logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Carreira e Negócios > Tech Recruiters: confira a carreira em alta na Era Digital

Sumário

Tech Recruiters: confira a carreira em alta na Era Digital

Com a crescente demanda por profissionais de tecnologia, os Tech Recruiters se destacam como uma área das mais promissoras do mercado de trabalho.

Tech Recruiter está entre as profissões dentro da área de Recursos Humanos que mais tem vagas em aberto e melhor remuneração. Veja neste artigo como o mercado está favorecido para tech recruiters.

De acordo com a lista anual divulgada pelo LinkedIn, a profissão de tech recruiter (recrutador especializado na área de tecnologia da informação) está entre as 25 profissões que mais tiveram demanda entre 2017 e 2021, inclusive ocupa o primeiro lugar na lista, demonstrando que podemos esperar muitas oportunidades no mercado de trabalho em 2022 para tech recruiters.

O mercado de trabalho para recrutadores de tecnologia da informação está superaquecido, havendo muitas vagas em aberto e poucos profissionais qualificados com a experiência necessária, ou seja, os tech recruiters estão vivendo a mesma situação que os profissionais da área de tecnologia da informação: escassez de mão de obra.

Desta forma, as empresas que querem evoluir, precisam abrir programas de formação e dar oportunidades para as pessoas que não têm experiência anterior.

Um ótimo canal para você acompanhar as oportunidades da área é o LinkedIn. Há algumas empresas que estão abrindo programas de treinamentos e formação para novos recrutadores de TI e existem diversas vagas em aberto para estágio e nível junior.

Vale destacar que por ser uma área com alta visibilidade e em crescimento contínuo, muitas pessoas querem migrar suas carreiras para Tech Recruitment e acabam não se preparando adequadamente, sem procurar se qualificar e estudar a área, o que resulta em mão de obra desqualificada. Por isso, se você quer saber se essa carreira é para você, separei abaixo algumas dicas.

O que faz um Tech Recruiter?

Um Tech Recruiter é um profissional especializado em recrutamento e seleção de talentos para empresas de tecnologia. As principais responsabilidades da função incluem:

curso de plano de carreira na Escola de Pessoas
  • Compreender as necessidades das empresas: definir o perfil ideal de candidato para cada vaga, levando em consideração as habilidades técnicas, experiência e cultura organizacional.
  • Sourcing de candidatos: buscar candidatos qualificados através de diferentes canais, como plataformas online, redes sociais, eventos e networking.
  • Triagem de currículos: avaliar currículos e selecionar os candidatos que melhor se encaixam na vaga.
  • Realização de entrevistas: conduzir entrevistas individuais e em grupo para avaliar as habilidades e competências dos candidatos.
  • Avaliação de candidatos: analisar os resultados das entrevistas e testes, e recomendar os candidatos mais adequados para a vaga.
  • Acompanhamento do processo: manter contato com os candidatos durante todo o processo de recrutamento, desde a triagem até a integração na empresa.

Benefícios da Carreira de Tech Recruiters

O mercado de Tech Recruiters está em expansão, com uma demanda crescente e alto potencial de crescimento profissional. Essa profissão oferece salários atrativos e benefícios compatíveis com o mercado de tecnologia.

Além de proporcionar flexibilidade, permitindo trabalhar remotamente ou em regime híbrido para conciliar vida pessoal e profissional.

Com diversas oportunidades de desenvolvimento contínuo e aprimoramento de habilidades, os Tech Recruiters têm um impacto significativo no sucesso das empresas e no desenvolvimento da área de tecnologia.

Oportunidades na Área de TI

Entenda os sinais da produtividade tóxica na empresa!

As oportunidades para Tech Recruiters são vastas e abrangem diversos setores da área de TI, como:

  • Desenvolvimento de software: empresas que desenvolvem softwares, aplicativos e websites.
  • Startups: empresas em fase inicial de crescimento que buscam profissionais inovadores e ágeis.
  • Fintechs: empresas que oferecem serviços financeiros inovadores e disruptivos.
  • E-commerce: plataformas online de venda de produtos e serviços.
  • Indústrias: empresas que integram soluções tecnológicas em seus processos produtivos.
  • Consultorias: empresas que oferecem serviços de consultoria em tecnologia para outras empresas.

