Artigos

O papel da liderança no desenvolvimento de pessoas

liderança

Não há como negar que para as empresas alcançarem o sucesso no mercado, é necessário contar com colaboradores engajados, motivados e seguirem os mesmos objetivos da companhia. Por isso, o papel da liderança é fundamental para auxiliar nos resultados da organização, pois faz com que a empresa alcance os objetivos definidos através de pessoas. Afinal, o líder inspira, motiva, e faz os resultados acontecerem.

Já imaginou ter uma equipe sem orientação em uma fábrica de estrutura metálica para telhado, ou outro tipo de equipamento? Certamente os resultados não seriam satisfatórios!

Nova call to action

Nesse sentido, um bom líder deve estar presente no dia a dia das atividades da empresa e a disposição da equipe, delegar e acompanhar as atividades, ser exemplo para as pessoas, além de outras habilidades como proatividade, agilidade, foco em pessoas e em resultados.

Pensando nisso, preparamos este post para te explicar qual é o papel da liderança no desenvolvimento de pessoas. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto! 

Afinal, como o líder atua para desenvolver pessoas?

Você já parou para pensar qual é o papel do líder para o desenvolvimento de pessoas? Ser um bom líder é ideal para contribuir no desenvolvimento do profissional além de contribuir com excelentes resultados para o sucesso de uma empresa. Veja a seguir quatro pilares que são indispensáveis no papel da liderança!

1. Gerar desafios

Desafios são primordiais para o desenvolvimento de pessoas em uma empresa, pois é o que move e incentiva a sempre buscar melhorias. Superar os desafios é essencial para conquistar bons resultados constantemente.

Ou seja, se você lidera uma empresa de elevadores residenciais, por exemplo, é possível incentivar os seus liderados com desafios para fazerem mais e obter um bom desempenho.

Isso significa que, para desenvolver os colaboradores, é necessário aplicar desafios constantes que sejam possíveis de superar, de modo que estimule o profissional a aprender com os desafios e evoluir.

Se a liderança não gera desafios, dificilmente irá contribuir para o crescimento dos seus liderados. 

2. Motivar 

Não basta apenas estimular as pessoas aos desafios e não investir na motivação. Um bom líder deve obter a capacidade de cuidar de pessoas além das metas, logo, é importante apostar na motivação diariamente para a equipe conquistar os resultados almejados.

Imagine que você atua no segmento de vendas de martelete demolidor. Para o setor manter a produtividade e conquistar metas, é imprescindível que você, com o papel de liderança, motive a sua equipe para que os objetivos sejam alcançados. 

Afinal, um bom líder é capaz de motivar, inspirar, ser exemplo, e reconhecer o trabalho das pessoas.

3. Liderança no desenvolvimento de pessoas

Outro papel primordial da liderança para desenvolver os colaboradores é a aplicação de feedback de modo franco, além de saber ouvir.

Ou seja, um bom líder deve obter conhecimentos e habilidades que sirvam como exemplo para seus liderados, compartilhar suas experiências, delegar tarefas e acompanhar os resultados, mas além de tudo, é necessário entender as dificuldades dos colaboradores, sanar dúvidas e aplicar feedback bete constantemente.

Essa prática permite manter a comunicação frequente com os liderados e contribuir para o desenvolvimento das pessoas, visto que o integrante da equipe que acata as informações se permite colocar em prática para obter melhor desempenho na sua rotina e crescer na organização.

4. Busca oportunidades

Um bom líder não impede as pessoas de crescerem. Embora cada colaborador possua um ritmo diferente, a liderança deve buscar por oportunidades para o crescimento profissional do liderado.

Portanto, além de oferecer retorno para o colaborador, o papel da liderança é preparar caminhos para o crescimento do profissional e buscar oportunidades, mas cabe ao líder identificar o desempenho e habilidades junto ao conhecimento do colaborador, para auxiliar a desenvolver na empresa.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário!

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

5 2 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments