Artigos

Como criar um pacote de benefícios atraente?

pacote de benefícios

Oferecer um bom pacote de benefícios é fundamental para atrair e reter talentos para a sua empresa. No entanto, essa estratégia precisa ser muito bem construída e otimizada de acordo com cada empresa. 

O cenário atual, caracterizado pela pandemia de Covid-19, modificou a forma como os colaboradores lidam com os benefícios corporativos. Para ter sucesso na hora de montar um pacote de benefícios, a empresa precisa avaliar a rotina dos colaboradores e se atentar se os benefícios escolhidos fazem sentido ou não. 

Nova call to action

Uma dica boa na hora de montar um pacote de benefícios é revisar a estratégia de tempos em tempos. Afinal, podem surgir novas opções de benefícios, e o interesse da equipe também pode mudar.

Se você tem dúvidas sobre como montar o pacote de benefícios, continue a leitura e confira as dicas que preparamos!

O que é um pacote de benefícios?

Um pacote de benefícios é um compilado de benefícios corporativos que são oferecidos para os colaboradores além do salário. Eles podem ser de diversas categorias: saúde, alimentação, educação, maternidade, entre outros.

Vale ressaltar que um bom pacote não é aquele que possui de tudo, mas sim aquele que supre com o que faz sentido para o contexto da empresa e seus colaboradores.

Benefícios como o vale-transporte e o FGTS são obrigatórios por lei; os demais são opcionais. No entanto, empresas que buscam se destacar vão muito além disso, oferecendo os mais diversos tipos de vantagens aos seus colaboradores. 

Um pacote de benefícios atraente pode trazer inúmeras vantagens para as empresas, principalmente quando o assunto é atração e retenção de talentos

Por isso é importante que as empresas se atentem às tendências de mercado e busquem por soluções inovadoras que gerem melhoria na vida dos colaboradores. 

Vale dizer que os benefícios corporativos não podem ser pagos em dinheiro. Se isso acontecer, a empresa está sujeita a multas e punições.

Vantagens de montar pacote de benefícios?

São diversas as vantagens de oferecer um bom pacote de benefícios aos colaboradores da sua empresa. Confira! 

Aumento na motivação e engajamento dos colaboradores

Funcionários que não sentem motivação no trabalho, não entregam o melhor de si e também não engajam com a organização. 

Pode parecer simples, mas um cartão de benefícios pode ser um grande fator para que alguns funcionários se sintam mais felizes em seus cargos.

Leia também: Motivação, chama incessante para trilhar o caminho do sucesso

Aumento na produtividade do time

Quando os colaboradores são motivados, os resultados na produtividade são explícitos.

Oferecer um bom salário não é garantia de motivação. Os benefícios quando são personalizados, e levam em conta as necessidades dos funcionários, podem ser atrativos e eficientes na motivação das equipes. 

Quando o colaborador enxerga os benefícios como um atrativo ou um motivo para trabalhar, certamente eles se sentirão motivados e apresentarão um aumento na produtividade. 

Diminuição do turnover 

Boa remuneração, motivação e um pacote de benefícios atraente são fatores fundamentais para reter e fortalecer o vínculo com colaboradores. Consequentemente, ajuda a reduzir a rotatividade de pessoas.  

Em uma pesquisa realizada pelo Insper, 90% dos entrevistados afirmaram que os benefícios são o principal fator de motivação para permanecerem em uma empresa. 

Vale ressaltar que a escolha dos benefícios não deve se ater apenas às ofertas básicas do mercado como o vale alimentação ou vale refeição. É importante ser criativo e levar em conta as necessidades dos funcionários na hora de montar um bom pacote de benefícios. 

Atração de talentos

Os novos talentos que estão no mercado não consideram apenas um bom salário na hora de se candidatarem para uma vaga de emprego. Eles estão em busca de qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho.

Sendo assim, um bom pacote de benefícios é um instrumento essencial para atrair e reter bons profissionais. 

Melhora na saúde dos funcionários

Um pacote de benefícios bem construído contribui para que o colaborador possa cuidar da saúde. 

Os cuidados podem ser através de uma alimentação balanceada, consultas médicas, convênios com farmácias, cuidados com a saúde mental e até prática de atividades físicas. 

Ao ter acesso aos benefícios de saúde, o colaborador ganha subsídios para cuidar de si. 

Tipos de benefícios oferecidos

Os benefícios oferecidos pelas empresas são vantagens que vão além do salário do colaborador. Esses benefícios podem ser oferecidos de diferentes maneiras e formatos, dependendo da cultura organizacional e dos valores da empresa. 

