Artigos

O que a geração Y espera?

Existem muitos artigos publicados atualmente que buscam identificar com precisão, as características da geração Y, eu mesmo já publiquei alguns e acredito que ainda surgirão outros tantos.

Nesta altura dos acontecimentos, algumas informações já estão bastante divulgadas e se tornam, muitas vezes, repetitivas e sem novidades para quem já acompanha e estuda o tema com um pouco mais de interesse.

Certamente este não é o caso de quem toma contato com o assunto pela primeira vez. As reações que observo com maior frequência são da constatação de que realmente, há uma diferença muito grande entre a geração que chega de forma intensa ao mercado de trabalho, chamada de geração Y, e as demais gerações.

Diante de tantas mudanças comportamentais é comum que surjam teorias que tentem explicar as atitudes dos jovens. Já estão aparecendo também as primeiras pesquisas traçando perfis e comportamentos comuns entre eles. Tudo isso é bem apropriado e necessário, contudo observo também algumas coisas bizarras.

Uma das mais surpreendentes é a quantidade de especialistas e experts apresentando teorias sobre a geração Y, sem nem ao menos estabelecer qualquer relacionamento mais profundo com estes jovens.

Estes especialistas baseiam-se em pesquisas que usam como referência, os jovens de outras gerações, e portanto estabelecem conclusões equivocadas, levando lideres e gestores a adiarem algumas decisões necessárias , como a adequada transformação de suas realidades às expectativas dos jovens da geração Y.

A falta de modelos adaptados para a geração atual, inevitavelmente provoca especulações, lendas e mitos, o que tornam ainda mais complexo o relacionamento entre as gerações.

Recentemente li algumas destas teorias com afirmações do tipo:

* Os jovens da geração Y não gostam de trabalho rotineiro
* Eles só gostam de trabalhar em ambientes alegres e divertidos
* Eles querem ser promovidos na primeira semana de trabalho
* Eles não respeitam pessoas mais velhas
* Eles são leais apenas a seus próprios objetivos
* Eles nunca trabalharam em projetos de longo prazo
* Eles não se preocupam em desenvolver uma carreira profissional

Percebo que afirmações desta natureza, contribuem apenas para aprofundar o abismo existente entre as expectativas dos jovens e de seus lideres, provocando um efeito negativo com as premissas que surgem.

A geração Y não tem dificuldades em apresentar suas expectativas, mas a falta de referenciais mais comprometidos, estabelece atitudes e comportamentos que precisam de um novo foco.

Avaliando algumas destas expectativas, podemos observar aspectos que podem ser verdadeiras armadilhas no desenvolvimento desta geração:

RECONHECIMENTO ? o jovem deseja e pede feedback de todas as suas ações, contudo esta busca de reconhecimento constante, afeta seu desempenho e seu foco nos objetivos, principalmente quando ele desenvolve com IMPACIÊNCIA.

INOVAÇÃO ? buscar a mudança é uma característica desta geração e um de seus principais instrumentos são os QUESTIONAMENTOS, conduto se isso ocorre sem uma estratégia na forma de apresentar suas perguntas, é possível que os questionamentos sejam confundidos com CONFRONTAMENTOS, que bloqueiam qualquer possibilidade de mudanças e inovações.

LIBERTADDE ? muitas vezes considerada destrutiva nas organizações, uma vez que coloca dúvidas sobre modelos e padrões estabelecidos. Esta expectativa precisa ser entendida, não como uma liberação insana e irresponsável , mas sim, como uma busca de flexibilização, cuja melhor manifestação é a INFORMALIDADE.

RESULTADOS? esta geração tem foco em resultados desde a primeira vez que aprendeu a brincar com videogames. Os jovens gostam de saber seus resultados e gostam de compartilhar. A armadilha se instala quando a COMPETITIVIDADE destrói os valores e os resultados são alcançados no melhor estilo CQC ( custe o que custar).

Cabe as demais gerações assumirem cada vez mais, o papel de educadores e não mais executores, permitindo que a geração Y tenha seus próprios erros e fracassos, promovendo assim o desenvolvimento destes jovens, pois caso contrário, teremos muito brevemente um apagão de lideres em nossa sociedade.

————
Sidnei Oliveira
www.sidneioliveira.com.br

Fones: (11) 3628 89 61 * 9994 89 61

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of