Artigos

O Poder Nas Organizações

O poder nas Organizações

Assim como ocorre com a liderança, o poder é também um tema organizacional bastante discutido, observado sob diversas vertentes, haja vistas as inúmeras formas pelas quais ele pode manifestar-se numa organização. De uma forma bastante genérica, podemos entendê-lo como capacidade de um individuo para controle ou domínio sobre outros.
Tem sua origem na filosofia política, na busca da compreensão das relações que se desenvolvem nos grupos sociais: há a necessidade do controle e limitação da liberdade do individuo para que o grupo possa alcançar de forma coesa e harmônica os seus objetivos. Sua análise nas organizações, enquanto grupos humanos que interagem politicamente na busca da satisfação dos seus interesses, é feita de variadas formas, ao longo dos anos, tornando-o um tema complexo e multifacetado.
Existem varias formas de se obter poder, analisando as estruturas organizacionais, o modo como as pessoas se comportam no ambiente de trabalho e como se relacionam, entendemos que exercitar o poder nas organizações. Compreendendo estas formas, fica mais claro também significado da palavra poder.

Entre elas estão às formas de poder:

Nova call to action

Poder de posição ou autoridade formal: Líder nomeado tem um papel organizacional específico, tais como executivo, gerente, supervisor etc. Ou ainda os lideres naturais, recebe o poder devido a sua capacidade de conseguir realizar uma tarefa ou a manutenção dentro do grupo social.

Poder coercitivo: É utilizado para conseguir o que quer com base em ameaças e punições.

Poder de recompensa: Da forma contraria do coercitivo, as pessoas são induzidas a fazer o que o individuo quer porque isso produz um beneficio como recompensa.

Poder de competência: É baseado no domínio de um indivíduo sobre determinados assuntos.

Poder de referência: Baseia-se no carisma e personalidade, criam certo poder a influenciar pessoas pelos seus traços pessoais.

Ainda há uma forma de poder, a de ser substituída por outra pessoa, quanto mais um individuo for insubstituível, maior é o poder que ele exerce. Uma pessoa que tem tarefas centralizadas nelas maior é o seu poder, pois tudo dependerá dela para que as tarefas sejam executadas.

Como vimos, há diversas formas de se obter poder, seja sobre alguém ou sobre a algum grupo, todos temos uma forma de poder a exercer sobre outros.

Em alguns casos o poder é usado de forma explorativa, pensando somente em si próprio, onde a ética é esquecida, um exemplo disso é o poder nas mãos de políticos, pois é usado de forma errada e se auto beneficiam a custa da população.
O valor social é uma ferramenta organizacional que envolve ações de sustentabilidade empresarial lado a lado com a empresa. Os públicos interessados estão relacionados ao planejamento e projetos sociais.

Reinaldo Andrade
Coordenador

0 0 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments