Artigos

O Poder do Leader Coach

Empreendedorismo, criatividade, foco e ousadia, estas são algumas das características do líder que as empresas procuram para motivar equipes e alcançar resultados extraordinários
Um líder pode ser facilmente identificado através de sua equipe de colaboradores e de seus resultados. Se a empresa dispõe de um líder mediano, sua equipe de colaboradores terá resultados parecidos e pouco satisfatórios. Porém, se a corporação investe em um Leader coach, seus resultados com certeza serão extraordinários, pois esse tipo de líder sabe traçar estratégias de sucesso, estimular o potencial coletivo e individual dos colaboradores, e é capaz de gerar grandes realizações.
Esse é o grande diferencial das grandes empresas, o investimento em gestores, líderes e executivos realmente preparados para ir além. Cobrar resultados não é tudo que um líder pode fazer e muito menos tudo que uma empresa precisa. Fundamental é ter a capacidade de liderar estimulando as competências, as habilidades e o aumento da performance de seu grupo de liderados.
Hoje, já não basta ser um líder, é preciso ter os diferenciais que realmente signifiquem agregar mais valor ao desenvolvimento dos profissionais e das organizações. Um Leader Coach não é um líder comum, ele é empreendedor, criativo, ousado e capaz de inspirar seus colaboradores através de seus exemplos, sejam eles profissionais ou pessoais. O leader coach tem ampla capacidade de tomar decisões com mais assertividade, pois é mais preparado para lidar com situações adversas, pressões e o estresse do dia a dia de uma empresa. Tem plena confiança de suas atribuições, mas também sabe ser flexível, pois conhece as qualidades de seus liderados e por isso, sabe delegar tarefas e dar os feedbacks necessários para o crescimento de cada um e da empresa.
Além disso, um leader coach sabe construir um ambiente de trabalho que favorece os relacionamentos harmoniosos entre os colaboradores e estimula o respeito entre as pessoas e as equipes. Esses líderes além de estimular, delegar, inspirar e supervisionar são responsáveis pelo desenvolvimento contínuo de seus liderados. Para o sucesso das organizações no mundo globalizado, onde as mudanças gerenciais são constantes, é necessário que os líderes tornem-se “agentes de mudança” qualificados, e para isso, é fundamental que também sejam coaches.
Jack Welch, um dos CEOs mais respeitados e admirados do mundo dos negócios, já alertou sobre a importância dos líderes terem esse diferencial competitivo ao afirmar que: “No futuro todos os líderes serão coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado”.
Desenvolver essas competências de liderança torna-se cada vez mais fundamental, e o Coaching é o caminho para a expansão do desempenho dos líderes na arena corporativa. As vantagens de investir nesse processo são tanto para a empresa quanto para o profissional, e com certeza, ambos só tem a ganhar.

José Roberto Marques é um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com experiência de mais de 26 anos no Desenvolvimento de Pessoas. Fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), o Master Coach Trainer acumula mais de 15 anos experiência como Coach. Já atendeu mais de 100 empresas, como: Petrobras, Móveis Gazin e Grupo Cencosud. Criador do Programa de Formação de coaches – Professional & Self Coaching – PSC, notadamente sucesso em todo país. É o único treinador, no Brasil, autorizado pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) a ministrar o treinamento – Advanced Coach Senior (Pós Master Coach).

Site IBC: http://www.ibccoaching.com.br/

Nova call to action

Facebook: http://www.facebook.com.br/INSTITUTOBRASILEIRODECOACHING

TWIITER: http://www.twitter.com/ibccoaching

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of