Artigos

Os Recursos para o desenvolvimento organizacional através da gestão de pessoas

Desenvolvimento organizacional compreende vários fatores, desde uma contratação, até um bom plano de cargos e salários. Acertar nas contratações nem sempre é possível. Mas existem muitos meios que potencializam os acertos. Conhecer e estipular o que cada cargo fará, definir um método e programa eficaz de contratação e avaliação de desempenho são alguns deles.

Diversas são as organizações e empresas deficientes nesses pontos. Os colaboradores precisam frequentemente de informações e feedback sobre o seu comportamento e suas atividades. Não basta crer que contratou certo, o trabalho é contínuo e para sempre, enquanto houver vínculo.

O desenvolvimento organizacional está diretamente ligado ao conhecimento e aperfeiçoamento de seus funcionários. Pessoas capacitadas, envolvidas e motivadas são mais produtivas e engajadas. Não basta buscarmos experiência, é preciso conhecer os diferenciais de cada indivíduo e potencializar essas qualidades para o desenvolvimento pessoal e da organização.

Nova call to action

Está diretamente ligada ao setor de recursos humanos, com o auxílio de lideres e gestores, a responsabilidade por buscar e proporcionar o desenvolvimento pleno dos funcionários de acordo com as suas individualidades, diferenciais e qualidades. É impossível e inviável aplicar a mesma metodologia e meios de desenvolvimento esperando os mesmos resultados.

Um trabalho constante com levantamento de informações de várias fontes, metas estipuladas, objetivos profissionais e pessoais aliados aos organizacionais, podem ser bons meios de estruturar formas de avaliação do desenvolvimento de cada indivíduo.

Investir em educação e treinamentos internos são iniciativas que contribuem muito no desenvolvimento e crescimento. Embora algumas empresas veem isso como custos, educar e preparar, da forma correta, com acompanhamento, levantamento das reais necessidades e verificação da eficácia e aplicabilidade, podem garantir e comprovar que o investimento é necessário e concreto na sua eficácia.

Vários outros meios também podem ser associados ao desenvolvimento, tais como: programas de benefícios, programas de ideias, programa do 5 s, treinamentos para lideranças, envolvimento dos colaboradores em decisões, pesquisa de clima organizacional, pesquisa de qualidade de vida no trabalho, entre outros.

Muitos são os meios de envolver e desenvolver os colaboradores, porém, deve ser encarado como um trabalho bem estruturado e contínuo para que seja efetivo e aplicável e com o apoio e incentivo da direção, para que, como um todo e com o empenho de cada um com suas diferenças e qualidades, o desenvolvimento organizacional seja alcançado.

 

planejamento-estrategico

3 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH