultados desta pesquisa foram os seguintes: Com a liderança autocrática o trabalho só se desenvolvia com a presença física do líder; liderança liberal notou-se pouco respeito com relação ao líder e com a liderança democrática houve responsabilidade e comprometimento pessoal.

Chiavenato, explique que o líder deve se ajustar a um grupo de pessoas sob condições variadas sendo sua capacidade de comunicação essencial e não apenas seus traços de personalidade.

Que proveito tirar destas experiências realizadas por nossos estudiosos do passado, o que podemos aprender com toda essa experiência?

Depois de acompanhar os principais autores pude agregar práticas de como gerenciar pessoa, percebi que liderar é uma arte e que a comunicação é o principal fator para que líder e liderado possam interagir de maneira que todo processo obtenha resultados positivo. O líder atual necessita mesclar os estilos de liderança para que o seu business plane, ou seja, seu plano de ação, apresente os resultados desejado. Liderar pessoas nos dias atuais, nada mais é que desenvolver habilidades que o permitia entender o material humano, essa máquina maravilhosa que sendo bem liderada pode apresentar resultados fantásticos.

É muito interessante o que os estudiosos do passado realizaram, essas experiências para entender o que é de fato liderar, é uma grande contribuição para este grande universo que é o de liderar pessoas. Por tanto não existe o líder com uma única característica e sim o líder que consegue enxergar cada momento da situação em que se encontra e assim poder se adaptar e a partir dai tomar a decisão correta.

LIANA DIAS CAVALCANTE

FORMADA EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PELA UNIABEU, POS GRADUADA EM RECURSOS HUMANOS PELA MESMA UNIVERSIDADE. ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS PELA FGV. DOCÊNCIA LATO SENSU PELO PORTAL EDUCAÇÃO.

ATUO NA ÁREA HOSPITALAR HÁ 12 ANOS COMO GERENTE DE QUALIDADE, EDUCAÇÃO CONTINUADA COORDENADO E ORIENTANDO PESSOAS PARA QUE POSSAM OBTER RESULTADOS POSITIVOS AO DESENVOLVER SUAS TAREFAS.

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of