Artigos

O que é RH Ágil? Aprenda como construir um RH protagonista

rh ágil

Você sabe o que é RH ágil? Caso sua resposta seja “não”, saiba que o RH ágil possibilita ao profissional de Recursos Humanos assumir o protagonismo dentro da empresa.

Isso porque, a metodologia ágil, aplicada ao RH, faz com que o setor esteja munido de dados sólidos e pensamento estratégico para uma gestão de pessoas eficaz, além de ferramentas que automatizam várias tarefas burocráticas da área e do ambiente organizacional.

Nova call to action

Por conta disso, o RH ágil deixou de ser somente uma tendência, tornando-se uma estratégia de sobrevivência das empresas que desejam se manter no mercado. 

Quer entender melhor o RH ágil? Então, continue a leitura até o final!

O que é uma metodologia ágil?

Trata-se de uma maneira de conduzir atividades e projetos com maior agilidade na execução e na conclusão de tarefas. 

Ainda, a metodologia ágil busca automatizar e desburocratizar os processos, melhorando a produtividade e o engajamento, contribuindo para que a organização conquiste os melhores resultados.

O método ágil tornou-se popular nas empresas com o lançamento do Manifesto Ágil, em 2001, que nada mais é que uma declaração de valores e princípios essenciais para o desenvolvimento de softwares. 

Criado por 17 desenvolvedores, esses profissionais chegaram à conclusão que, apesar de utilizarem abordagens e métodos diferentes no desenvolvimento de softwares, eles compartilhavam dos mesmos fundamentos, sendo o principal deles, uma metodologia leve, ou seja, “ágil”.

Nesse sentido, esse método se estendeu a diversos setores de negócio com a principal premissa de que organizações, independente do tamanho, precisam ser ágeis em seus processos para responder rapidamente às demandas do mercado e transformar essa forma otimizada de trabalhar em benefícios para seus colaboradores e clientes.

O que é RH Ágil?

O RH ágil nada mais é que uma extensão da metodologia ágil com aplicação na área de Recursos Humanos.

Desse modo, esse cenário traz para o profissional de RH ferramentas e estratégias para uma gestão de pessoas customizada, automatizando processos burocráticos do setor, sobrando mais tempo para  tomar decisões mais estratégicas baseadas nos dados das pessoas. 

Além disso, o RH ágil é possível não só em grandes empresas, mas também nas pequenas e médias. Entregando tarefas como controle de ponto, cálculo de folha de pagamento, admissão e demissão, dentre outras para um software de RH, fica mais fácil cuidar da cultura da organização, das relações entre as pessoas, além das relações dos colaboradores com a tecnologia. 

Assim, a empresa também está aplicando a técnica de employer branding, ou seja, tornando sua marca atrativa e forte no mercado em que ela atua para consumidores, colaboradores e para os melhores profissionais do mercado.

Por que o RH precisa ser ágil?

Com o avanço da tecnologia em vários setores da sociedade, o RH não pode ficar para trás. A intenção é que toda a tecnologia que se encontra disponível para a área trabalhe a favor da valorização do capital humano, seja escolhendo o profissional certo para a vaga certa, trabalhando a relação entre líderes e liderados, trazendo também ações de melhoria do clima organizacional, dentre outras estratégias de gestão de pessoas.

Tudo começa onde existe um ambiente para o RH pode gerar inteligência de dados. Sabemos que não podemos automatizar as competências comportamentais, mas os demais processos podem ser automatizados, permitindo que o RH tome decisões mais estratégicas e rápidas, porém sem se basear em achismo, e sim em métricas e dados confiáveis.

Assim, a empresa tem menos chance de errar nas contratações e demissões, diminuindo gastos com turnover, além de poder realizar uma gestão com base no perfil de cada colaborador, contribuindo para que todos trabalhem motivados e engajados, trazendo melhorias contínuas para o negócio.

O que muda no papel do profissional de RH?

Profissional de RH, pense na sua vida há um mês. Certamente, você não estava pensando e agindo como agora, com tantas mudanças acontecendo, principalmente em decorrência do cenário da pandemia da Covid-19 . 

Logo, com as metodologias ágeis aplicadas ao setor, é possível ter mais tempo para estar conectado com o cenário atual do mercado e, quanto mais o RH se adapta, maior a relevância do Recursos Humanos nesse cenário.

Ainda, é importante ressaltar que baseado no Manifesto Ágil, de 2001, foi criado em 2019 o Manifesto Ágil do RH. De acordo com o documento, um profissional de RH ágil valoriza e desenvolve:

  • redes colaborativas mais do que estruturas hierárquicas;
  • transparência mais do que sigilo;
  • adaptabilidade mais do que prescrição;
  • inspirar e se comprometer mais do que gerenciar e reter;
  • motivação intrínseca mais do que recompensas extrínsecas;
  • ambição mais do que obrigação.

Nesse sentido, os princípios por trás do Manifesto Ágil do RH são:

  • ajude as pessoas a se envolverem, crescerem e a serem felizes em seu local de trabalho;
  • incentive as pessoas a acolher as mudanças e se adaptarem quando necessário;
  • ajude a criar e dar suporte a uma rede de equipes capacitadas, independentes e colaborativas;
  • alimente e apoie a motivação e as habilidades das pessoas e equipes, ajude-os a construir o ambiente que precisam e confie neles para realizar o seu trabalho;
  • facilite e estimule o crescimento pessoal, para aproveitar os diferentes pontos fortes e talentos dos colaboradores.

Como implementar o RH ágil nas empresas?

Agora que você já sabe o que é RH ágil e a sua importância, conheça algumas estratégias de implementação para a sua empresa.

Faça um planejamento

Estude a cultura da empresa, os perfis dos colaboradores e veja quais ferramentas de gestão de pessoas você tem em mãos. A partir daí, defina ações e estratégias de melhoria dos processos de cultura, confira a necessidade de aquisição de softwares para automatizar tarefas burocráticas e também de gestão de pessoas.

Estabeleça metas

Aplicar o RH ágil na empresa é algo que se constrói no dia a dia. Sendo assim, seu papel como gestor de pessoas é fundamental, mantendo a calma, estipulando prazos para cada etapa, analisando os dados e definindo indicadores. 

Comece pelo recrutamento

O bom profissional de RH sabe que o segredo do sucesso nas organizações é colocar o profissional certo no lugar certo. Por isso, utilize um software de RH com mapeamento de perfil comportamental, agilizando o processo de R&S, identificando as características comportamentais em um relatório completo obtido em minutos.

Além disso, uma ferramenta que permite a metodologia ágil, elimina de vez os currículos em papel, possibilitando maior agilidade no processo e maior efetividade na escolha do candidato.

Realize avaliações de desempenho periodicamente

Cruzando algumas variáveis de desempenho é possível tomar decisões mais acertadas para saber como motivar e engajar os colaboradores. 

Outra análise importante, é cruzar dados de desempenho, tempo de casa, com o objetivo de entender quem são os profissionais indispensáveis para cada momento vivido pela empresa. Essa análise ajuda muito a evitar erros com admissões e demissões.

Inclua todo o time

Como citamos, é papel do RH aplicar estratégias que envolvam colaboradores e tecnologia para que todos estejam alinhados aos seus papéis e aos processos que contribuem para a metodologia ágil. 

Por isso, invista em treinamento e desenvolvimento para líderes e liderados, para que todos estejam em um aprendizado contínuo para melhoria dos processos.

Finalizando, não perca a oportunidade que o RH ágil traz para o profissional de Recursos Humanos. Munido de um olhar e pensamento estratégico que só a metodologia ágil proporciona, você assumirá um papel de protagonista na gestão de pessoas da sua empresa!

Então, já comece a transformação agora mesmo, baixando o e-book sobre automação no RH e DP para processos mais eficientes!

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments