Artigos

O Papel do Líder

Vânia Borges, aluna da Universidade Mogi das Cruzes, cursando Gestão de Recursos Humanos.

“Líder é aquele que consegue influenciar fortemente outras pessoas a ação, sem o uso da força ou do medo”

Um bom líder é aquele que consegue bons resultados, através do desempenho de sua equipe, incentivando o crescimento de cada um dentro da organização, preservando a harmonia e o bem estar do grupo, percebendo que o sucesso não depende somente do líder e sim de toda a sua equipe.
O líder deve conhecer as etapas e os processos de trabalho dentro da organização, deve saber a forma correta de realizar cada uma delas, para garantir que o trabalho esteja sendo feito corretamente. Os lideres devem compreender as políticas e procedimentos dentro da organização, assim como a missão, visão e os valores, e deve transmiti-los aos membros da equipe e garantir que sejam seguidos. Deve também analisar os trabalhos da área, procurando maneiras de combinar, reorganizar e simplificar as tarefas para que possa ser realizado um melhor trabalho. A função principal de um líder é encorajar a sua equipe a desenvolver a melhoria continua no pensamento e nas ações, é importante que o líder ofereça apoio e treinamento aos membros da equipe, que ensine, que transmita os seus conhecimentos, pois quando isso acontece a organização cresce e prospera ainda mais.
O Papel do líder vem mudando com o passar do tempo, até a década de 60, para ser bom chefe bastava sentar na cadeira e exercer controles mecânicos, saber planejar, organizar, agir, controlar e corrigir. O bom chefe era aquele que tinha total controle dos seus funcionários dentro da organização, sendo sua principal meta dar ordens para que o trabalho fosse realizado, os funcionários deveria apenas obedecer às ordens sem a necessidade de usar o seu intelecto. Contudo, as empresas a partir da década de 70, passaram a necessitar mais de contribuições intelectuais de seus funcionários. Principalmente nos anos 80, com a evolução e o aumento da concorrência, criou-se então a necessidade de ter nas empresas funcionários mais participativos, o antigo bom chefe, agora é chamado de líder e tem o papel de, incentivar e reconhecer nas pessoas capacidades e potenciais, Influenciar o comportamento do grupo visando alcançar objetivos comuns dentro da organização, dar possibilidade de participação as pessoas na empresa, inspirar, treinar, acreditar nas pessoas, agregar valores. Facilitar as relações interpessoais, deve influenciar o grupo positivamente, fazendo com que as pessoas estejam engajadas e comprometidas com a empresa, lembrando que o ser humano reage de formas diferentes frente aos acontecimentos no trabalho e em sua vida pessoal, o que reflete diretamente em sua vida e nas atividades da empresa. O Líder deve estar aberto a sugestões, confiar e delegar as funções, conquistar positivamente a credibilidade através da admiração e do respeito mútuo, ter comunicação clara e objetiva, fazer uso de feedback como ferramenta para mostrar o caminho, onde o funcionário esta acertando e onde esta errando, ele deve não apenas combater as crises, mais, sobretudo, antecipá-las e evitá-las.
Esse é o papel do líder dentro da organização. Não é um papel fácil,porém com empenho e dedicação poderá ser realizado com êxito.

Nova call to action

4.5 2 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments