Artigos

O Universo Dá Mais Do Mesmo

Sempre que visito minha mãe assisto novela. Gosto de observar o simulacro da vida real que, apesar de exagerado, fomenta algumas reflexões. Nesta semana assisti “Amor à Vida” e gostaria de fazer o recorte de uma personagem bem interessante: a Valdirene, ‘inteligência pura’, interpretada pela atriz Tatá Verneck.

Valdirene é uma moça pobre cuja mãe deseja que ela prospere. Cansada de comer todos os dias o cachorro-quente que a matriarca faz para vender, a jovem busca se dar bem tentando, a todo custo, encontrar um “príncipe” que banque um novo cardápio para toda a família.

Ela é uma moça bonita, mas que não estuda, não trabalha, não investe em si. À sombra da mãe, Valdirene se ilude acreditando que a caça do homem rico vai mudar a sua vida, pois não percebe que ninguém vai valorizá-la antes que ela se valorize.

Após tentativas frustradas, ela acredita que finalmente conseguiu encontrar o milionário. No entanto, tudo não passou de um golpe e a coitada acordou sozinha num motel e – sem dinheiro – teve que pagar a conta do estabelecimento com trabalho.

Dada às devidas proporções, vejo muitas “Valdirenes” sofrendo na vida real, buscando um “príncipe” que a mãe, a sociedade ou alguém idealizou que tem tanto de perfeito quanto de irreal. Para conquistar o impossível, a heroína fora das telas põe máscaras e finge ser alguém que não é e mente demonstrando externamente coisas que não representam o seu íntimo.

O “príncipe de carne e osso” por sua vez, reage àquela imagem dicotômica na mesma moeda e ao mesmo tempo que demonstra certo interesse, despreza e abandona. O resultado, entretanto, não poderia ser diferente, pois quem explora é explorado; quem engana é enganado.

Uma saída para a jovem esfomeada? Cuidar de si, se amar e se respeitar de forma genuína. Como dizem por ai, cuidar das flores do jardim para que atraiam belas borboletas. Não há como dar errado, pois o universo dá mais do mesmo, ou seja, ele nos retorna aquilo que lhe oferecemos. Somente se amando os outros lhe amarão, se cuidando os outros cuidarão de você. Fazendo isso, é apenas questão de tempo para colher o amor.

* Chana Vasco é empresária, relações públicas, com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas é também mestranda em Administração, Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) e Coach. Chana possui dez anos de experiência de mercado nas áreas de comunicação e gestão. Atualmente é diretora de Relacionamentos e Parcerias da Alertse Qualificação Profissional e ministra cursos e palestras em faculdades e empresas. Assista entrevista com Chana Vasco no programa “Mesa de Negócios”, com Inácia Soares: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=fFbCoAq90qohttp://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=fFbCoAq90qo

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of