Os benefícios mais oferecidos pelas empresas são:

  • Vale-transporte;
  • Vale-alimentação e/ou refeição;
  • Cesta básica;
  • Plano de saúde,
  • Convênio odontológico;
  • PLR (Programa de Participação nos Lucros e Resultados);
  • Auxílio-creche;  

 Entretanto, o mercado de trabalho está mudando e as empresas estão repensando a forma de oferecer benefícios aos seus colaboradores. 

Muitas organizações estão buscando conhecer mais os seus colaboradores para que os benefícios oferecidos atendam às suas necessidades de forma personalizada. Elas estão saindo do básico e oferecendo benefícios flexíveis, ferramenta que atende às novas necessidades e desejos do profissional atual. 

Mas afinal, o que são benefícios flexíveis? 

Benefícios flexíveis são pacotes de benefícios que podem ser personalizados de acordo com a realidade das empresas. Esse formato vem se tornando uma tendência no mundo todo e mostra que as empresas estão se importando cada vez mais com os seus colaboradores.

Os benefícios flexíveis ou beneflex são mais amplos e com opções menos corriqueiras, como incentivos educacionais, saldo para ser utilizado em farmácias, aplicativos de mobilidade e cultura.

Esse tipo de benefício surge para renovar a política de benefícios corporativos, garantindo mais liberdade e poder de escolha para empresas e colaboradores. 

Um ótimo exemplo de beneflex é a Eva Card, um cartão de benefícios flexíveis cujo propósito é levar segurança, transparência e facilidade para empresas e colaboradores. A Eva possui 8 categorias de benefícios (alimentação, refeição, cultura, saúde, transporte, combustível, educação e saldo livre) e tem custo zero para contratar. 

Como oferecer um pacote de benefícios atraente?

Não existe nenhuma fórmula para seguir na hora de montar um bom pacote de benefícios para seus colaboradores. Mas é importante seguir algumas dicas para que você entenda o cenário e também seus colaboradores. Confira!

Compare o mercado

Fazer um benchmarking te ajuda a entender o que as outras empresas estão oferecendo para os colaboradores.

Isso é uma forma de se tornar mais competitivo na hora de atrair talentos para a sua empresa. 

Fale com os seu colaboradores

A maneira mais efetiva de saber o que seus colaboradores querem é falando diretamente com eles. Peça feedbacks, faça pesquisas de opinião sobre os benefícios oferecidos, entenda a rotina deles e leve em consideração todas as informações obtidas. Assim ficará mais fácil montar um pacote de benefícios mais atrativo. 

Leia também: O que é pesquisa eNPS?

Seja relevante

Para que o pacote de benefícios seja atrativo, todos os benefícios oferecidos devem fazer sentido com a cultura da empresa e também com as necessidades dos seus colaboradores. Evite colocar benefícios apenas para fazer volume no pacote. 

Ou seja, ofereça benefícios que os funcionários realmente farão o uso. 

Conte com a ajuda de uma empresa especializada

Contar com uma empresa especializada em gestão de RH pode te ajudar e muito na hora de montar um pacote de benefícios para seus colaboradores. Esse tipo de serviço te ajuda a entender melhor os tipos de benefícios e as vantagens de cada um deles. 

Afinal, esses profissionais estão inseridos nas rotinas de RH e conseguem enxergar um panorama geral dos Recursos Humanos

Quais benefícios oferecer? 

Existem diversas opções de benefícios para compor um pacote mais atrativo. Mas é preciso deixar claro que se o modelo de contratação da sua empresa for CLT, existem benefícios obrigatórios por lei que você precisa oferecer. Como por exemplo:

  • FGTS
  • Férias
  • Décimo terceiro
     
  • Auxílio transporte 

Além dos benefícios obrigatórios, existem uma série de outros incentivos muito bem vistos pelos colaboradores que você pode oferecer no seu pacote de benefícios. 

São eles:

  • Vale alimentação
  • Vale refeição
  • Auxílio saúde
  • Vale cultura 
  • Convênio com farmácias 
  • Auxílio educação
  • Vale transporte ou combustíve
  • Auxílio home office

Leia também: Gestão de equipes em home office: O que a sua empresa tem feito para reaproximar os times?

O melhor benefício que você pode oferecer para um colaborador é a liberdade para ele usar os benefícios corporativos como e onde quiser. 

Através de um cartão de benefícios flexíveis, os colaboradores têm todas as categorias de benefícios num só cartão, podendo utilizar o mesmo cartão para pagar uma plataforma de cursos online ou pagar farmácias. Assim, cabe às pessoas utilizarem conforme suas realidades, o que gera comodidade e facilidade para os colaboradores e os RHs.

Entenda mais sobre pacote de benefícios e aprenda mais sobre a gestão de benefícios.

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments