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Para Vender Mais…


Chega de discurso! Às
vezes parece mais com o mundo do faz-de-conta esta história de encantar
clientes.

Conheço empresas que se
dizem TOP de encantamento e que não fazem absolutamente nada que presta pelos
seus clientes.

É sério! Tente listar aí
o que você tem feito para encantar o seu cliente.

Mas, por favor, não me
venha com coisas inexpressivas. Basta! Ninguém suporta mais a história da
central de atendimentos ou do departamento de queixas e sugestões. Sim, falo
exatamente daquele que mais serve para irritar o cliente.

É, exatamente aquele que
se especializou em deixar o cliente aguardando por horas a fio, com a cara de
babaca.

Agora é para valer: vai
VENDER MAIS  quem souber despertar desejos no cliente com um toque de mágica,
quem souber tirar o cliente da toca. Quem souber tudo sobre o que ele deseja e
o que não deseja.

Acima de tudo, VAI VENDER
MAIS quem souber transformar idéias em coisas concretas. VAI VENDER MAIS quem
passar a trabalhar com o foco no cliente.

As diretrizes
organizacionais devem ser definidas de acordo com o cenário que é
descortinado pelo mercado. Não há mais imposição de coisa alguma, sob pena
de vir a quebrar a cara e cometer a insensatez de reclamar de todos, até de
Deus.

É o futuro sendo puxado
para o momento presente. É a imaginação valendo mais do que a tecnologia.

É o algo mais valendo mais
que o produto.

Creio que fica claro que,
antes de se querer estender o tapete vermelho para o cliente, deva-se procurar
saber se o seu cliente gosta de tapete vermelho.

Produto, qualidade,
atendimento, localização, jogo aberto e muito mais são importantes, desde
que estejam em sintonia com o jeito e o desejo do cliente.

Tenho visto excessiva
preocupação com as ações da concorrência. Seria esta uma estratégia
inteligente? Quem foi que te disse que a concorrência está certa?

Sem dúvidas, a maior
preocupação deve ser com o cliente, com o que de fato ele quer ou não quer.

Puxa! Incentive o cliente a
falar de você, mesmo que seja mal. Queira aprender com ele.

Mas não se impressione com
as respostas. Avalie quem de fato estará dando a opinião. Aprenda a tirar as
lições e siga o seu rumo, valorizando cada vez mais os clientes que você
quer manter.

Mude tudo. Reconstrua uma
empresa que tenha o foco voltado para o cliente precioso, pois só assim você
conseguirá erguer um trono voltado para as necessidades dele.

Só assim você poderá
individualizar as suas ações e tratá-lo como usuário fiel, que quer e pode
pagar pelo seu produto.

Passe a agir como um caçador,
que sabe farejar o perfume do cliente. Aprenda a fazer tudo como se fosse pela
última vez.

 

José Carlos Silva

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