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O Líder No Processo De Gestão Do Comportamento Organizacional

Cada vez mais as organizações tem se preocupado com o aspecto motivacional dos indivíduos, o que automaticamente interfere no comportamento humano no ambiente de trabalho. Sabemos que para o crescimento das empresas, se faz necessário uma equipe motivada para garantir qualidade e alto desempenho. E o líder tem papel fundamental neste processo.

Estamos vivendo uma nova era no que diz respeito à gestão de pessoas. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, a competitividade no mercado está acirrada, em especial no segmento varejo os princípios e valores organizacionais são determinantes para atendermos as necessidades de todos os nossos clientes, inclusive os internos. E a influência do líder responde pelo relacionamento do funcionário com a cultura organizacional.

A motivação é algo mutável, pode variar conforme o ambiente, a situação e a personalidade do individuo. Mas ao ler um artigo do autor SPECTOR, Paul (2002), me chamou a atenção esta citação: “A motivação está relacionada à direção e a intensidade. A direção está ligada a escolha de comportamentos e a intensidade refere-se ao esforço que uma pessoa se empenha em uma determinada atividade”. Outra citação relevante sobre este tema vem do autor MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru (2003), liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. E justamente por vivenciar experiências profissionais com líderes intensos, determinados e que conduzem muito bem a busca de resultados, eu faço questão de reforçar que a liderança tem como missão disseminar os valores e princípios organizacionais. Além disso, quando o processo de gestão é eficaz, as pessoas sabem que aprender é característica importante para o desenvolvimento da carreira.

Nova call to action

A busca pelo conhecimento é mais que um diferencial competitivo entre as empresas, é uma maneira de promover o aprendizado de forma coletiva e não somente individual. Por isso, a influência do líder é tão importante, pois ao transmitir uma informação, cabe a pessoa se ela vai ou não compartilhar deste mesmo conhecimento.

Normalmente a primeira solução encontrada para a “desmotivação”, são palestras, seminários, visando aumentar a produtividade e a satisfação dos colaboradores, ações das quais eu considero válidas e proporcionam a conscientização da cultura, mas é no dia a dia que as pessoas, sejam elas líderes ou não, demonstram seu potencial, suas habilidades e principalmente atitudes vencedoras.

Não é tarefa fácil manter em alta a motivação do time, pois exige a mesma dedicação que se dá aos resultados da empresa. O desafio está em reforçar continuamente os valores organizacionais e as atitudes positivas para a sua equipe.

Silvana Pereira

Sou pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atuo na área de T&D com foco em varejo. Atualmente eu trabalho na empresa C&C Casa e Construção.

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