Artigos

Passe um pente fino na sua carreira e ajuste a sua performance profissional

Estrategista da FGV propõe 5 comportamentos para alcançar mais resultados

Você já pensou em fazer um ajuste fino na sua carreira ou na empresa onde trabalha?

Os físicos no mundo inteiro discutem o conceito do “Ajuste Fino do Universo”. Segundo os estudiosos, a vida na terra é resultado de equações e números tão precisos nas leis da física, que a mínima oscilação tornaria impossível a existência da vida neste planeta. Trazendo para o nosso dia a dia, o “ajuste fino” é buscar o grau mais alto na performance profissional. Mas como chegar a isso?

Nova call to action

O professor de MBA da FGV Management, Luciano Salamacha, usa o conceito de Ajuste Fino para falar sobre gestão de empresas e carreira. Para ele, na linguagem corporativa o ajuste fino significa elevar ao grau máximo o resultado de um trabalho.

Luciano Salamacha, dá 5 passos para que você mesmo faça o seu “Ajuste Fino”:

  1. Planeje os melhores resultados utilizando os recursos necessários. Ainda que eles nem estejam disponíveis. Claro, o leitor deve estar pensando: mas como usar o que não tem? Às vezes, um pedido para a pessoa certa é o necessário para fazer acontecer. Muitas pessoas erram ao pensar que os resultados serão necessariamente baixos, por terem poucos recursos à mão. Para não cometer este erro, nivele sempre por cima. Não planeje a partir das restrições e não insista naquilo que não é viável.
  2. Racionalize. Diminua os recursos para buscar fazer mais com menos. Tente manter os resultados na escassez ou trabalhe duro para que haja uma pequena variação de qualidade, apesar de uma grande economia de recursos. Mergulhando nos processos irá encontrar pontos evidentes de melhoria da sua performance ou a da sua equipe. Sempre observe, entenda, gerencie os resultados e proponha mudanças.
  3. Avalie. Pondere-se, ao dividir ou compartilhar esses resultados, haverá ganhos. Hoje, as parcerias, em muitos casos, têm sido uma saída saudável para empresas. Não é por acaso que grandes empresas têm se unido para operar juntas. Diminua os riscos e aumente o foco da equipe em resultados parciais que vão compor o todo mais eficaz. Fora a troca de experiências que enriquece a todos.
  4. Potencialize. Muita gente acha básico demais, não faz e pula uma ou mais fases do processo. Aqui cabe um alerta! Quando você quer atingir o máximo de desempenho numa atividade, lembre-se de que deve seguir todos os passos. Crie uma espécie de ritual para potencializar suas ações e não ceder à tentação de pular fases, achando que com isso vai chegar a melhores resultados. Sem respeitar o processo, dificilmente o resultado vem.
  5. Abra os olhos. Muitas vezes deixamos de ver para onde realmente estamos indo. Processos viciados e sem gerenciamento (medição de resultados) turvam a visão e nos impedem de atingir o máximo do desempenho e ganhos muito maiores.

Sendo assim, o professor Salamacha resume o que chama de “círculo virtuoso do resultado extraordinário”, baseado na técnica do Ajuste Fino: “Ao longo de mais de duas décadas como consultor de empresas observei que o time que pode ser considerado um “ponto fora da curva” é aquele que, de fato, faz um planejamento primoroso, utiliza o máximo de recursos disponíveis, trabalha diariamente fazendo os “ajustes finos” e reavalia sempre se aquele projeto está atingindo o máximo potencial. Se algo parar no giro dessa roda, a empresa e as pessoas perdem o rumo e os resultados.”

Luciano Salamacha

Luciano Salamacha é doutor em Administração e mestre em Engenharia de Produção. Preside e integra conselhos de administração de empresas brasileiras e multinacionais, Atua como consultor e palestrante internacional. É professor da Fundação Getúlio Vargas em programas de pós-graduação. Recebeu da FGV o prêmio de melhor professor em Estratégia de Empresas nos MBA’s, por sete anos seguidos.  É um dos raros professores que fazem parte do “Quadro de Honra de Docentes”, da FGV Management. Também é professor de mestrado e doutorado no Brasil, na Argentina e nos EUA. Salamacha é coordenador de MBA de neurociências na ESIC Internacional, uma das mais importantes escolas de negócios da Europa. Luciano Salamacha é autor de livros e artigos científicos publicados no Brasil e no exterior. Foi pioneiro na América Latina em pesquisas sobre neuroestratégia e neurociência aplicada ao mundo empresarial.

Mais informações sobre Luciano Salamacha no site www.salamacha.com.br e no seu canal www.dicadosalamacha.com.br.

https://www.youtube.com/channel/UCpt9GKUzHfUl9GhsYL1bZog

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of