Artigos

O Que O Trabalho Significa Para Você?

O trabalho pode ter diversos significados nas vidas das pessoas!…Você concorda?

*Os fatores mais apontados em pesquisa efetuada, com pessoas entre 18 e 30 anos, mostram que:

– Veem o trabalho como castigo.

– Um meio de sobrevivência.

– Caminho para realizar seus objetivos/sonhos.

*(fonte não identificada)

Se formos avaliar pela palavra trabalho, que surge do latim “tripalium”, ou seja, instrumento de tortura, usado na roma antiga, percebemos que não é raro ver pessoas desmotivadas no ambiente de trabalho, por acreditarem que oportunidade de crescimento e maiores ganhos financeiros raramente possam surgir. Assim ao invés de buscarem mostrar desempenho e motivação, para conseguir esses “benefícios” de promoção ou mérito, ficam desmotivadas esperando que algo aconteça para que elas comecem a melhorar.

Mais o que nós trabalhadores precisamos entender, qualquer que seja a função ou atividade que estejamos exercendo, quem dá o sentido ou o devido significado, para o que fazemos somos nós e esse vai determinar qual dedicação iremos colocar na execução das atividades, portanto, se o significado for muito forte você fará seu trabalho motivado, com eficiência e eficácia.

Segundo o filósofo Alain de Botton “Quanto mais você espera da vida, mais a vida tem que dar, do contrário, você fica infeliz. É o paradoxo do sucesso material. À medida que a sociedade fica mais bem sucedida, as expectativas das pessoas aumentam e, por isso, elas ficam ingratas sobre coisas que seus pais ou seus avós ficariam muito agradecidos. Nós somos uma espécie ingrata. Nós sempre pensamos naquilo que nós não temos. Não se trata de não tentar conseguir mais, mas, na medida em que tentamos conseguir mais, nós deveríamos sempre lembrar que isso vai entregar apenas uma pequena porcentagem da felicidade que nós imaginamos. Nós devemos estar prontos para isso.

http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/nos-somos-uma-especie-ingrata-diz-filosofo-alain-de-botton?page=2

Em um dos seus livros Botton diz que trabalhar, ao lado de amar, pode ser a nossa principal fonte de sentido na vida, sabemos que passamos a maior parte dos nossos dias, dentro de uma organização, ou seja, sobra pouco tempo para outras atividades ou afazeres. Então temos que encontrar um sentido importante para o trabalho, senão passaremos 1/3 das nossas vidas desmotivados, desanimados e sem esperanças. Mais também não estou dizendo que temos que ser obcecado ou viciado em trabalho (Workaholic), esquecendo das outras coisas que fazem nossa vida ter sentido, como objetivos pessoais, sonhos e metas. O trabalho nos ajudará a conquistarmos o que desejamos, então, se mantermos essa visão sobre o trabalho, teremos um sentido amplo em nossas vidas.

Trabalhar sem vontade ou sem grandes significados, faz com que a rotina nos distancie dos nossos sonhos, portanto, temos que tentar visualizar o nosso trabalho como uma missão, como uma forma de ser útil, de servir outras pessoas e sermos importantes naquilo que fazemos. Quando temos um devido sentido no nosso trabalho, não temos preguiça ao acordar (Claro se estivermos respeitando a “regra” de dormir ente 7 e 8hs por dia, acompanhada tambem de qualidade de vida, exercicios físicos, e saúde psíquica e orgânica), não temos resistência para nos dedicarmos um pouco mais às nossas atividades e concluímos os trabalhos iniciados. Lembre-se que o trabalho é o contexto mais apropriado para evoluirmos e crescermos como seres humanos, pois através do trabalho é possível desenvolvermos nossas habilidades, contribuirmos com o nosso progresso e de outros, aprimorar relacionamentos interessoais, conhecermos nossas limitações e como já dito ajudar com nossos objetivos, portanto, não escolha fazer de seu trabalho um sacríficio diário.

Palavras chaves: crescimento profissional /meta.

Arthur Oliveira

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Ederson Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ederson
Visitante
Ederson

Antes eu achava uma tortura trabalhar. Mas com o tempo fui aprendendo que o trabalho tem que ser prazeroso e é isso que tenho aplicado na minha vida.
https://vivendobemhoje.com/como-controlar-ansiedade-naturalmente/