logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Recrutamento e Seleção > O que é Talent Acquisition e como funciona nas empresas?

Sumário

O que é Talent Acquisition e como funciona nas empresas?

Talent Acquisition - Qual o nível de maturidade na sua empresa?

o que é talent acquisition

*Por Neide Leite Galante

Vou lhe fazer uma pergunta que provavelmente alguém já fez ou até mesmo você se fez nos últimos meses: o que é Talent Acquisition?

A Talent Acquisition é uma metodologia estratégica que envolve a busca, identificação, atração e a contratação de profissionais que consolidem a cultura organizacional de uma empresa, com objetivo de atender, com eficiência, as necessidades dos negócios.

Esse talento tem que ter capacidade de absorver novas competências, novos conhecimentos, habilidades e atitudes, além de estar alinhado com a proposta de valor da empresa: EVP – Employee Value Proposition, termo usado para descrever quais diferenciais uma empresa oferece aos profissionais, de forma que trabalhar na organização se torne muito vantajoso, com planejamento da força de trabalho, analytics, onboarding e estratégias de implementação.

O modelo é muito mais complexo e robusto, diferentemente do modelo tradicional de recrutamento e seleção, que visa um processo reativo e pontual, com objetivo de apenas preencher uma vaga, com foco em necessidades imediatas, valorizando evidências no currículo, certificações e títulos, totalmente dependente dos esforços do RH para divulgação das posições e “caça de talentos”.

Qual a importância de saber o que é Talent Acquisition?

A Talent Acquisition vem transformando o modelo tradicional no processo de recrutamento e seleção. Embora seja menos imediata, o foco principal não é a busca por profissionais com as skills mais adequadas para as funções, seguindo as fases tradicionais de seleção, tais como entrevistas, análises comportamentais, testes de habilidades práticas e onboarding.

O fator principal é atrair e contratar profissionais preparados para os caminhos do futuro da empresa, levando em consideração suas estratégias de negócios a médio e longo prazo.

gestão por competências

São inúmeras ações dentro do modelo Talent Acquisition, não tem começo, meio e fim, as atividades de atração e mapeamento de talentos são contínuas, com foco em posições futuras de skills que serão necessárias para atender a estratégia do negócio.

O objetivo é atrair mão de obra qualificada e consolidar a cultura organizacional de forma condizente com a que a empresa se posiciona no mercado por Employer Branding (EB), que é a estratégia de posicionamento de marca da organização, frente ao mercado de trabalho, contribuindo, assim, com o crescimento acelerado.

orçamento de rh banner

O nível de maturidade em Talent Acquisition dentro das organizações

1. Tradicional
· Divulga a vaga
· Reativo
· Depende de agências de recrutamentos

2. Desenvolvimento
· Entendimento da proposta de valor – EVP – Employee Value Proposition
· Empregos em plataformas de nicho e redes sociais
· Construiu recursos para focalizar em “passive talent”

3. Fundacional
· Métricas e benchmarks definidos
· Estratégia de Employer Branding definida
· Engajamento voltado para atrair candidatos muito qualificados
· Engajamento com candidatos fortes e “medalhas de prata”

4. Estratégico
· Decisões baseadas em dados
· Marca empreendedora
· Atraindo candidatos internos e externos
· Segmentação e priorização de talentos
· Envolvimento com comunicados de talentos engajadas

Agora que você entendeu o que é Talent Acquisition, convido a mapear o perfil das áreas de RH e DP da PME brasileira. Faça parte dessa construção e responda a pesquisa!

mapa do rh

*Neide Leite Galante é HR Manager, Talent Acquisition no ButtiniMoraes e Advogada, com mais de 25 anos de experiência no segmento jurídico, voltado para a gestão estratégica de escritórios de advocacia.

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Advogada, com MBA em Gestão Estratégica de Escritórios de Advocacia pela EPD – Escola Paulista de Direito, Pós-graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela FIA Business School, e Pós-graduação em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas na PUC/RS. Atuando há 26 anos no segmento jurídico, na gestão estratégica de escritórios de advocacia, com profundo conhecimento em gestão de pessoas, destacando habilidades interpessoais, entusiasmo, motivação e engajamento. Incentivando e influenciando pessoas no desenvolvimento profissional e alinhamento da cultura organizacional, com ética, equilíbrio, persistência e liderança.
Assine a nossa Newsletter