Artigos

O que é orçamento base zero e quais os 5 motivos para se ter um?

o que e orçamento base zero

Talvez você tenha se deparado com o termo, mas, não esteja familiarizado ainda com o que é Orçamento Base Zero, certo?

No entanto, dentro do campo de finanças empresarial esse assunto é bastante importante. Também chamado OBZ, essa é uma metodologia norte-americana. Sendo assim, desenvolvida a fim de trazer melhorias diversas para os profissionais e setores de gestão dentro das empresas. Independentemente do contexto de mercado no qual esta se encontra. Através dele o seu planejamento se tornará muito mais eficaz e estratégico. Então, se você quer saber como, continue lendo este artigo e entenda tudo do assunto!

Nova call to action

O que é orçamento base zero?

Para entender a importância da aplicação do Orçamento Base Zero, primeiramente precisamos explicar tal conceito. Sabemos então, que o OBZ foi criado nos Estados Unidos de modo a simplificar processos de gestão. Mas, como exatamente?

É através de um planejamento estratégico que permite a identificação de quais processos dentro de uma empresa são desnecessários. A fim de priorizar atividades com isenção, compartilhando o que será aprovado com todos os gestores da empresa. O que traz melhorias na governança corporativa, por meio da integração dos níveis de gestão.

Isso acontece através da elaboração de um planejamento orçamentário, com base zerada considerando um determinado período. Nesse tempo, não são levados em conta os custos, receitas, investimento e despesas ocorridos anteriormente. Com toda base histórica desconsiderada, o orçamento fica mais alinhado com a realidade atual e com o futuro.

Uma vez que, as metas empresariais não serão baseadas em uma metodologia convencional que “deixa passar” dados e números importantes em sua análise. Portanto, toda base orçamentária nessa metodologia é criada sem considerar índices de reajustes e bases históricas, se planejando a partir apenas das premissas de cada:

  • custo;
  • despesa;
  • receita;
  • investimentos.

Graças a sua eficácia, hoje, profissionais de gestão com curso Orçamento Base Zero se destacam e melhor se posicionam no mercado empresarial!

Quais as vantagens da metodologia OBZ?

Então, agora que já falamos sobre o que é OBZ iremos avaliar a seguir as vantagens que essa ferramenta de estratégia traz para as corporações.

Governança corporativa

Como ponto de partida, temos essa vantagem que surge com a aplicação do Orçamento Base Zero e que é fundamental tanto para o desenvolvimento. Quanto para a sobrevivência de empresas diversas. Essa metodologia traz clareza aos esforços duplos que ocorrem nos mais diversos setores de uma corporação. Dado aos gestores, informações precisas de Risco e Retorno, o que leva a próxima vantagem.

Controle de despesas

Esse se torna mais rigoroso e preciso e, em consequência, a identificação de novas oportunidades. Desse modo, dando a possibilidade de explorar novos caminhos rumo a um desenvolvimento empresarial cada vez maior. Para que isso seja possível, precisamos destacar que a documentação usada para gerar o plano orçamentário OBZ, precisa ser transparente e capaz de expor tais oportunidades.

Melhora os processos

Ao eliminar tarefas e metas que não agregam real valor a corporação e seu crescimento. Além disso, o OBZ ajuda a identificar recursos que poderiam ser melhor alocados em ações mais eficientes. Além disso, ocorre um aumento na motivação dos gestores que acabam ganhando mais responsabilidade e autonomia para a tomada de decisões.

Eficácia

Um dos pontos de melhoria que o Orçamento Base Zero traz com sua aplicação, é a identificação de orçamentos inflados, de modo a tornar o planejamento mais realístico. Outro ponto de assertividade está na comunicação e nas ações de coordenação dentro da empresa, tornando-a mais produtiva e alinhada.

Métricas

Por fim, uma das possibilidades que sua empresa adquire com o OBZ, é a capacidade de monitorar gastos de forma realística. Incluindo a criação de indicadores que analisam ameaças ao negócio. De modo a tornar a corporação adaptável as mudanças externas e internas também que lhe afetam.

Mas, para que tudo isso seja possível, essa metodologia demanda uma maior esforço e engajamento dos gestores. O que pode ser considerado, uma desvantagem. Contudo, profissionais com curso Orçamento Base Zero, tem maior facilidade na aplicação da metodologia, se destacando.

Como aplicar o OBZ?

Por fim, falaremos um pouco mais sobre como essa metodologia funciona e como se dá a sua aplicação no cotidiano empresarial.

Não há dúvidas de que, o OBZ funciona como uma ferramenta de redução dos gastos corporativos. Tornando-a assim, uma empresa de alta performance. Independentemente de sua saúde financeira, é possível criar indicadores de resultados que trazem informações detalhadas de todos os seus setores.

Sua implementação não é simples e, como destacado antes, exige bastante empenho dos gestores e suas equipes. Levando assim, a uma mudança na cultura organizacional e comportamental da empresa. Para iniciá-lo, a empresa deve levantar o histórico completo e detalhados de todos seus custos. Após isso, o passo seguinte será a criação de um planejamento estratégico com metas por setores e, para se chegar nisso é preciso:

Capacitação

A fim de mobilizar as equipes, capacitações devem ser feitas e aí entra o Curso Orçamento Base Zero. Gestores serão os responsáveis por passar as suas equipes o conhecimento necessário para o planejamento e execução da metodologia.

Divisão orçamentária

A empresa passa a se dividir em unidades de orçamento, cada uma com sua própria lógica de custos. Sempre considerando um levantamento dos custos históricos.

Rascunho estratégico

Ocorre ao identificar qual estratégia deverá ser seguida, considerando orçamento e metas. Sendo ainda, a fase de aplicação de métricas para análise de cada unidade. Ou seja, feitas de forma individual considerando as metas de curto, médio e longo prazo.

Custo mínimo

É a definição do quanto é necessário para a empresa em si ter a fim de manter suas atividades. Para isso, o Orçamento Base Zero corta os custos não-necessários.

Despesas fixas unitárias

Por fim, a classificação dessas deve ser feita para cada unidade orçamentária, algo fundamental para a aplicação do Orçamento Base Zero.

Conclusão

Em resumo, a metodologia OBZ é uma ferramenta de aperfeiçoamento financeiro empresarial que traz inúmeros benefícios dentro de uma corporação. Por isso, profissionais em cargos de gestão precisam ter conhecimentos sobre. Estando assim, aptos à sua aplicação de forma eficaz e assertiva.

Então, se você deseja se destacar como um gestor corporativo, é preciso investir em sua carreira através do Curso Orçamento Base Zero. No qual, aprenderá tudo sobre o funcionamento e aplicação dessa metodologia!

Ainda possui alguma dúvida sobre este conteúdo? Fale conosco nos comentários e compartilhe-o.

Fonte: https://www.propagartraining.com.br/gestao-financeira/orcamento-base-zero-o-que-e-5-motivos-para-se-ter-um/

Por: Fernanda Sousa

A Propagar Training é uma empresa especializada em Cursos, Treinamentos e Eventos Empresariais focados para desenvolvimento do Potencial e da excelência humana. Ofertamos aos nossos clientes possibilidades de crescimento pessoal e profissional, através de soluções diferenciadas. Nosso time de palestrantes são de alto nível hierárquico, atuantes em empresas líderes, com larga proficiência, o que garante aos nossos clientes uma real troca de experiências. https://www.propagartraining.com.br/