Artigos

O que é Team Building? Entenda essa metodologia em 4 dicas!

team building

Veja como o Team Building pode impactar os resultados de uma equipe de forma positiva para atingir metas e melhorar relacionamentos interpessoais.

Se a sua equipe está desmotivada, possui conflitos de forma frequente, ele pode ser a solução para esses problemas que sempre afetam de forma negativa a harmonia da equipe.

Nova call to action

Quando se trata de produtividade, temos que pensar que para isso acontecer, é necessário ter um arsenal de benefícios para que o time esteja alinhado e colha bons frutos em conjunto, não é mesmo?

Por isso, hoje iremos conversar sobre o Team Building, uma prática eficaz para a produtividade da equipe e gestão de pessoas, você lerá os seguintes tópicos:

Vamos lá! A partir de agora você vai descobrir como utilizar da melhor metodologia para unificar times e melhorar resultados.

O que é Team Building?

O Team Building é uma prática que visa praticar a união da equipe por meio de atividades interativas e lúdicas, que, por trás, tenham um objetivo que resulte em bons alcances de um time.

Sendo assim, é possível fortalecer vínculos de colaboradores entre uma área e outra, para facilitar a comunicação na hora de realizar uma demanda que seja em parceria com outros setores da empresa.

A maior vantagem do Team Building é a aquisião da inteligência emocional pessoal e também, da equipe. Além disso, fortalecer vínculos resulta em aprendizados e demandas eficazes.

Aposto que você está pensando: treinamentos de horas e horas são chatos, desgastantes e não levam a lugar nenhum. Mas calma! O Team Building é o oposto disso, pois as dinâmicas envolvem todos os colaboradores, inclusive os cargos mais altos de gestão.

É sobre isso que nós iremos propor no próximo tópico! Por que devemos fazer Team Building? Continue na leitura para entender melhor!

Por que fazer Team Building?

Apesar de estar já nítido dos porquês em praticar o Team Building, vamos conversar mais um pouco sobre isso. De forma prática, pelo fato de pautas de abrangência social estarem em alta, é importante compor equipes com a diversidade de pessoas.

O ESG está a cada dia tornando-se uma tendência, por isso, integrar colaboradores de diversas camadas sociais faz com que os mesmos tornem-se mais passivos e tolerantes no clima organizacional da empresa e também em suas vidas pessoais.

É válido pensar que quando temos contato com pessoas novas e ideias distintas das nossas, são gatilhos positivos para despertar a criatividade, o que por consequência, traz ideias inovadoras e possíveis ganhos no caixa da empresa.

Contudo, ideias muito diferentes podem pesar o clima da equipe, então é preciso ter cautela ao definir as equipes e as dinâmicas a serem desenvolvidas. Portanto, semelhanças podem tornar-se vínculos externos a empresa e união por um resultado em comum.

Desde cargos de liderança até empresas terceirizadas verão vantagens no Team Building. Dentre elas, podemos citar a motivação dos funcionários, a valorização deles, a melhoria do clima organizacional, insights para a liderança individual, entre outros.

Agora que você já sabe o que é, seus benefícios e suas vantagens, iremos te mostrar quais são as dinâmicas utilizadas nesta prática. Vamos lá?

Exemplos de Team Building

Como aplicar o Team Building na sua equipe? Iremos te ajudar agora!

Marshmallow Challenge

O Marshmallow Challenge é um desafio proposto por Tom Wejuc, onde a equipe deve construir uma torre apenas com espaguetes, barbantes e um marshmallow. O doce deverá estar no topo da estrutura.

Essa dinâmica aflora a motivação da equipe, junto com sua sinergia e também, proporciona uma certa diversão para os envolvidos.

Duas verdades e uma mentira

Essa dinâmica trata-se do colaborador escrever duas ou três opções sobre sua vida, onde uma é mentira. Não vale levar adiante como se fosse uma questão de múltipla escolha, o interessante é abrir um coquetel, por exemplo, e deixar com que a equipe se interrogue diante das opções apresentadas.

Depois disso, poderá ser aberta uma votação para os outros colaboradores escolherem qual é a opção falsa e, então, acrescentar uma pontuação por verdades e mentiras pontuadas. Isso refletirá na boa comunicação da equipe.

Uma pergunta, quebrando o gelo

Em formato de roda de conversa, o líder pode questionar a sua equipe em relação à adequação de uma pessoa na equipe. Então, pode ser levada em consideração perguntas de matrimônio, por exemplo.

Nessa questão, cada pessoa da equipe apresenta uma pergunta para os demais visualizarem se é a pessoa ou não para se relacionar. Apesar de ser divertido, é preciso ter cautela para a dinâmica não se tornar constrangedora, sendo assim, o líder deverá guiá-la da melhor forma.

Como saber se o Team Building foi positivo?

O Team Building pode ser uma boa saída para a aproximação dos membros da equipe e para saber como foi o resultado e se foi eficaz para o time, temos algumas dicas para o pós-metodologia.

Peça feedback

Para saber se foi vantajoso aplicar o Team Building, chame cada um dos participantes para um feedback. Sendo assim, você conseguirá se aproximar dos seus liderados, mostrando que são eles que fazem a equipe alavancar e também, uma aproximação para rever que o líder não toma decisões sozinho.

Foque em demandas inovadoras

A inovação desperta a criatividade e disso, todos nós sabemos. É interessante também apoiar os colaboradores para fazer atividades físicas, como as ginásticas laborais, pois estas auxiliam na criatividade.

Local do Team Building

O Team Building deve ser feito em um local externo do local de atuação de trabalho. Sendo assim, é interessante fazê-lo em um auditório ou adaptar uma sala para realizar tal atividade.

Além disso, é importante também fazer um roteiro de atividades para que não se torne uma atividade desgastante, então no e-mail anunciando a atividade, por exemplo, é válido colocar a data, os horários das dinâmicas e horário de encerramento.

Depois de realizar o Team Building, conta para nós qual foi o resultado, pois esperamos ter te ajudado! Esse artigo foi produzido pelo Blog do Grupo Voitto. Para acompanhar mais conteúdos como este, basta conhecer a melhor escola de negócios do mercado acessando aqui.

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments