Artigos

O perfil de um Bom Profissional

Por Amarildo Nogueira
amarildo@megainovacao.com.br
www.amarildonogueira.com.br

Antes de iniciar este artigo quero deixar uma mensagem que costumo utilizar constantemente:
“Ação sem visão é um simples passatempo.
Visão sem ação, não passa de um sonho.
Somente visão com ação pode transformar o mundo”. Joel Backer

Quando falamos em conquista do espaço profissional surge a seguinte pergunta; “Qual o melhor caminho a seguir?” Para a maioria das pessoas é grande a dificuldade da escolha profissional. Por muitas vezes somos induzidos por familiares que influenciam diretamente ou indiretamente em nossa escolha, ou em contra partida acabamos “pegando o que vier”, alegando ser uma necessidade do momento e que se não aproveitar esta oportunidade jamais teremos outra como esta.
Muitas vezes nos sentimos perdidos quando nos deparamos com os seguintes questionamentos:
• Qual profissão devo escolher?
• Gosto desta profissão, mas a mesma não dá dinheiro.
• Acredito que esta profissão é rentável, mas não gosto das suas atividades.
• Será que vale a pena investir em estudo e cursos complementares?
• O que preciso fazer para ser um profissional de sucesso?
Este artigo tratará exatamente este último questionamento “Ser um profissional de Sucesso”!
Como diz aquela máxima conhecida por todos “querer é poder”. Alguns de vocês neste momento podem acreditar que estas palavras demonstram um otimismo muito grande, ou que somente podem realizar a conquista profissional aqueles que possuem situação financeira confortável. Grande engano dos que pensam assim!
Então preste muita atenção nas dicas que passarei a seguir. Sempre digo que se bem trabalhadas, diariamente, obterá o sucesso que tanto deseja e até se surpreenderá.
Utilizando da colaboração de alguns gestores que participaram dos comentários no blog na semana passada, e minha experiência de conversas com gestores de várias empresas onde tive a oportunidade de atuar como consultor e leituras em livros que abordam este tema, elaborei aqui uma lista que contempla os principais tópicos do perfil desejado para um bom profissional, onde se destacam as seguintes características:
• Capacidade de interagir com os mais variados níveis hierárquicos das organizações;
• Formação profissional e cursos de especialização na área que deseja atuar;
• Ser uma pessoa que saiba trabalhar em equipe;
• Possuir pró-atividade, não esperando que seja cobrado pelas suas tarefas e multifuncional se adaptando a outras funções correlatas sempre que necessário;
• Vontade de aprender e crescer, responsabilidade e principalmente cumplicidade com o trabalho e com a organização, fidelidade não à chefia, mas sim a empresa e seus objetivos;
• Conhecimento de informática (pacote Office: Word, excel e Power point);
• Possuir Resiliência para ser capaz de vencer as dificuldades, os obstáculos, por mais fortes e traumáticos que elas sejam;
• Possuir Inteligência Emocional para reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles;
• E o principal, saber onde se deseja chegar, sempre respeitando ao próximo e a si mesmo.
A conquista do seu espaço profissional depende exclusivamente de você e de seu comportamento na busca do mesmo. Acreditar e se preparar para este momento é o que lhe conduzirá ao sucesso. Compartilhe as alegrias, dúvidas, inseguranças, angústias, com as pessoas que realmente AMAM você.
Não deixe que pessoas que nem se quer lhe conheça plenamente lhe digam coisas sobre você, que muitas vezes não são reais, por isto é importante acreditar em si mesmo. E como costumo dizer, “Só é duradouro aqui que se renova todos os dias”, pense nisto e você terá o sucesso pessoal e conquista profissional que deseja.

Nova call to action

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of