Compliance trabalhista: ferramenta para prevenção de riscos

O Compliance Trabalhista é uma ferramenta criada para estabelecer e garantir a responsabilização tanto civil quanto administrativa de qualquer empresa.

Ele é aplicado quando há prejuízos causados em virtude de práticas ilegais por parte de funcionários ou representantes.

Estar dentro das normas da legislação do Estado e de acordo com as normas de conduta, são situações que diferenciam as organizações perante os mercados em que atuam, fazendo com que se tornem ainda mais competitivas.

Sendo assim, para padronizar as regras de conduta, é fundamental a governança corporativa nas empresas públicas e privadas.

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Ações preventivas da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, foi aprovada em 2018 e, após ser alterada por uma medida provisória, entrará em vigor a partir de agosto de 2020.

Inédita no Brasil, a ela se aplica a dados coletados tanto em meios físicos quanto digitais, nas esferas públicas e privadas e se burladas, prevê sanções e multas aos infratores.

Sua principal função é determinar como as empresas deverão fazer o tratamento dos dados dos brasileiros.

Em outras palavras, estabelecer parâmetros de como esses dados devem ser coletados, armazenados, processados e destruídos.

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Como melhorar o centro de serviços compartilhados

O Centro de Serviços Compartilhados (CSC) é uma estrutura com o propósito de centralizar todas as informações em uma organização.

Seu principal objetivo é garantir agilidade em todos os processos que podem ser padronizados, uma vez que agilizar tais processos é uma meta que norteia os setores das maiores empresas do mundo.

Afinal, para que os esforços realmente tragam lucro e possam ter total atenção, é preciso otimizar as pequenas atividades.

Desse modo, o centro de serviço compartilhados vêm sendo cada vez mais adotado, por mostrar real eficiência no atendimento interno.

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Dúvidas mais comuns sobre custos e orçamento empresarial

Custos e Orçamento empresarial são dois conceitos que andam lado a lado e se complementam quando falamos em saúde financeira de uma empresa.

O Orçamento Empresarial é o ato de planejar, estimar as despesas, investimentos, ganhos e os custos de um período futuro.

Já que é impossível que uma empresa se sustente sem manter esse orçamento, seu principal objetivo é estabelecer as metas e objetivos do período.

Desse modo é possível acompanhar o processo, comparar os resultados e sobretudo tomar ações preventivas se necessário.

Assim sendo, dentro do orçamento há uma parte muito importante chamada custo. Entenda o que ele significa.

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