Onde Tech Recruiter pode encontrar devs
Por Daniela Santos, Tech Recruiter, Consultora de RH e idealizadora do curso Tech Recruiter: recrutando os melhores talentos na área de tecnologia
Atualmente o cargo de pessoa desenvolvedora é o mais requisitado pelas empresas, no geral. E a pergunta que muitos recrutadores da área de tecnologia da informação (Tech Recruiters) fazem, é: “Quem são, onde vivem, como vivem, o que comem, o que fazem?” – Brincadeiras à parte, muitos Tech Recruiters se perguntam: “onde encontrar devs”, e por isso, fiz esse artigo com intenção de contribuir com a nossa “caçada” pelos melhores talentos na área de tecnologia, através de ferramentas gratuitas.
Não é mais segredo para ninguém que o mercado de tecnologia está muito aquecido, que os profissionais da área recebem dezenas ou centenas de mensagens por dia com convites para participarem de processos seletivos, e que as empresas encontram dificuldades para contratar devs.
Eu, como Tech Recruiter, posso afirmar que isso torna o trabalho dos Tech Recruiters bem desafiador, porque há muitas vagas em aberto e poucos profissionais disponíveis no mercado, sendo necessário buscar ativamente os profissionais e oferecer a vaga ou as vagas que temos em aberto na empresa.
A forma mais assertiva e que gera mais resultados rápidos, considerando o curto prazo para fechamento das vagas que geralmente temos para contratar desenvolvedores, é o hunting (busca ativa), e a ferramenta mais utilizada pelos Tech Recruiters é o LinkedIn. Existem algumas ferramentas de hunting, que são conectadas ao LinkedIn, e no final, voltamos sempre à plataforma como recurso para encontrar as pessoas desenvolvedoras e demais profissionais da área de tecnologia da informação.
Realmente o LinkedIn nos ajuda a encontrar bons talentos para boas empresas, e fechar nossas vagas, mas além do LinkedIn, há outras fontes gratuitas de busca e divulgação, que podem ser ferramentas relevantes em nosso processo de recrutamento e seleção para contratar devs. Veja a seguir algumas:
1. Conheça a comunidade dos Devs
O GitHub é uma plataforma de hospedagem de repositório, que também serve como uma grande comunidade para as pessoas desenvolvedoras (mais outros profissionais de TI), e conta hoje com mais de 50 milhões de pessoas usando a plataforma. No GitHub é possível publicar projetos públicos e privados, e outras pessoas podem ter acesso para contribuírem, copiarem, alterarem o código, gerando compartilhamento de projetos e a colaboração entre a comunidade de devs.
Na plataforma, nós Tech Recruiters, conseguimos criar o nosso cadastro como usuários, fazer hunting pela linguagem, local, empresa, etc. Não conseguimos enviar mensagem pela plataforma, mas normalmente as pessoas devs deixam algumas informações de contato no perfil, ou o link do LinkedIn ou o nome da empresa em que trabalham. Quando não tem nenhuma informação de contato, viramos “detetives” e buscamos o nome da pessoa no LinkedIn – aqui na Payslip Consultoria de Recursos Humanos sempre encontramos as pessoas.
Também é possível divulgar vagas, em repositórios específicos criados para o fim de divulgação de vagas mesmo! Olha que demais! Os repositórios de vagas são divididos por área de atuação (front-end, back-end) ou por tecnologia (linguagem de programação, ou bibliotecas, ou frameworks).
Lá você consegue fazer uma descrição completa da vaga, informando empresa, requisitos obrigatórios e desejáveis, sobre o projeto e forma de se candidatar. As informações do perfil desejado ficam destacadas de forma visual como “etiquetas”, por exemplo: sênior, CLT, São Paulo, 15k, etc., o que facilita a visualização da pessoa dev para se candidatar à nossa vaga.
Ao publicar vagas no GitHub, eu obtive bons resultados de pessoas dentro do perfil que eu estava buscando que se candidataram à vaga, o que normalmente é mais difícil em outras plataformas que já divulguei.
2. Busque no Telegram
O Telegram é um serviço de mensagens instantâneas, disponível em forma de aplicativo que você pode instalar no seu celular e também disponível na versão web. É bem parecido com o WhatsApp. Lá você consegue encontrar grupos públicos buscando pela aba de pesquisa, por palavra-chave, entrar e verificar se é permitido divulgar vagas.
É uma forma de estarmos diretamente conectados aos devs, participando da comunidade de tecnologia. Dica de ouro: preste atenção para não entrar em um grupo que só há tech recruiters – e que ficam enviando mensagens de vagas para outros tech recruiters – Foque em entrar nos grupos de tecnologia mesmo, de determinada linguagem de programação e acompanhar até para ficar por dentro das tendências e novidades da área tech.
3. Faça Networking
Através da sua rede de contatos, você pode receber indicações (de candidatos e de outros Tech Recruiters), por isso, criar e cultivar seu networking é super importante, e muitas vezes facilitará o seu trabalho. Invista tempo e dedicação em conhecer e ajudar as pessoas.
4. Estude as tendências
Eu contei recentemente nas minhas redes (LinkedIn e Instagram) sobre a plataforma Peixe 30, uma nova rede profissional que é uma mistura do LinkedIn com TikTok, já estou por lá. Baixe em seu celular e me siga: danielasantos.rh.
Além da rede Peixe 30, que é muito recente, mas que em breve poderá se tornar mais uma opção de encontrar profissionais da área de tecnologia, indico que estude sobre outras plataformas como: Discord, Twitter e TikTok.
Agora que você já entendeu onde o Tech Recruiter pode encontrar devs, não deixe de baixar nossos modelos de feedback para você tornar o processo seletivo da sua empresa ainda mais qualificado!