Artigos

O Tempo Passa Rápido.

Quando estudávamos no colégio ou na universidade, os professores avaliavam nossos conhecimentos e esforços através dos testes e provas que fazíamos. Quando trabalhamos, somos avaliados por nossos chefes às vezes, somos recompensados com promoções, prêmios, aumento de salário ou qualquer outro tipo de gratificação.
E nós como avaliamos a nossa vida?
“O tempo passa rápido”
Varias crises podem ocorrer em qualquer momento de nossa vida. Tem a crise na infância, adolescência, quando nos tornamos jovens, adultos até chegar a velhice.
Essas crises muitas vezes acarretam mudanças. O divórcio, as mudanças de emprego, e qualquer outra que de alguma maneira modifica os rumos de nossa vida.
Para muitos, estas mudanças causam problemas irreparáveis, para outros nem tanto. Temos que avaliar nossas decisões, saber viver com a ideia de que pode ser tarde demais para alcançarmos ou recuperar o tempo perdido, uma escolha mal feita ou mesmo nossas ambições.
Com o tempo começam aparecer as duvidas em torno de nossa idade. Adquirimos alguns pensamentos errados que tendem a nos desvalorizar, abaixo seguem alguns exemplos:
• Desvalorização profissional;
• Sobre o desaparecimento do desejo sexual;
• Insegurança com a aparência física;
• O aparecimento de situações crónicas associadas à idade;
Infelizmente a maioria destes problemas aparecem pela falta de cultura ou pela falta de conhecimento sobre nós mesmos.
Existem casos onde tudo parece perfeito. Pessoas realizadas financeiramente, com boa estabilidade na família, mas que também podem passar por esta mesma crise.
O fato de se atingir o “meio do caminho”, inevitavelmente, nos leva a refletir sobre nós mesmos, quando estamos satisfeitos com a vida que levamos, pois isso implica pensar seriamente sobre a morte. A crise é gerada pela sensação de proximidade com a morte, o que faz as coisas perderem o seu sentido e o respectivo valor.

Como superar uma crise relacionada com o avanço da idade?
• São muitas as supostas verdades que circulam e estão associadas à proximidade dos 50 e 60 anos, e com as quais temos que acabar. Temos que olhar apenas para a nossa própria realidade e assim conseguir libertar da crise associada à mudança de idade. Negar que o tempo passou não resolve nada, pelo contrário, só prolonga o processo.
• Preste mais atenção às coisas que fazem valer a pena envelhecer. Ter uma família ou uma carreira consolidada; ser dono do seu tempo e do seu espaço e poder dispor das coisas ao máximo.
• Sinta a satisfação pessoal por tudo o que fez no passado, já que essa é uma etapa pelo qual todos passam.
• Respire felicidade em todas as coisas que faz diariamente.
• E acredite, este é o momento ideal para começarmos a pensar em nós.
Fique atento, a mudança é uma grande oportunidade para melhorar.
Tenha como objetivo final orientar sua vida para que você possa mudar e melhorar em todas as áreas, e em qualquer idade.

Paulo Victor Yamin
Pvyamin8@gmail.com

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of