Habilidades Essenciais para o Sucesso

Conhecimento técnico é fundamental, abrangendo diversas áreas da tecnologia, linguagens de programação, frameworks e ferramentas.

Além disso, habilidades de recrutamento e seleção são essenciais, incluindo domínio de técnicas de sourcing, triagem de currículos, condução de entrevistas e avaliação de candidatos.

A comunicação eficaz é imprescindível para interagir com diferentes públicos, desde candidatos técnicos até líderes de equipe e CEOs.

O pensamento estratégico é crucial, permitindo entender as necessidades das empresas e identificar os candidatos ideais que se encaixam na cultura e nos objetivos da organização. Por fim, ter uma rede de contatos sólida na área de tecnologia é importante para facilitar a busca por candidatos qualificados.

O que é preciso para ter uma comunicação eficaz? Aprenda técnicas e ferramentas para se comunicar de forma eficaz em diferentes situações.

A carreira dos tech recruiters não é para você

Não é para você que sempre enxerga um obstáculo em cada dificuldade;

Não é para você que não gosta de estudar;

Não é para você que não tem determinação;

Não é para você que não gosta de tecnologia;

Não é para você que não gosta de recrutamento e seleção;

Não é para você que desiste rápido.

A carreira de tech recruiter é sim para você

É para você que gosta de se atualizar e estudar;

É para você que tem dedicação e sabe que sua carreira depende de suas próprias ações;

É para você que tem organização;

É para você que gosta de tecnologia;

É para você que gosta de pessoas;

É para você que tem boa comunicação;

É para você que quer aprender e aplicar técnicas de vendas e negociação;

É para você que quer evoluir constantemente.

O primeiro passo para ser Tech Recruiter é acreditar em você, acreditar em seu potencial. Depois disso, você precisa estudar e acompanhar as tendências.

Para iniciar como Tech Recruiter você não precisa ter experiência: você precisa ter coragem, foco e determinação!

Você pode começar atuando como Tech Recruiter hoje mesmo, se já se sente confortável! Basta se inscrever em plataformas como recrutador parceiro. Já mostrei na página do meu Instagram (@danielasantos.rh) como fazer o cadastro e tem vídeo no meu canal do YouTube com mais informações. Confira a seguir como ingressar no mercado de tech recruiters! 

Muitos alunos do meu curso Tech Recruiter: recrutando os melhores talentos na área de tecnologia, começaram atuando de forma autônoma, alguns sendo parceiros em projetos que eu coordeno, e hoje já estão inseridos no mercado de trabalho.

Outros alunos do curso se envolveram com a comunidade de tecnologia, fizeram networking, participaram de entrevistas para posições fixas em empresa e conseguiram a primeira oportunidade como CLT ou PJ.

Recentemente fiz uma pesquisa salarial na qual identifiquei que:

– A maioria das pessoas atua há menos de 1 ano como Tech Recruiter;

– A maioria das pessoas tem nível junior;

– A maioria das pessoas recebe entre R$ 2.000 e R$ 4.000 por mês;

– Mais de 75% atuam em modelo 100% remoto.

Então se você se identifica com o perfil para a posição de Tech Recruiter, aproveite que o mercado está aquecido para procurar se especializar e conseguir sua primeira oportunidade na área.

Lembre-se desta frase que eu sempre falo: Ser Tech Recruiter não é sobre tudo que você sabe, mas sim sobre tudo que você é capaz de aprender.

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Tech Recruiter, Consultora de RH e idealizadora do curso Tech Recruiter: recrutando os melhores talentos na área de tecnologia. Profissional da área de Recursos Humanos há mais de 10 anos, Tech Recruiter e Consultora de RH, com especialização em gestão estratégica de pessoas e psicologia organizacional.
Assine a nossa Newsletter