Artigos

O que é turnover e entenda o impacto da rotatividade no negócio

turnover

O turnover não é somente um indicador do setor de Recursos Humanos, mas uma métrica fundamental para que os gestores das organizações possam medir o potencial de seus negócios.

Além disso, formar uma boa equipe de trabalho é tarefa que exige atenção das empresas. Admitir um candidato com perfil inadequado para o serviço pode causar prejuízos aos negócios. Por outro lado, perder um colaborador é sempre prejudicial para a empresa, em especial quando se trata de bons funcionários.

Nova call to action

Os valores que as empresas podem gastar com as rescisões costumam variar, mas podem gerar um custo muito alto para a empresa, podendo chegar até o equivalente a oito salários nominais, por empregado, dependendo do cargo.

Os responsáveis pelo processo de recrutamento e seleção devem ficar atentos à importância da contratação de funcionários para evitar a alta rotatividade, assim como na retenção de talentos na empresa.

É fundamental evitar fatores que causam de um alto índice de turnover, que podem estar diretamente ligados à motivação no ambiente de trabalho. Quando essa for baixa, torna-se urgente que examine o seu ambiente humano e descubra as causas de desligamento da empresa para agir e saná-las, melhorando o clima organizacional.

Confira a seguir o que é turnover, quais os impactos disso e como você pode diminuir a alternância de empregados.

O que é turnover?

O turnover é a alta rotatividade de colaboradores em uma empresa, ou seja, um empregado é admitido e outro desligado de maneira sucessiva. Essa taxa pode aumentar em decorrência da baixa remuneração ou de más condições de trabalho dos profissionais, fatores que desmotivam o trabalhador a permanecer na equipe.

Afinal, quando um colaborador está insatisfeito e pretende sair da empresa, costuma comentar com os colegas de trabalho, mas estão dispostos a acreditarem nas melhorias em médio e longo prazo.

Existem outros motivos que aumentam essa situação no seu negócio:

  • Insatisfação com o trabalho;
  • Problemas na gestão de pessoas;
  • Clima organizacional ruim;
  • Mercado de trabalho aquecido;
  • Inadequação ao perfil da vaga;
  • Pouca experiência.

Quais são os impactos do turnover?

Existem duas situações que, repetidamente, serão causas do turnover em uma empresa: quando o funcionário pede demissão e quando é demitido.

Alguns dos impactos disso são o aumento dos custos de recrutamento e treinamento de novo empregado, assim como os decorrentes da rescisão contratual (pagamento de direitos trabalhistas, por exemplo).

Como diminuir o turnover?

O turnover representa resultados negativos aos empresários, que vão precisar lidar com as despesas decorrentes, por exemplo, das demissões sucessivas. Mas, ao mesmo tempo, pode ser um momento de rever a situação da empresa, tentar identificar onde estão as falhas e, até, renovar a equipe de trabalho, se capacitando para não repetir os mesmos erros.

Para tentar diminuir a alternância de funcionários na sua empresa, é importante verificar os índices de rotatividade de funcionários. Isso pode ser feito com a identificação, em nível quantitativo, das contratações e rescisões.

O cálculo da taxa de turnover é feito com a divisão do número de colaboradores que deixaram a empresa em um determinado período pela média de colaboradores do mesmo período, multiplicado por 100.

As pesquisas de clima são as mais recomendadas para fazer essa análise, pois é possível avaliar se os funcionários estão motivados, quais são suas expectativas e se existem problemas de relacionamento interno interferindo em seu desempenho.

É preciso também montar um plano de carreira e apresentar para os colaboradores até onde eles podem chegar e como, as reuniões periódicas são ideais para esse planejamento.

O conteúdo foi útil? Então não deixe de aprender mais sobre os tipos de cultura organizacional e como identificar cada um!

4.8 4 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH