Artigos

Onde Tech Recruiter pode encontrar devs

devs

Por Daniela Santos, Tech Recruiter, Consultora de RH e idealizadora do curso Tech Recruiter: recrutando os melhores talentos na área de tecnologia

Atualmente o cargo de pessoa desenvolvedora é o mais requisitado pelas empresas, no geral. E a pergunta que muitos recrutadores da área de tecnologia da informação (Tech Recruiters) fazem, é: “Quem são, onde vivem, como vivem, o que comem, o que fazem?” – Brincadeiras à parte, muitos Tech Recruiters se perguntam: “onde encontrar devs”, e por isso, fiz esse artigo com intenção de contribuir com a nossa “caçada” pelos melhores talentos na área de tecnologia, através de ferramentas gratuitas.

Nova call to action

Não é mais segredo para ninguém que o mercado de tecnologia está muito aquecido, que os profissionais da área recebem dezenas ou centenas de mensagens por dia com convites para participarem de processos seletivos, e que as empresas encontram dificuldades para contratar devs.

Eu, como Tech Recruiter, posso afirmar que isso torna o trabalho dos Tech Recruiters bem desafiador, porque há muitas vagas em aberto e poucos profissionais disponíveis no mercado, sendo necessário buscar ativamente os profissionais e oferecer a vaga ou as vagas que temos em aberto na empresa.

A forma mais assertiva e que gera mais resultados rápidos, considerando o curto prazo para fechamento das vagas que geralmente temos para contratar desenvolvedores, é o hunting (busca ativa), e a ferramenta mais utilizada pelos Tech Recruiters é o LinkedIn. Existem algumas ferramentas de hunting, que são conectadas ao LinkedIn, e no final, voltamos sempre à plataforma como recurso para encontrar as pessoas desenvolvedoras e demais profissionais da área de tecnologia da informação.

Realmente o LinkedIn nos ajuda a encontrar bons talentos para boas empresas, e fechar nossas vagas, mas além do LinkedIn, há outras fontes gratuitas de busca e divulgação, que podem ser ferramentas relevantes em nosso processo de recrutamento e seleção para contratar devs. Veja a seguir algumas:

1. Conheça a comunidade dos Devs

O GitHub é uma plataforma de hospedagem de repositório, que também serve como uma grande comunidade para as pessoas desenvolvedoras (mais outros profissionais de TI), e conta hoje com mais de 50 milhões de pessoas usando a plataforma. No GitHub é possível publicar projetos públicos e privados, e outras pessoas podem ter acesso para contribuírem, copiarem, alterarem o código, gerando compartilhamento de projetos e a colaboração entre a comunidade de devs.

Na plataforma, nós Tech Recruiters, conseguimos criar o nosso cadastro como usuários, fazer hunting pela linguagem, local, empresa, etc. Não conseguimos enviar mensagem pela plataforma, mas normalmente as pessoas devs deixam algumas informações de contato no perfil, ou o link do LinkedIn ou o nome da empresa em que trabalham. Quando não tem nenhuma informação de contato, viramos “detetives” e buscamos o nome da pessoa no LinkedIn – aqui na Payslip Consultoria de Recursos Humanos sempre encontramos as pessoas.

Também é possível divulgar vagas, em repositórios específicos criados para o fim de divulgação de vagas mesmo! Olha que demais! Os repositórios de vagas são divididos por área de atuação (front-end, back-end) ou por tecnologia (linguagem de programação, ou bibliotecas, ou frameworks).

Lá você consegue fazer uma descrição completa da vaga, informando empresa, requisitos obrigatórios e desejáveis, sobre o projeto e forma de se candidatar. As informações do perfil desejado ficam destacadas de forma visual como “etiquetas”, por exemplo: sênior, CLT, São Paulo, 15k, etc., o que facilita a visualização da pessoa dev para se candidatar à nossa vaga. 

Ao publicar vagas no GitHub, eu obtive bons resultados de pessoas dentro do perfil que eu estava buscando que se candidataram à vaga, o que normalmente é mais difícil em outras plataformas que já divulguei.

2. Busque no Telegram

O Telegram é um serviço de mensagens instantâneas, disponível em forma de aplicativo que você pode instalar no seu celular e também disponível na versão web. É bem parecido com o WhatsApp. Lá você consegue encontrar grupos públicos buscando pela aba de pesquisa, por palavra-chave, entrar e verificar se é permitido divulgar vagas.

É uma forma de estarmos diretamente conectados aos devs, participando da comunidade de tecnologia. Dica de ouro: preste atenção para não entrar em um grupo que só há tech recruiters – e que ficam enviando mensagens de vagas para outros tech recruiters – Foque em entrar nos grupos de tecnologia mesmo, de determinada linguagem de programação e acompanhar até para ficar por dentro das tendências e novidades da área tech.

Faça parte da maior comunidade de RH da América Latina

telegram rh portal

3. Faça Networking

Através da sua rede de contatos, você pode receber indicações (de candidatos e de outros Tech Recruiters), por isso, criar e cultivar seu networking é super importante, e muitas vezes facilitará o seu trabalho. Invista tempo e dedicação em conhecer e ajudar as pessoas.

4. Estude as tendências

Eu contei recentemente nas minhas redes (LinkedIn e Instagram) sobre a plataforma Peixe 30, uma nova rede profissional que é uma mistura do LinkedIn com TikTok, já estou por lá. Baixe em seu celular e me siga: danielasantos.rh.

Além da rede Peixe 30, que é muito recente, mas que em breve poderá se tornar mais uma opção de encontrar profissionais da área de tecnologia, indico que estude sobre outras plataformas como: Discord, Twitter e TikTok.

Agora que você já entendeu onde o Tech Recruiter pode encontrar devs, não deixe de baixar nossos modelos de feedback para você tornar o processo seletivo da sua empresa ainda mais qualificado!

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH