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O Novo Mercado de Trabalho

O "Novo" Mercado
de Trabalho

Nos últimos 20 anos com o
advento da era da informação e da Internet e as expectativas
exageradas em relação ao mundo virtual e a nova economia , houve uma revolução
sem precedentes no mercado de trabalho.
Esta revolução foi causada basicamente pelo uso indiscriminado do computador
e informatização das empresas, criando-se ferramentas maravilhosas e uma
infinidade de siglas (B2B – Business To Business, B2C –Business to
consumer, ERP-Enterprise Resource Package, ERM – Employee Relationship
management, CRM – Customer Relationship Management, BI – Business
Intelligence), porém em alguns momentos foi ignorado que no centro de tudo
isto estão as pessoas e elas é que fazem a real diferença.
Diversas empresas investiram milhões em equipamento e tecnologia, esquecendo
porém de investir na  tecnologia na gestão do conhecimento /
capital humano e retenção de talentos, tão comumente conhecida como
humanidade.
Geralmente nos preocupamos tanto com investimentos em equipamentos, tecnologia,
acompanhar a próxima onda que nos esquecemos das pessoas que tornam tudo isto
possível.
No topo da organização estão executivos com MBA, MIM e outras
tantas qualificações, pessoas de grande talento e brilhantismo, porém por
vezes falta uma comunicação efetiva entre o topo da empresa e o
restante da organização na busca por uma visão empresarial única e comprometimento
comum na organização.
Sob meu ponto de vista alguns fatores chave de uma estratégia bem sucedida para o
Mercado de trabalho seriam:

a-) COMUNICAÇÃO: Estabelecer uma comunicação bilateral entre o topo e a
base da empresa , objetivando a integração da visão corporativa com as
possibilidades reais construindo assim o consenso de ambas as partes em relação
a realidade.
Uma comunicação truncada ou falha pode custar muita a empresa, pois irá
atrasar ou inviabilizar planos estabelecidos inicialmente.

b-)
GESTÃO DO CAPITAL HUMANO: Identificar e reter os melhores potenciais, tendo em
mente que uma boa pessoa com um treinamento correto se torna um bom
profissional, ao passo que o oposto nem sempre é verdadeiro.

Portanto
neste tópico o desafio é identificar e treinar o potencial humano da
empresa e com isto desenvolver uma lealdade e relacionamento com os funcionários
o ERM (Employee Relationship Management).
Mais do que nunca as pessoas estão sendo apresentadas a uma nova realidade,
aonde não se tem mais uma descrição de cargo ou estabilidade e ao invés
disto devemos começar a ter uma descrição de resultados a serem atingidos.
Portanto deve-se buscar dar condições necessárias para que os
colaboradores gerem os resultados esperados.

c-)
COMPROMETIMENTO:  Com uma correta comunicação dos objetivos e contando
com a gestão efetiva do capital humano, o comprometimento (da alta administração,
média gerência e colaboradores em geral) é fundamental para se poder unir
todas esta peças e se começar a construir  uma nova mentalidade
empresarial efetiva e de empregabilidade sustentável.

d-)
GESTÃO DA MUDANÇA:  A única constante nos últimos tempos tem sido a
mudança, as evoluções sociais, tecnológicas e políticas estão
ocorrendo numa velocidade cada vez maior.

Mais
do que novas tecnologias, formas de gestão ou dominar outros idiomas uma nova
disciplina se faz necessária: a gestão da mudança.
Além de ter novas ferramentas as pessoas têm que aprender novas formas de
pensar e descobrir  inicialmente o que fazer com as novas tecnologias
e desafios.
As pessoas têm que ser estimuladas a buscar novos usos para a tecnologia,
gerando empregos, melhorando a qualidade de vida e dando um maior fôlego
para a economia e por conta disto tanto as pessoas como as empresas saem
ganhando.
Boa sorte e muito sucesso !

José Luis Amâncio,
Diretor Associado da consultoria Metis Quality, 35 anos, Economista
com especialização em Comércio Eletrônico, Planejamento Empresarial e Logística,
Pós Graduado na FGV.   financeir@globo.com

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