Artigos

O que você precisa saber sobre comportamento organizacional

Você sabia que o comportamento organizacional pode contribuir para melhorar o desempenho da sua equipe?

As organizações são compostas por diferentes tipos de colaboradores além dos desafios. Afinal, cada uma cria a própria cultura com base na missão, visão e valores.

Isso porque a empresa consegue fazer com que os colaboradores tenham um alinhamento em equipe, a fim de obter melhor desempenho.

Nova call to action

Dessa maneira, ao aplicar o clima organizacional em uma empresa de estrutura metálica para galpão, por exemplo, a equipe obtém chances de ter a mesma visão e objetivos da organização, ou seja, possibilita o alimento das informações e seguirem comportamentos semelhantes.

Aliás, é quase impossível que uma empresa obtenha o sucesso com uma equipe que não segue a mesma cultura da companhia, não é mesmo?

Embora pareça não ser possível traçar isso no time que obtém diversos funcionários, com diferentes personalidades e afins, o clima organizacional tem alta precisão em sincronizar a equipe a seguir os mesmo objetivos.

Chegou até aqui, mas ainda não sabe sobre esse conceito e como funciona? Então, está no lugar certo!

Preparamos este conteúdo para te explicar mais sobre o clima organizacional, seus tipos e como ele funciona. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e fique por dentro de tudo!

O que é comportamento organizacional?

O comportamento organizacional é caracterizado por proporcionar sincronização dos funcionários com os mesmos objetivos da empresa. Ou seja, é um processo avaliativo em que é possível observar os comportamentos dos colaboradores dentro da organização. 

Muitas vezes pode ser comprado um processo de regras para que as pessoas sigam passo a passo para seguir o que a empresa deseja, mas não é bem assim!

Neste caso, os próprios funcionários são quem constroem o comportamento organizacional.

Vamos imaginar uma sociedade de placas em acrílico

Ao possuir colaboradores da geração Y permite um ambiente de trabalho menos formal e mais descontraído. Ou seja, essa geração inserida na organização, permite que o comportamento seja influenciado pelas atitudes da equipe dentro da empresa.

Por isso, é importante analisar os comportamentos da equipe de trabalho para que haja uma ligação e sigam com os mesmos objetivos. 

Tipos de comportamento organizacional 

O comportamento organizacional é caracterizado por variados tipos de acordo com os objetivos da empresa. São eles:

  • Ética: relacionado a tarefas cumpridas de um colaborador ou da equipe e observa as normas de consulta desejada pela empresa;
  •  Responsabilidade: baseado no comportamento individual no ambiente de trabalho e que impactam no ambiente corporativo;
  • Controle gerencial: relaciona a organização de modo geral em relação às atividades desenvolvidas direcionado a hierarquia; 
  • Competitividade: é o modelo influenciável de comportamento organizacional que tem como objetivos estimular a competitividade na organização;
  • Autocrático: voltado para as diferenças hierárquicas da rotina da organização e possibilita assinalar os limites das pessoas abaixo do cargo; 
  • Perseguição: em relação à perseguição organizacional, como assédio, ofensas e afins, que podem contribuir negativamente aos demais colaborar e até mesmo a organização;
  • Comportamento Individual: é caracterizado o comportamento do indivíduo em relação a cultura organizacional ao se enquadrar a companhia; 
  • Comportamento em grupo: por fim, o comportamento em grupo tem como objetivo analisar como os funcionários se comportam em conjunto nas decisões, entre outras.

A importância de analisar o comportamento organizacional

Já imaginou como seria o andamento das atividades da sua organização de balcão refrigerado pequeno ao analisar o comportamento organizacional?

Certamente, ao entender a importância deste conceito e implementar no seu negócio, vai obter melhores desempenhos no geral.

Isso porque permite que os colaboradores tenham os mesmo objetivos da empresa e sigam alinhados para que os resultados sejam alcançados sem impactos negativos.

Além disso, o indivíduo por ter comportamentos ofensivos e, se não analisados, pode prejudicar a corporação.

E ao ter ciência do que acontece na rotina do ambiente de trabalho possibilita também melhorar a gestão  de pessoas na organização.

Portanto, analisar e entender sobre o comportamento organizacional, individual ou em grupo, é de fundamental importância, principalmente para as empresas que sejam o crescimento e resultados positivos.

Para isso é necessário entender os diferentes tipos de comportamento organizacional e propor ações e práticas para que estimule o conceito da melhor forma e os objetivos sejam alcançados.

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments