Artigos

O Que Define Liderar De Gerenciar?

Liderar não é o mesmo que gerenciar e ser um bom gerente, não necessariamente garante o sucesso em liderança. O gerenciamento trata-se de ordem e controle, a liderança de alcance de metas e realização de mudanças.
O gerenciamento requer planejamento, organização, direcionamento e controle, que fornece roteiros, regras, instruções e feedback a seus atores. Por outro lado, a liderança requer entre tanto, talento nato, habilidades desenvolvidas e as efêmeras (Passageira ou transitória), qualidade de visão, inspiração, imaginação, inovação, disposição para correr riscos, perspectivas e paixão.
Note que, ainda que a capacidade de liderança e gerenciamento possa ser desenvolvida, acredito que seja mais fácil desenvolver habilidades aceitáveis de gerenciamento em futuro lideres ou cercar os líderes entusiasmados com gerentes talentosos, do que tentar desenvolver as profundas capacidades de liderança em gerentes competentes.
Eu posso me desenvolver ao ponto de me tornar um grande líder?
É possível que a resposta seja sim, se você realmente quiser. Existem poucas pessoas altamente eficazes na prática da liderança, pessoas que podem alcançar mudanças positivas e sucessivas quando nos inspiram e mobilizam, são pessoas de alta integridade, que se comprometem de maneira eficaz. Não existem muito dessas pessoas, e essa falta pode ser a sua oportunidade!
Os lideres são vencedores que amam desafios e dificilmente vem uma montanha, sem sentir vontade de escalá-la. Façam com que as pessoas sejam o motivo, não você. Ser um líder também o pode transportar para uma grande viagem egocêntrica; é realmente muito legal ser alguém, mas paradoxalmente, ser um líder requer abnegação e principalmente atitude e desejo de servir.
Pense nisto e seja feliz!

Por: Robson

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of