Artigos

Mercado de trabalho e oportunidades para Tech Recruiters

tech recruiters

Por Daniela Santos, Tech Recruiter, Consultora de RH e idealizadora do curso Tech Recruiter: recrutando os melhores talentos na área de tecnologia

Tech Recruiter está entre as profissões dentro da área de Recursos Humanos que mais tem vagas em aberto e melhor remuneração. Veja neste artigo como o mercado está favorecido para tech recruiters.

Nova call to action

De acordo com a lista anual divulgada pelo LinkedIn, a profissão de tech recruiter (recrutador especializado na área de tecnologia da informação) está entre as 25 profissões que mais tiveram demanda entre 2017 e 2021, inclusive ocupa o primeiro lugar na lista, demonstrando que podemos esperar muitas oportunidades no mercado de trabalho em 2022 para tech recruiters.

O mercado de trabalho para recrutadores de tecnologia da informação está superaquecido, havendo muitas vagas em aberto e poucos profissionais qualificados com a experiência necessária, ou seja, os tech recruiters estão vivendo a mesma situação que os profissionais da área de tecnologia da informação: escassez de mão de obra.

Desta forma, as empresas que querem evoluir, precisam abrir programas de formação e dar oportunidades para as pessoas que não têm experiência anterior.

Um ótimo canal para você acompanhar as oportunidades da área é o LinkedIn. Há algumas empresas que estão abrindo programas de treinamentos e formação para novos recrutadores de TI e existem diversas vagas em aberto para estágio e nível junior.

Vale destacar que por ser uma área com alta visibilidade e em crescimento contínuo, muitas pessoas querem migrar suas carreiras para Tech Recruitment e acabam não se preparando adequadamente, sem procurar se qualificar e estudar a área, o que resulta em mão de obra desqualificada. Por isso, se você quer saber se essa carreira é para você, separei abaixo algumas dicas.

A carreira dos tech recruiters não é para você

Não é para você que sempre enxerga um obstáculo em cada dificuldade;

Não é para você que não gosta de estudar;

Não é para você que não tem determinação;

Não é para você que não gosta de tecnologia;

Não é para você que não gosta de recrutamento e seleção;

Não é para você que desiste rápido.

A carreira de tech recruiter é sim para você

É para você que gosta de se atualizar e estudar;

É para você que tem dedicação e sabe que sua carreira depende de suas próprias ações;

É para você que tem organização;

É para você que gosta de tecnologia;

É para você que gosta de pessoas;

É para você que tem boa comunicação;

É para você que quer aprender e aplicar técnicas de vendas e negociação;

É para você que quer evoluir constantemente.

O primeiro passo para ser Tech Recruiter é acreditar em você, acreditar em seu potencial. Depois disso, você precisa estudar e acompanhar as tendências.

Para iniciar como Tech Recruiter você não precisa ter experiência: você precisa ter coragem, foco e determinação!

Você pode começar atuando como Tech Recruiter hoje mesmo, se já se sente confortável! Basta se inscrever em plataformas como recrutador parceiro. Já mostrei na página do meu Instagram (@danielasantos.rh) como fazer o cadastro e tem vídeo no meu canal do YouTube com mais informações. Confira a seguir como ingressar no mercado de tech recruiters! 

Muitos alunos do meu curso Tech Recruiter: recrutando os melhores talentos na área de tecnologia, começaram atuando de forma autônoma, alguns sendo parceiros em projetos que eu coordeno, e hoje já estão inseridos no mercado de trabalho.

Outros alunos do curso se envolveram com a comunidade de tecnologia, fizeram networking, participaram de entrevistas para posições fixas em empresa e conseguiram a primeira oportunidade como CLT ou PJ.

Recentemente fiz uma pesquisa salarial na qual identifiquei que:

– A maioria das pessoas atua há menos de 1 ano como Tech Recruiter;

– A maioria das pessoas tem nível junior;

– A maioria das pessoas recebe entre R$ 2.000 e R$ 4.000 por mês;

– Mais de 75% atuam em modelo 100% remoto.

Então se você se identifica com o perfil para a posição de Tech Recruiter, aproveite que o mercado está aquecido para procurar se especializar e conseguir sua primeira oportunidade na área.

Lembre-se desta frase que eu sempre falo: Ser Tech Recruiter não é sobre tudo que você sabe, mas sim sobre tudo que você é capaz de aprender.

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH