Artigos

O que esperar dos profissionais de RH em 2022 no pós-pandemia

Tudo o que os profissionais de RH precisam saber sobre as tendências de contratação em 2022 profissionais de RH

A virada do ano se aproxima e, com ela, todas as expectativas para o ano de 2022. Com tantas mudanças, como será o mercado? Quais serão as tendências de recrutamento e seleção ano que vem? Como escolher o melhor perfil de candidato?  São muitas perguntas. Por isso, você, profissional de Recursos Humanos, precisa se preparar e saber o que esperar dos profissionais no pós-pandemia.

Os desafios das empresas em 2022

Se a pandemia tornou possível mais investimentos no trabalho home office, o aumento do número de pessoas vacinadas e a flexibilização das medidas inaugurou novos modelos de trabalho e acelerou ainda mais a digitalização dos processos das empresas.

Nova call to action

Diante deste avanço, dificilmente as empresas vão voltar à mesma forma de trabalho de antes. E os trabalhadores concordam com isso.

Uma pesquisa feita pela Zoom em abril de 2021 mostrou que 65% dos trabalhadores preferem o trabalho híbrido, ou seja, aquele em que alguns dias ele trabalha no escritório e outros dias em casa.

Com essa nova tendência, é importante que as empresas se atentem aos desafios e estejam preparadas para enfrentá-los. Para isso, devem investirem alguns pontos:

Uso de tecnologia

A tecnologia fará cada vez mais parte da realidade das empresas. É importante investir em programas de treinamento e desenvolvimento de funcionários para que todos possam se adaptar ao uso dessas novas ferramentas.

Divisão em squads

A Época Negócios já mostra que 2022 será o ano dos “squads” nas empresas. Neste método, o departamento é dividido em pequenos grupos para desenvolver projetos de forma organizada, integrada e produtiva.

Inovação

Se você quer que a sua empresa se destaque entre as demais, este é o principal ponto. Afinal, ter ideias inovadoras é se antecipar a problemas e pensar em alternativas únicas para problemas que pareciam impossíveis de serem resolvidos

Com esta lista de desafios em mãos, fica muito mais fácil descrever um perfil ideal de candidato para uma futura contratação.

Mas quais serão as tendências de recrutamento e seleção? Será que muda algo do que já conhecemos?

É o que você descobre agora!

RH no futuro

Tendências do RH

Podemos observar duas tendências principais: o uso cada vez mais frequente de tecnologias e, ao mesmo tempo, um processo seletivo mais humanizado, voltado para a pessoa do candidato:

Mapeamento do perfil profissional

Já existem softwares que podem te ajudar a fazer uma análise de resultados e elaborar  um mapeamento de perfis de maneira mais prática, ágil e confiável. Assim, você consegue identificar os melhores candidatos em um processo seletivo, ou até mesmo verificar se os trabalhadores da empresa estão motivados e satisfeitos com suas funções.

Para fazer esse mapeamento, você pode usar questionários com perguntas estruturadas para identificar características particulares de cada profissional, bem como observar as metas, satisfação e experiências de cada um.

Alguns destes testes são de descrição comportamental, ou seja, uma situação é contada e o candidato deve contar como ele agiria em cada caso. Por exemplo: “Como você agiria se fosse pedido para que um trabalho fosse refeito?”.

A resposta para esta pergunta, além de apontar para traços da personalidade, também traz uma previsão sobre como será o comportamento do candidato na empresa. Dessa maneira, é possível verificar se seu perfil  é compatível com a cultura da organização.

People analytics

Os softwares também podem coletar alguns dados que podem ser usados na gestão de pessoas. Esta é a ideia do people analytics: identificar comportamentos, avaliar as taxas de turnover e desempenho, entre outras ações para reter talentos e otimizar processos.

Um artigo da Sólides cita como alguns dos benefícios do uso desta ferramenta:

  • a definição de programas de treinamento e desenvolvimento;
  • facilitar a triagem no processo seletivo; emitir relatórios mais precisos; e
  • criação de planos estratégicos, entre outros.

RH

O perfil profissional de 2022

Agora que você já sabe os desafios que as empresas vão enfrentar no ano que vem, além das tendências e ferramentas para o setor de Recursos Humanos, é hora de entender um pouco sobre qual é o perfil dos profissionais de 2022. 

Uma reportagem do G1 apontou que houve um aumento muito grande na busca por cursos online: “a Hotmart, que é uma plataforma de cursos, teve um crescimento de 161% entre maio de 2019 e de 2020. Já em plataformas como a  HeroSpark, a venda de cursos aumentou 60% entre os meses de janeiro e julho.” 

Isso mostra que muitas pessoas aproveitaram o tempo da pandemia para se aprimorar e aprender habilidades novas. 

Com profissionais mais qualificados, a concorrência nos processos seletivos aumenta. Por isso, o recrutador deve direcionar sua atenção não apenas para as hard skills, mas também para as soft skills de cada candidato. 

O que é mais importante, então, na hora de escolher um candidato? 

A seguir você confere um método que está sendo usado pelas grandes universidades do Vale do Silício para formar os melhores profissionais.

Trabalhadores do futuro

O grande aumento de procura por cursos mostra uma tendência do mercado: uma necessidade constante de aprimoramento e desenvolvimento. Isso pode ter como explicação o fato das informações serem cada vez mais acessíveis.

Com o avanço da tecnologia e das inteligências artificiais, a tendência é que o diferencial dos profissionais não esteja mais nas competências técnicas (que podem, muitas vezes, serem executadas por softwares e ferramentas), mas sim nas soft skills, ou competências sócio-emocionais.

Essa é a tese defendida, por exemplo, por Michelle Schneider, gerente de vendas e publicidade do LinkedIn, em uma TED na qual ela  fala um pouco sobre as habilidades dos trabalhadores do futuro.

Para ela, habilidades como capacidade de trabalho em equipe, proatividade, liderança e pensamento crítico devem ser mais valorizadas do que os conhecimentos, já que eles estão mais disponíveis com o uso de tecnologias e inteligências artificiais.

Pronto, agora você está preparado para fazer o processo de recrutamento e seleção dos profissionais do pós-pandemia!

engajamento de funcionários

0 0 votes
Article Rating

Newsletter

Receba notícias do RHPortal por email

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments