logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Tendências > O que é Design Thinking?

Sumário

O que é Design Thinking?

O Design Thinking pode ser usado para entender as necessidades e desejos dos funcionários e projetar soluções para melhorar sua experiência no trabalho, incluindo políticas de compensação e benefícios, ambiente de trabalho e cultura organizacional.

design thinking

Design Thinking é uma abordagem para a resolução de problemas que se concentra em entender as necessidades dos usuários e encontrar soluções inovadoras para seus desafios. É uma abordagem humana centrada que busca compreender as emoções, necessidades e desejos dos usuários, e utiliza essa compreensão para criar soluções que sejam desejáveis e viáveis.

O Design Thinking se baseia em cinco etapas: Compreender, Observar, Ideias, Prototipar e Testar. O processo começa com a compreensão da necessidade dos usuários, seguido da observação de seu comportamento e da geração de ideias para soluções possíveis. Em seguida, os protótipos são criados e testados com usuários reais para obter feedback e melhorar a solução.

Em outras palavras, o Design Thinking é amplamente utilizado em diversos setores, incluindo tecnologia, design, serviços e negócios, e é uma ferramenta valiosa para empresas que buscam inovação e melhorias contínuas. Sendo assim, a empresa que for investir na aplicação dessa abordagem terá benefícios relevantes para que a empresa se mantenha bem no mercado.

Abaixo elenquei os 5 principais benefícios que a empresa ganha ao investir em Design Thinking, que são:

1. Inovação.
2. Melhoria da Experiência do Usuário.
3. Aumento da Eficiência.
4. Diferenciação da Marca.
5. Retenção de Talentos.

Como aplicar o design thinking na sua empresa?

Em um processo de Design Thinking são usadas diversas ferramentas, entretanto, é importante lembrar que ele é flexível e adaptável, e que as ferramentas usadas podem variar dependendo do projeto e da equipe. E umas das principais ferramentas utilizadas são:

  • Mapeamento Empático: ferramenta usada para compreender e identificar as necessidades, desejos e motivações dos usuários.
  • Brainstorming: método para gerar ideias em grupo, estimulando a criatividade e a colaboração.
  • Prototipagem Rápida: ferramenta para criar modelos simplificados de soluções, permitindo que sejam testadas e aperfeiçoadas antes da implementação.
  • Teste de Usuário: método para testar as soluções com os usuários, a fim de validar ou refinar as ideias.
  • Design Studio: ambiente para a equipe trabalhar junta e colaborativamente no processo de Design Thinking.
  • Personas: ferramenta que ajuda a entender e representar o público-alvo, para que as soluções estejam alinhadas às suas necessidades e desejos.
  • Mind Mapping: ferramenta para organizar e visualizar as ideias e conceitos, ajudando a equipe a identificar as soluções mais promissoras.

E tratando-se se do setor de Recursos Humanos descobri que o Design Thinking pode contribuir muito para que haja eficiência nos processos, como por exemplo:

1. Melhoria da experiência do funcionário: o Design Thinking pode ser usado para entender as necessidades e desejos dos funcionários e projetar soluções para melhorar sua experiência no trabalho, incluindo políticas de compensação e benefícios, ambiente de trabalho e cultura organizacional.

2. Soluções inovadoras para desafios de RH: a ferramenta permite que as equipes enfrentem desafios de RH de maneira criativa e inovadora, encontrando soluções que atendam às necessidades dos funcionários e da empresa.

3. Foco na diversidade e equidade: o Design Thinking incentiva a inclusão e a diversidade, ajudando a empresa a tomar decisões informadas sobre políticas e programas relacionados à diversidade e equidade.

4. Retenção de talentos: aplicar essa abordagem do Design Thinking pode ser usado para entender o que motiva os funcionários a ficar na empresa e projetar soluções para ajudar a retê-los, incluindo oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.

5. Comunicação efetiva: o processo de Design Thinking incentiva a colaboração e a comunicação eficaz, o que pode melhorar a efetividade da equipe de RH ao trabalhar com outras áreas da empresa.

Em resumo, o Design Thinking é uma ferramenta valiosa para as empresas que buscam inovação, eficiência, melhoria da experiência do usuário e diferenciação da marca. Além disso, a abordagem humana centrada incentiva a colaboração e a criatividade, ajudando as equipes a encontrar soluções inovadoras para desafios complexos.

banner avaliação de desempenho

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Thaiane Vieira é formada em Recursos Humanos pela Universidade Veiga de Almeida, escritora por vocação. Foi voluntária no grupo CPB– Conselho do povo brasileiro, para adquirir expertise na área de RH e DP. É formada em Tech Recruiter – pela Payslip Consultoria de Recursos Humanos. E membro fundadora da People Academy que é a primeira edtech focada em desenvolver profissionais de Rh do Brasil?. Planejei e implementei endomarketing no último trabalho, visando proporcionar contentamento e o sentimento de pertencimento aos colaboradores, assim como, auxiliei no Recrutamento e Seleção. Olá, ? veio saber um pouco sobre mim? Fico satisfeita com isso, então vamos lá… Formada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Veiga de Almeida, me interessei por Recursos Humanos quando tive o primeiro empreendimento com a minha família onde fui responsável por todo o planejamento, e principalmente contato com pessoas, onde a maior preocupação era fornecer um bom atendimento e prezar pela boa experiência dos clientes. A partir daí, me encantei pela área de Recursos Humanos. Fui pela voluntária no grupo CPB – Conselho do povo brasileiro, para adquirir expertise na área, e lá tive os primeiros contatos com o Departamento Pessoal. Participei na última experiência profissional do planejamento e implementação do endomarketing, visando proporcionar encantamento e sentimento de pertencimento aos colaboradores. Atuei na área de Recrutamento e Seleção, onde realizei a cultura de feedback com os colaboradores e informativos de desligamento. Atualmente desenvolvo alguns artigos no LinkedIn relacionados às pessoas e o mundo corporativo. Sou membro fundador da People Academy, a primeira edtech focada em desenvolver profissionais de RH do Brasil, e também colunista do Rh Portal e People na V4 Company. Sou curiosa, gosto de ler, escrever, e aprender diariamente. Sou resiliente, focada, proativa e busca sempre estar antenada com o que demanda no mercado de trabalho. Minhas motivações profissionais são: Trabalhar com o que amo, construir uma carreira profissional sólida, ser reconhecida pelo meu trabalho, desenvolvimento e habilidades, e poder contribuir para as pessoas através do meu conhecimento ?.
Assine a nossa Newsletter