logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Carreira e Negócios > O que é mindset?

Sumário

O que é mindset?

O mindset pode influenciar a forma como uma pessoa enfrenta desafios, dificuldades e oportunidades. Pode ser moldado por diversos fatores, como a educação, experiências de vida, cultura, personalidade e ambiente em que se vive.

o que é mindset

Saiba o que é mindset e como esse termo pode ajudar no seu crescimento profissional

Mindset é um termo e conceito que se tornou muito popular no mundo do empreendedorismo. A palavra significa “configuração da mente”. Sendo assim, é um conjunto de crenças e pensamentos que moldam nossa mente determinando o modo como nós nos comportamos ou vemos as situações, pois cada pessoa tem um tipo de mentalidade sobre a vida.

O nosso mindset é formado por tudo aquilo que vivenciamos e no que acreditamos ser verdade (crenças) por exemplo, é através dele que alguém se torna otimista ou pessimista em certas situações devido a cada pessoa ter uma percepção única, e isso é determinante para o desenvolvimento pessoal ou profissional.

Ou seja, o mindset tem relação direta com nosso modo individual de perceber e viver a vida, bem como ao modelo, à forma que agimos nas situações do dia a dia.

Quais são os tipos de mindset exixtentes?

Sabendo que o mindset trata-se da percepção que cada um tem da realidade em que está inserido, guiando a sua vida. Nesse sentido, há dois tipos de mindset: o mindset fixo e o mindset de crescimento. Veja os exemplos abaixo.

Mindset Fixo

É quando a pessoa acredita que sua capacidade e inteligência são imutáveis, ou seja, que não podem ser alterados. Dessa forma as pessoas com mindset fixo tem medo de serem julgadas e receio de não alcançar as expectativas. Errar é algo inadmissível para essas pessoas, pois errar significa fracassar. E o fracasso é fatal.

Raramente as pessoas com esse mindset assumem a responsabilidade pelos seus atos, e geralmente são pessoas que são estagnadas na vida, pois acham que não precisam mudar.

planejamento de carreira

Mindset de crescimento

:Ao contrário do fixo, as pessoas com mindset de crescimento não encaram erros como fracassos, mas como uma oportunidade de desenvolvimento. O mindset de crescimento acredita que obstáculos e limitações sempre revelam uma oportunidade de superação e aprendizado. São pessoas movidas por desafios.

Dessa maneira, abre espaço para o aprendizado, crescimento e, consequentemente, o sucesso. Buscar a mudança de mindset para alcançar ainda mais sucesso profissional não é algo fácil e pode ser um processo que requer autoconhecimento e determinação, mas é possível criar e alterar para que a pessoa deixe ter uma mentalidade estagnada.

Abaixo irei mostrar algumas dicas para desenvolver o seu mindset ou mantê-lo em um nível elevado.

  • Desenvolva o seu autoconhecimento
  • Faça planos
  • Leia mais
  • Foque nos aspectos positivos
  • Faça networking
  • Busque inspirações

Essas dicas contribuem para que a pessoa mantém ou mude a sua mentalidade. Portanto, quando decidimos planejar a mente para visualizar o mundo de maneira mais positiva, as coisas ao nosso redor também melhoram, seja no lado profissional como no lado pessoal.

Sendo assim, é interessante percebermos que a maneira como pensamos tem um impacto tão grande em nossa vida que impacta não apenas em nossas atitudes, mas também em quem nós somos, logo, não podemos nos esquecer que um novo mindset pode provocar profundas transformações.

Ainda resta alguma dúvida sobre o que é mindset? Deixe seu comentário abaixo!

banner avaliação de desempenho

Referências

Zenklub. O que é mindset, a nova psicologia do sucesso, 2021.Disponível em: https://zenklub.com.br/blog/trabalho/mindset/ Acesso em: 04/01/2023
MARQUES, José Roberto. SAIBA O QUE É MINDSET,2022. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/saiba-o-que-e-mindset/ . Acesso em: 05/01/2023

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Thaiane Vieira é formada em Recursos Humanos pela Universidade Veiga de Almeida, escritora por vocação. Foi voluntária no grupo CPB– Conselho do povo brasileiro, para adquirir expertise na área de RH e DP. É formada em Tech Recruiter – pela Payslip Consultoria de Recursos Humanos. E membro fundadora da People Academy que é a primeira edtech focada em desenvolver profissionais de Rh do Brasil?. Planejei e implementei endomarketing no último trabalho, visando proporcionar contentamento e o sentimento de pertencimento aos colaboradores, assim como, auxiliei no Recrutamento e Seleção. Olá, ? veio saber um pouco sobre mim? Fico satisfeita com isso, então vamos lá… Formada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Veiga de Almeida, me interessei por Recursos Humanos quando tive o primeiro empreendimento com a minha família onde fui responsável por todo o planejamento, e principalmente contato com pessoas, onde a maior preocupação era fornecer um bom atendimento e prezar pela boa experiência dos clientes. A partir daí, me encantei pela área de Recursos Humanos. Fui pela voluntária no grupo CPB – Conselho do povo brasileiro, para adquirir expertise na área, e lá tive os primeiros contatos com o Departamento Pessoal. Participei na última experiência profissional do planejamento e implementação do endomarketing, visando proporcionar encantamento e sentimento de pertencimento aos colaboradores. Atuei na área de Recrutamento e Seleção, onde realizei a cultura de feedback com os colaboradores e informativos de desligamento. Atualmente desenvolvo alguns artigos no LinkedIn relacionados às pessoas e o mundo corporativo. Sou membro fundador da People Academy, a primeira edtech focada em desenvolver profissionais de RH do Brasil, e também colunista do Rh Portal e People na V4 Company. Sou curiosa, gosto de ler, escrever, e aprender diariamente. Sou resiliente, focada, proativa e busca sempre estar antenada com o que demanda no mercado de trabalho. Minhas motivações profissionais são: Trabalhar com o que amo, construir uma carreira profissional sólida, ser reconhecida pelo meu trabalho, desenvolvimento e habilidades, e poder contribuir para as pessoas através do meu conhecimento ?.
Assine a nossa Newsletter