Artigos

O que é Tech Recruiter e como conseguir a primeira oportunidade na área?

tech recruiter

Por Daniela Santos, Tech Recruiter, Consultora de RH e idealizadora do curso Tech Recruiter: recrutando os melhores talentos na área de tecnologia

A profissão de Tech Recruiter está crescendo bastante desde 2019, devido à alta demanda das empresas por profissionais qualificados na área de tecnologia, tornando-se uma excelente oportunidade de trabalho para quem gosta de recursos humanos e tecnologia.

Nova call to action

O termo “Tech Recruiter” é relativamente novo no Brasil, e tem origem de “Technical Recruiter”, em tradução: recrutador técnico, sendo mais comum na Europa, função na qual as pessoas recrutadoras são especializadas em contratação de segmentos técnicos específicos, como farmácia e engenharia, por exemplo.

Assim, havendo a necessidade de ter habilidades de atração, recrutamento e seleção e conhecimento técnico da área de atuação dos profissionais contratados.

Aqui no Brasil, o termo se popularizou para se referir a pessoa recrutadora especializada em contratar profissionais de tecnologia, também conhecida como IT Recruiter (Information Technology Recruiter), em tradução: recrutador de tecnologia da informação.

Como qualquer e toda empresa que acompanha as tendências e tem planos de crescimento, precisa investir em tecnologia, o cargo de Tech Recruiter se tornou relevante para o planejamento estratégico da área de gestão de pessoas das organizações.

Pois a pessoa Tech Recruiter, além de dominar técnicas e estratégias de atração, recrutamento e seleção, também conhece bem sobre a área de tecnologia, conseguindo assim, as melhores pessoas candidatas para contribuírem com o quadro de colaboradores da empresa.

Como conseguir ingressar na área de Recrutamento de TI?

Para conquistar a sua primeira oportunidade como Tech Recruiter, separei algumas dicas abaixo:

1. Procure estudar bastante sobre o mercado de tecnologia: há muito conteúdo gratuito na internet como lives, vídeos, artigos, páginas no Instagram, etc. Tenha curiosidade para aprender, pesquise na internet, assista vídeos, consuma conteúdos, leia e compartilhe conhecimento;

2. Tenha sempre o seu perfil atualizado e ativo no LinkedIn: faça conexões e interaja na rede, pois lá estão a maioria das oportunidades de trabalho, networking, parcerias e é a melhor fonte para recrutar pessoas da área de tecnologia. Muitas vezes aprendemos com os posts, por isso, tenha atenção, acompanhe as pessoas da área por lá;

3. Você pode começar atuando com trabalho autônomo (freelancer): o mercado de recrutamento para TI está superaquecido, com muitas vagas em aberto e novas surgindo cada vez mais, por isso, é possível começar a trabalhar atuando como Tech Recruiter de forma autônoma, fazendo parcerias com plataformas de recrutamento ou trabalhando em conjunto com consultorias de recrutamento e seleção (muitas oportunidades surgem no LinkedIn);

4. Participe ativamente da comunidade de tecnologia: para estar em conexão com a comunidade de tecnologia, você pode acompanhar pessoas da área em redes sociais como Twitter, Facebook, Instagram e pode participar de grupos de TI. Por exemplo, o Telegram é um bom canal para encontrar grupos pela barra de pesquisa. Digitando as palavras-chave como “Vagas de TI” você consegue encontrar grupos públicos e entrar para o chat do grupo. Faça networking com pessoas da área, tanto profissionais de TI, quanto profissionais da área de recrutamento e seleção.

5. Qualificação: procure cursos de especialização na área, é recomendável procurar conhecer as pessoas que ministram os cursos, para garantir qualidade e conteúdo que agreguem à sua experiência e estudos. Atualmente, o curso mais completo para recrutamento de TI é ministrado por Daniela Santos: Tech Recruiter: recrutando os melhores talentos na área de tecnologia, pois os temas abordados vão desde os conceitos gerais, termos técnicos, cargos/funções, employer branding, até estratégias exclusivas de recrutamento e seleção.

6. Desenvolva e aperfeiçoe suas Soft Skills: invista em suas habilidades comportamentais, como: comunicação, relacionamento interpessoal, técnicas de vendas, estratégias para negociação, resiliência, agilidade, facilidade em aprender coisas novas e sempre esteja em constante atualização sobre as tendências e assuntos relacionados a área de tecnologia e ao papel de Tech Recruiter.

 

modelos de gestão

 

4.3 6 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH