Artigos

O Vendedor Especialista

Quando empresas se deparam com uma crise, procuram reforçar seus quadros de vendas, acreditando assim ter mais munição para buscar faturamento.

Quando as coisas vão bem, é comum também ver colaboradores opinando do quão “folgados” são os vendedores. Para alguns, esses profissionais trabalham pouco e ganham muito, vivem na rua, com horários flexíveis, ou até ganham para viajar!

É incrível como esse profissional é tão bem, e mal visto ao mesmo tempo. Mas por que isso acontece?

Nova call to action

A atividade de vendas é aquela que mexe diretamente com a vida de todos. Não tem como viver sem comprar, portanto sem o contato com vendas,  criam-se diversas reações e muitas memórias afetivas, agradáveis ou desagradáveis.

Como em toda relação existem polos, complementares ou opositores, não há comprador sem vendedor. Não há algo que queremos sem que tenhamos que buscar, nem coisas que temos a oferecer sem encontrar a quem. É nessa medida que de uma forma ou outra, em algum momento da vida, somos todos vendedores. Saber vender é saber se especializar em seu negócio, ser auto-empregável, ser auto-empreendedor!

Nesse momento você deve estar pensando, é verdade, por isso em alguns momentos da vida perdi algumas boas oportunidades, seja de me vender melhor em novo emprego, ou negociar um aluguel, ou até em não ter mostrado o melhor para alguém que estava interessado.

Nesse momento te pergunto, existe faculdade de Marketing, de Gestão Empresarial… existe de vendas? Não!
Durante muito tempo se acreditou que vender era uma arte, para poucos. Tudo bobagem, qualquer pessoa pode vender, aliás como vimos, todos já vendemos.
O que nos resta é saber o que se encaixa, que produto, serviço e daí em diante todo o processo requer planejamento, conhecimento e plano de ação. Esse é o vendedor especializado, mas ele é vendedor e especializado.

O vendedor (especialista) bem sucedido é aquele que se propõe metas quantitativas consequentes as qualitativas, são polidos, educados e conseguem atingir um excelente controle de ansiedade.
Como atingir? Técnica e treinamento.

0 0 vote
Article Rating

Por: Alexandre Santucci

Alexandre Santucci é palestrante, empresário, escritor, colunista, professor universitário, poeta e ator. Formação em Psicologia, especialista em Marketing e pós-graduado em Artes Cênicas e em Medicina Psicossomática. Professor Universitário (graduação e pós) de diversas cadeiras: Psicologia e Gestão de Pessoas, Vinho e Serviço, Marketing & Vendas, em instituições como SENAC, Anhembi Morumbi, FMU, Espaço Gourmet (Curitiba), dentre outros. Autor dos livros “Sucesso é o Caminho” - Empregabilidade no Século 21 e “Descomplicando o Vinho” (2ª Edição). Para o ano de 2020 um novo livro será editado sob o mesma tema da sua principal palestra “Por Trás da Marca”, essencial aos que desejam que seus produtos e serviços vendam mais a partir da marca pessoal . Contando sua história, exemplos do universo do vinho e da personalidade do rei do Futebol a palestra cria uma atmosfera bem humorada e com conteúdo relevante para o “personal branding” do século 21 no Brasil. Suas palestras levam a plateia refletir e se inspirar ao abordar temas como posicionamento pessoal, exploração dos próprios recursos (bagagem e habilidades), o impacto da mentalidade poderosa e o networking do século 21. Profissional multimídia iniciou sua carreira como vendedor ambulante de coxinhas. Em seus 40 anos dedicados ao trabalho ficou apenas 2 meses desempregado, graças a esse espírito irrequieto, avançando por diversos segmentos do mercado e da vida. A formação em Psicologia e mais três especializações proporcionou grande amplitude de ação e atuação. Um dos principais especialistas em vinhos no país, é o criador do blog de vinhos mais antigo do Brasil “Descomplicando o Vinho”. Especialista em Marketing Estratégico atuou como executivo das mais importantes importadoras de vinhos do Brasil, bem como em grandes redes Hoteleiras e no mercado de Cosméticos. Colunista de jornais e sites versando sobre os assuntos de domínio: vinhos, marketing, vendas, relacionamentos e teatro. Ainda atuou como ator e apresentador de TV e WebTV.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments