Artigos

O sucesso deixa pistas

“Eles podem porque pensam que pode”
Virgílio

Você deseja ter sucesso na vida? O que você tem feito para conseguir sucesso na carreira? Trabalha com vendas e quer saber como se tornar um campeão inexorável? Leia esse artigo até o final e conseguirá dicas importantes para vencer.

Via de regra, a pessoa que faz sucesso em algum campo é porque conseguiu dominar a arte de sua profissão. Veja, por exemplo, nos esportes: se há um jogador de futebol que faz sucesso é porque ele dominou a arte de desempenhar boas jogadas e gols. Caso ele seja um goleiro e faz sucesso é porque consegue executar defesas espetaculares. Se você é um consultor de vendas e quer ser o maior vendedor da empresa, no setor de atuação, do Brasil ou mesmo do mundo, poderá fazê-lo se for capaz de desenvolver as técnicas necessárias para se tornar um campeão em vendas.

“O homem é o que ele acredita”
Anton Tchecóv

Mas, esse é o único caminho para alcançar o topo? Não só não é, como também, não é a melhor opção. Será possível lograr uma posição ao topo adotando uma alternativa a qual chamamos de modelagem. E o que significa modelagem? Se você for consultar os dicionários, vai descobrir que modelagem significa operação de modelar, ou seja: reproduzir exatamente como o original.

O que estou tentando explicar é que você tem basicamente duas opções: estudar todo o conteúdo existente na área que você quer desenvolver e criar a sua própria técnica ou então, você copia alguém que já tenha feito isso e aperfeiçoa o seu método.
Bem, não seria eclético fazer algo igual? Saiba que muitos feitos sublimes seguiram esse caminho. Como você acha que os Japoneses conseguiram crescer tanto depois da segunda guerra mundial? Se você acredita que foi investindo em pesquisa de laboratório está redondamente enganado. Saiba que eles agiram com congruência e copiaram tudo que havia de melhor na face da terra e otimizaram.

“Nada se cria tudo se copia”.
Chacrinha

Se você prestar atenção vai descobrir que muitos dos negócios que temos por aqui são cópias fiéis de modelos que funcionam em outros países. Caso você tenha a oportunidade de conhecer a China e ainda um modelo plausível de venda de empadas empregado por lá, certamente se copiá-lo, você terá sucesso se implementá-lo em sua cidade. Já dizia o velho guerreiro: “nada se cria tudo se copia”.

Bom, se sabemos disso, basta encontrar alguém que tenha feito muito sucesso no campo de atuação o qual pretendemos desenvolver e copiá-lo, correto? Exatamente, mas antes temos que tomar alguns cuidados básicos. O primeiro deles é que precisamos saber que não basta copiar, temos que clonar. Isto quer dizer fazer exatamente da mesma forma. Muitas pessoas já tentaram copiar alguém de sucesso. No entanto elas não conseguiram os mesmos resultados porque não tomaram o cuidado de modelar o processo por completo e sim, partes isoladas. Creia: qualquer idéia pensada por um humano poderá ser copiada.

“Uma pessoa com uma crença é igual à força de noventa e nove que só têm interesses”.
John Stuart Mill

Outro aspecto não menos importante para você alcançar o topo diz respeito a crença. Se quisermos modelar com excelência, precisamos aprender a modelar as crenças daqueles que alcançaram excelência. As crenças são responsáveis pelas decisões, escolhas, comportamentos etc. Lembre-se que a história da humanidade é a história da crença humana. As pessoas que mudaram a história – Cristo, Maomé, Einstein entre outros, foram as que mudaram nossa crença. Portanto, o primeiro passo para se copiar um modelo é começar por suas crenças. John Stuart Mill escreveu: “uma pessoa com uma crença é igual à força de noventa e nove que só têm interesses”.

Em resumo: se você for capaz de copiar algo de forma pragmática, seu feito será exaltado, o contrário revelará um infortúnio. Pense nisso e muita sorte.

Evaldo Costa
Escritor, Consultor, Conferencista e Professor.
Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”- www.evaldocosta.com.br. E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com.br.

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of