logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Tecnologia e Inteligência Artificial > O que é ChatGPT e como pode ser usado por tech recruiters?

Sumário

O que é ChatGPT e como pode ser usado por tech recruiters?

*Por Daniela Santos, Tech Recruiter, Consultora de RH e idealizadora da formação Tech Recruiter de Resultados

O ChatGPT (Chat Transformador Generativo Pré-treinado) é um modelo de chatbot que usa inteligência artificial (IA) para criar diálogos, com o objetivo de fazer com que as conversas sejam úteis e pareçam naturais. O ChatGPT responde a diversas perguntas que nós podemos fazer, dá conselhos, fornece dicas e segue instruções para criar textos e modelos específicos.

O sistema foi desenvolvido pela OpenAI, uma empresa sem fins lucrativos, com intuito de pesquisa em inteligência artificial para beneficiar a humanidade, e a empresa afirmou que o uso da ferramenta será fornecido de forma gratuita e que qualquer pessoa pode acessar.

Como usar o ChatGPT no recrutamento e seleção?

O ChatGPT pode ser usado no processo de recrutamento e seleção em geral, não somente recrutamento de TI. Os exemplos a seguir podem ser adaptados e aplicados a qualquer vaga.

O Tech Recruiter pode usar o ChatGPT para entender melhor sobre as funções de um cargo específico, pode pesquisar sobre quais são as tecnologias, quais são as ferramentas e quais são os sistemas envolvidos na descrição da vaga ou para aquela função determinada.

Por exemplo, você pode perguntar para o ChatGPT: “Quais são as principais funções na área de tecnologia?” E observe na resposta na imagem abaixo, que além de citar as principais funções, o sistema já faz uma breve explicação sobre cada uma delas, o que vai te dar uma excelente base para iniciar seu processo seletivo.

chatGPT-dani-santos

Outro exemplo de pergunta que Tech Recruiters podem fazer ao ChatGPT: “Quais ferramentas são usadas para análise de dados?”

Veja na imagem abaixo a resposta que recebi para a pergunta acima:

chatGPT-recrutamento

Veja na resposta a riqueza de detalhes sobre cada ferramenta, que você como Tech Recruiter pode usar para estudar a sua vaga e para começar da melhor forma possível o seu processo de recrutamento tech.

Também é possível consultar quais são as palavras chave essenciais para o realizar o hunting, criar modelos de busca booleana, criar modelo de mensagem para fazer a abordagem ativa ao candidato, desenvolver texto pronto para a descrição e divulgação da vaga, saber quais perguntas fazer para o candidato, ter modelo de feedback negativo, entre vários outros itens.

Além de tudo isso, você também pode usar o ChatGPT para descobrir dados e tendências sobre o mercado de tecnologia ou área de recursos humanos, como por exemplo, perguntando: “Quais são as três linguagens de programação mais usadas no mundo?”

chatGPT-tech

É importante destacar que, o ChatGPT está passando por testes, portanto, pode apresentar respostas incorretas ou não conseguir responder com exatidão no mesmo momento. A ferramenta irá aprender conforme nós vamos a corrigindo, e de acordo com as perguntas que as pessoas fizerem.

O que vai fazer a diferença para que você consiga aproveitar de forma produtiva essa ferramenta valiosa, é saber estruturar as perguntas de forma adequada e coerente, pois assim, garante que sua dúvida seja entendida e tenha as melhores respostas, de acordo com seus objetivos.

Inteligência artificial X Profissão de Tech Recruiter

Não temos como saber quais as profissões que podem deixar de existir devido ao uso da inteligência artificial, mas provavelmente algumas atividades repetitivas e mais simples serão automatizadas no futuro, como muitas já foram, quando analisamos o passado.

É fato que a área de tecnologia continuará crescendo, pois como sabemos, a tecnologia veio para ficar e estará presente cada vez mais, em tudo que fazemos.

Considerando isso, a pessoa que desejar seguir na carreira como Tech Recruiter, deverá usar esse tipo de ferramenta a seu favor, sem querer apenas modelos prontos, mas, entendendo de fato o que está fazendo, usando o ChatGPT para aprender ainda mais e cada vez mais.

Além de aprender e entender, é preciso que o Tech Recruiter pense estrategicamente, praticando e exercitando o pensamento crítico, para avaliar as respostas e para construir processos seletivos humanizados que sejam eficazes.

Quer ficar por dentro das novidades do mercado de recrutamento de TI? Então, que tal conferir o meu outro artigo aqui no portal sobre como contratar desenvolvedor freelancer?

Tech Recruiter, Consultora de RH e idealizadora do curso Tech Recruiter: recrutando os melhores talentos na área de tecnologia. Profissional da área de Recursos Humanos há mais de 10 anos, Tech Recruiter e Consultora de RH, com especialização em gestão estratégica de pessoas e psicologia organizacional.
Assine a nossa Newsletter