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O que esperar do novo perfil do Gestor de Recursos Humanos?


O QUE ESPERAR DO NOVO PERFIL DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS?

          Sabemos que há uma metamorfose geral. A economia mudou, a administração mudou, a política mudou, as pessoas mudaram, enfim, tudo mudou. E o resumo disso tudo é: O único diferencial para as empresas se manterem competitivas e vivas é a gestão do conhecimento, e esta gestão e aplicação do conhecimento é inerente as pessoas. Somente a correta Gestão do Conhecimento poderá trazer resultados significativos para as organizações. Foi-se o tempo em que o que era realmente importante era a empresa ter uma conta bancária gorda, ótimas estruturas, recursos materiais perfeitos e ótimos relacionamentos mercadológicos. Estamos na era das pessoas, do conhecimento, da inovação.


Diante deste novo cenário organizacional global, a sociedade se viu obrigada a colocar no mercado de trabalho pessoas capacitadas a trabalhar dentro desta nova realidade. Desde então, muitos profissionais vêem se formando a cada semestre, para suprir esta carência no mundo dos negócios. Dentre estes profissionais, estão os Gestores de Recursos Humanos, os protagonistas desta nova era.


Os novos Gestores de Recursos Humanos estão chegando com um enorme desafio: Potencializar os resultados organizacionais por meio das pessoas e saber gerir o conhecimento e o capital intelectual dentro das organizações. Assim, nós Gestores de Recursos Humanos estamos em um meio: de um lado as pessoas, com seus objetivos, sonhos, vontades e complexidades, e de outro lado as empresas, com seus objetivos, estratégias, visões e suas complexidades. As pessoas precisam das empresas e as empresas necessitam das pessoas. Se as empresas necessitam das pessoas para sua sobrevivência, nós Gestores, precisamos ser competentes o suficiente para saber satisfazer os dois lados, e fazer com que neste jogo, não hajam perdedores, e sim que todos saiam ganhando. Assim, é preciso equacionar a satisfação dos objetivos individuais e a concretização das metas organizacionais. Uma tarefa extremamente difícil, mas não impossível.


O novo Gestor de Pessoas deve preocupar-se com as relações humanas no ambiente organizacional, procurando criar situações que estimulem as pessoas a comprometer-se com os objetivos organizacionais. Importante ressaltar que, embora as pessoas necessitem ser geridas pela organização, elas são seres humanos que desejam obter uma qualidade de vida e que buscam a felicidade individual e a satisfação.


Assim como em várias outras áreas, a área de Gestão de Pessoas, também comporta muitos profissionais, e alguns destes não estão preparados para lidar com esta nova realidade, e o pior: muitos não querem aprender isso. As faculdades vêem formando vários profissionais, os cursos técnicos, as pós graduações, porém a formação não é o suficiente. É preciso que estes profissionais se atualizem, busquem informações, conhecimento,  procurem se desenvolver além de uma simples sala de aula.


Infelizmente o que temos visto são profissionais chegando ao mercado de trabalho sem um alicerce, sem uma base sólida, simplesmente porque muitos têm “preguiça” de buscar o conhecimento das mais diversas formas existentes. Assim, cria-se profissionais sem conhecimento do que é realmente cuidar de pessoas, de gerir o bem mais precioso das organizações. E o resultado disso é: Mercado de trabalho sem pessoas capacitadas a trabalhar com (e para as) pessoas.


É necessário que o novo Gestor de Pessoas seja competente, ágil, conhecedor desta novo dinâmica organizacional, inovador, criativo, e acima de tudo, um profissional altamente atualizado. É um absurdo saber que muitos Gestores de Recursos Humanos não sabem o que é Coaching, Outplacement, Job Rotation, Empowerment, Headhunter, Workaholic,  etc. Como ser um profissional diferenciado se não atualizar-se, não buscar conhecimento. Como saber cuidar de pessoas se não atualizar-se no contexto de como geri-las? Não é o caso de dizer que o Gestor de Pessoas tenha que saber tudo, porém, é inaceitável que um profissional não se atualize, principalmente nós Gestores de Pessoas.


Os Gestores de Pessoas são unânimes em afirmar que o cenário atual do mundo corporativo requer competências e posturas diferenciadas. Os Gestores de Pessoas devem ajudar as suas organizações a definir as suas estratégias e a construir programas de desenvolvimento do seu capital intelectual, de modo a atrair, reter e manter as pessoas necessárias à consecução os objetivos empresariais. Os Gestores devem compreender os processos-chave de trabalho e construir ambientes que possibilitem atuar de uma forma mais eficiente, eficaz, produtiva e satisfatória possível.


Diante de inúmeras qualidades e competências que o novo Gestor de Pessoas deve ter, destaco algumas abaixo:


a) Estar atento as novidades e tendências do mercado;


b) Buscar o conhecimento de forma incessante;


c) Ser um profundo conhecedor e cuidar das políticas de RH;


d) Conciliar os objetivos organizacionais e individuais;


e) Proporcionar competitividade à organização, por meio das pessoas;


f) Proporcionar à organização pessoas bem treinadas e motivadas;


g)     Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho;


h)     Administrar e impulsionar a mudança;


i)      Dar ênfase às pessoas;


Nesse novo cenário, em função dos papéis desempenhados pelas pessoas e pelas constantes inconstâncias, os gestores precisam estar no centro do processo de mudança, participando ativamente como geradores de sucessos organizacionais e pessoais. Para tanto, é necessário que utilizem processos de gestão mais interativos, inovadores, humanos, que permitam agir de forma a facilitar o auto-desenvolvimento das pessoas. Assim, a utilização adequada das ferramentas novas e tradicionais podem contribuir para a melhoria dos processos de gestão, a fim de que as exigências do mercado competitivo possam ser atendidas e a excelência seja alcançada.


 


Joaquim Oliveira
Gestão de Pessoas & Psicologia Organizacional
 


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