Artigos

Offboarding: O que é e qual sua importância?

offboarding

Empresas dos mais variados segmentos, desde um escritório de advocacia a uma fábrica de caixa de papelão, por exemplo, estão cada vez mais focadas em ter um ambiente organizacional favorável, uma vez que o clima é um fator estratégico para os negócios.

E quando se fala em melhoria do ambiente corporativo, uma prática que vem sendo adotada pela área de Recursos Humanos com frequência é o processo de offboarding. 

Nova call to action

Se você nunca ouviu falar sobre esse conceito, venha conosco e descubra o que é a importância da sua implementação. Vamos lá?

O que é offboarding e a sua relevância para as empresas?

Diferente do onboarding, que é o processo de integração de um novo funcionário, no qual ele recebe diferentes orientações, bem como as boas-vindas, o offboarding trata da etapa de desligamento do colaborador, seja por vontade própria do empregado ou por decisão da empresa.

O objetivo do offboarding é que o procedimento de demissão seja o mais fluido, leve e seguro tanto para a organização quanto para o funcionário que será desligado. 

É válido destacar a importância da etapa de desligamento, pois no processo de integração é comum que as organizações foquem em mostrar tudo que a empresa tem a oferecer aos colaboradores, como, por exemplo:

  • Explicar as estratégias da companhia;
  • Ressaltar a cultura organizacional;
  • Mostrar os benefícios;
  • Oportunidades de crescimento;
  • Entre diversos outros.

A importância do processo, é que assim como um onbording, ele ajuda na melhoria da imagem da empresa, fator estratégico para qualquer organização, seja ela B2C ou B2B, como é o caso de empresas que lidam com usinagem de precisão.

Além disso, a implementação de procedimentos de offboarding evita possíveis problemas com os funcionários. Ademais, o processo cria um vínculo mais profundo e transparente que pode culminar na retenção do talento, na situação da demissão ser pedida pelo colaborador.

Outra questão relevante é que o processo ajuda o setor de RH a tomar melhores decisões e estratégias que visem tornar o clima corporativo mais harmonioso.

7 dicas de como adotar o offboarding

  1. Dê feedbacks: na hora da demissão é importante que o colaborador entenda com clareza as razões de sua demissão. Quanto mais direta a exposição dos motivos, mais leve será o processo para ambas as partes.
  2. Reconheça o profissional: além de expor as razões da demissão é relevante também mostrar reconhecimento pelo profissional. 
  3. Pergunte o que pode ser melhorado: uma empresa que atua com um serviço que exige muitas técnicas, como, por exemplo, a instalação de aterramento, pode fazer da ocasião, um momento para coletar dados importantes como a identificação de falhas e melhorias.
  4. Esteja atento a todos os direitos e trâmites trabalhistas: é essencial para evitar conflitos no processo de demissão que a empresa esteja a par de todos os direitos do funcionário.
  5. Informa os times de trabalho: após a demissão, é vital para reduzir os possíveis ruídos negativos, comunicar aos times o desligamento do funcionário.
  6. Organize a transferência de atividades e conhecimentos: para uma boa transição, a organização do processo de transferência das tarefas, bem como do conhecimento do colaborador, é uma prática que reduz futuros problemas.
  7. Tenha empatia: por mais que as razões sejam expostas de maneira bem clara, não é raro que um funcionário demonstre falta de compressão. Nessa situação, se colocar no lugar do colaborador vai ajudar a humanizar o momento.

Ao compreender a importância do offboarding na sua empresa, coloque essas dicas em prática a fim de garantir decisões estratégicas mais assertivas, inclusive, para as próximas contratações de colaboradores de uma determinada equipe.

Se gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar com amigos e continue nos acompanhando para mais conteúdos sobre Recursos Humanos.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

perfil comportamental

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments