logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Tendências > O que é ESG sustentabilidade e como o estudo da Russell Reynolds identifica oportunidades e desafios para o mercado de consultorias

Sumário

O que é ESG sustentabilidade e como o estudo da Russell Reynolds identifica oportunidades e desafios para o mercado de consultorias

o que é esg sustentabilidade

Estima-se crescimento de 10 a 20 vezes nos negócios que integram ESG na estratégia e nos serviços e que até 30% das receitas do setor estejam relacionadas à área ainda nesta década

Estudo realizado pela Russell Reynolds Associates, líder global em busca de altos executivos e consultoria em avaliação e desenvolvimento de lideranças, alerta consultorias corporativas a entenderem o que é ESG Sustentabilidade como uma oportunidade de negócios, incorporando as práticas ESG em seus modelos de negócio em vez de tratá-las como produtos isolados.

Lideranças do mercado de Consultorias prevêem um crescimento de 10 a 20 vezes nos negócios sustentáveis e que 20% a 30% das receitas dos serviços do mercado estejam relacionadas à Sustentabilidade ainda nesta década.

O que é ESG Sustentabilidade? “ESG é o ‘novo digital’. Assim como a revolução tecnológica está transformando a forma como trabalhamos e nos relacionamos, a agenda assume o protagonismo da próxima onda crítica, gerando novos valores e influenciando nossas tomadas de decisão”, analisa Tatyana Freitas, consultora da Russell Reynolds.

“O estudo mostra uma necessidade urgente das empresas de Consultoria Estratégica adquirirem novos conhecimentos sobre a pauta sustentável e colocar as diretrizes em prática. Caso contrário, teremos uma discrepância entre discurso e ação, e o nível de exigência da sociedade não permite mais que isso aconteça”, conclui Freitas.

O estudo Liderança Sustentável em Consultoria Corporativa: uma ferramenta estratégica de crescimento

Destaca a importância da pauta na agenda das companhias, orientando-as a criar metas ousadas, viabilizar novas parcerias, engajar e desenvolver talentos e selecionar líderes com mentalidade sustentável bem estabelecida, além de alertá-las para a escassez de profissionais especializados para auxiliar seus clientes na implementação estratégica de ESG.

A pesquisa revela que, para aproveitar as oportunidades de negócios, as Consultorias Corporativas que atuam diretamente com C-Level e Conselhos enfrentam um desafio imediato de construir propostas comerciais atraentes, que gerem resultados financeiros, sociais e ambientais positivos, ao mesmo tempo em que incorporam a Sustentabilidade nas ofertas existentes. A longo prazo, espera-se uma transformação completa de todos os aspectos da empresa.

O bom desempenho das consultorias também está atrelado às novas parcerias, tanto com empresas privadas quanto com ONGs e instituições acadêmicas. Muitas empresas estão construindo centros de excelência para colaboração horizontal em serviços cruzados e trabalho entre setores, criando amplitude e profundidade das habilidades necessárias para atender à demanda dos clientes.

O estudo destaca ainda que as consultorias devem se comprometer a atuar de forma concreta em questões ambientais e sociais para manter a sua reputação e credibilidade, tendo a mentalidade sustentável como um importante critério na seleção de líderes seniores.

Foram identificados quatro diferenciais críticos dos líderes sustentáveis: pensamento sistêmico multinível, inclusão ativa das partes interessadas, inovação disruptiva e atitude de longo prazo. Os futuros líderes terão que possuir, ainda, competências variadas, incluindo construção de negócios, visão, empatia e perspicácia comercial, bem como a capacidade de criar impacto para recrutar e reter os melhores talentos. 

O desenvolvimento de lideranças com mentalidade sustentável se tornará uma vantagem competitiva cada vez mais significativa. Muitos grupos dedicam de 50% a 100% de seu tempo resolvendo questões ESG para diferentes práticas e, ainda assim, estima-se que muito em breve a demanda por consultores em Sustentabilidade superará a oferta existente, pressionando o crescimento e a expansão de empresas do setor. 

“Vivemos o melhor momento para adotar práticas de negócios sustentáveis. As empresas de Consultoria Estratégica e sua liderança sênior devem ser ágeis, inovadoras, disruptivas e decisivas, comunicando com clareza, tanto interna quanto externamente, que a Sustentabilidade é um imperativo do negócio e demonstrar que ela anda de mãos dadas com o crescimento lucrativo”, conclui Freitas.

O estudo global “Liderança Sustentável em Consultoria Corporativa: uma ferramenta estratégia de crescimentoouviu profissionais do mercado nos Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Japão, Holanda, Cingapura e Brasil, com vasta experiência sobre o que é esg sustentabilidade e Consultoria de Serviços. 

Se você gostou deste artigo sobre o que é ESG Sustentabilidade, confira também a energia renovável: uma das demandas mais importantes para o sucesso da agenda ESG!

Sobre a Russell Reynolds Associates 

A Russell Reynolds é líder global em busca de altos executivos e consultoria em avaliação e desenvolvimento de lideranças. Com atuação junto a organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos em mais de 26 países, a consultoria atua em todos os setores da economia. Apoia os clientes a construir equipes de líderes transformacionais que podem enfrentar os desafios de hoje e antecipar as tendências digitais, econômicas e políticas que estão remodelando o ambiente de negócios global. 

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Camila Rocha, é uma profissional experiente em publicidade. Com formação pela Fumec, ela coordena atualmente a BU de Educação na Sólides Tecnologia, onde trabalha há 6 anos. Sua expertise em liderança e estratégias de educação corporativa tem sido fundamental para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores.
Assine a nossa Newsletter