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Passo A Passo Para Crescer Na Crise (parte 1)

Crise, impostos, tributos, taxa de juros, ajuste fiscal e crise de novo (triste né), estes com certeza são os temas mais abordados hoje no Brasil para quem acompanha os tele jornais e busca informações para saber o que fazer, e qual a previsão de melhora para o país e para a sua empresa. O problema é que o caminho ainda é longo, é necessário ter os pés no chão e planejar cada passo para atravessarmos este período de forma sustentável. Pensando nisso criamos este texto com os 5 passos que acreditamos e adotamos na nossa empresa.

Primeiro passo (análise interna):

Imagine que você está em uma cidade que você ainda não conhece (crise) e quer chegar a algum lugar específico utilizando o seu GPS (ferramenta). A primeira coisa que o seu GPS vai fazer é definir sua localização para saber quais as possibilidades de caminho. Correto?

Pois então, este também será o seu primeiro passo, saber a sua localização dentro do mercado, ou seja, a realidade da sua empresa, os recursos e os seus diferenciais perante seus concorrentes. Para isso vamos trabalhar com a Matriz SWOT (ferramenta de apoio) para nos auxiliar neste processo. Com ela definiremos e analisaremos nossas forças e fraquezas, ou seja, será a nossa análise interna para um auto conhecimento, pois sabendo onde estou e como estou em relação a recursos e necessidades, fica mais fácil traçar a rota.

Dentro das forças e fraquezas vamos analisar a empresa em relação aos concorrentes e ao mercado, se os atributos abaixo são forças (levo vantagem) ou fraquezas (não levo vantagem) em relação aos concorrentes:

Ponto de venda e canais de distribuição;
Capacidade de produção;
Capacidade de distribuição;
Participação de mercado;
Imagem da empresa ou produto perante os consumidores;
Saúde financeira;
Modelo de negócio;
Estratégia de marketing;
Força de vendas;
Qualidade;
etc.
Enfim, existem muitos outros fatores que devemos analisar dentro da empresa para poder definir o que explorar, onde melhorar, como se posicionar perante o mercado e o que eliminar (fraquezas). Com este passo definido já teremos 50% da análise do ambiente competitivo, falta agora uma análise externa a empresa que será o segundo passo.

* o software COBLUE possui mais de 100 atributos já cadastrados para facilitar no desenvolvimento da sua análise swot.

Segundo passo (análise externa):

Agora é hora de olhar da porta para fora para podermos estar prontos para ameaças e também termos capacidade de aproveitar as oportunidades, acredite existem muitas oportunidades na crise. Exemplos de oportunidades: trabalhar com o mercado externo (US$), criar tecnologias, serviços ou produtos que diminuam os custos das outras empresas ou das pessoas, desenvolver produtos com melhor custo benefício para o consumidor final, criar parcerias com outras empresas para aumentar a competitividade, entre outras.

Nesta busca por informações do macroambiente como também é chamado o cenário externo a empresa, temos que conhecer as oportunidades do mercado e também suas ameaças para podermos sobreviver e posteriormente crescer.

Para isso busque o conhecimento em pesquisas, matérias, jornais, revistas, feiras ou eventos sobre:

O consumidor, sua tendência de comportamento, o que muda nos seus hábitos;
Quais as tecnologias podem ajudar a empresa a diminuir custos ou melhorar processos;
Tendências como taxa de juros que diminuem o poder de compra da população, inflação, cotação do dólar;
Novos tributos que tornam empreender ainda mais caro (ameaças), aqui vale uma conversa para buscar alternativas com o seu contador;
Quais as possibilidades para novos canais de vendas;
Possíveis parcerias com fornecedores (terceirizar também é uma alternativa);
Novas matérias prima com melhor custo benefício;
Qual a tendência do seu mercado;
Possíveis novos mercados;
etc.
Com estas informações será possível criar um cenário para seu negócio, o que aumenta a sua chance de sucesso e serve de base para o terceiro passo.

Terceiro passo (cruzar informações + plano de ação):

Agora chegou a hora de definir o que será feito, e para isso é interessante fazer um cruzamento destas informações (SWOT cruzada ou Cruzamento SWOT), ou seja, se você cruzar as forças com oportunidades por exemplo, terá indícios de caminhos onde poderá ser mais fortes se conseguir juntar os atributos para uma alavancagem do negócio.

Veja os cruzamento sugeridos:

Força X Oportunidade (ALAVANCAGENS):
Objetivo do cruzamento: Potencializar ao máximo os pontos fortes para um melhor aproveitamento das oportunidades detectadas.

Força X Ameaça (VULNERABILIDADES):
Objetivo do cruzamento: Dominar ao máximo os pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.

Fraqueza X Oportunidade (LIMITAÇÕES):
Objetivo do cruzamento: Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que juntamente aproveite as oportunidades detectadas.

Fraqueza X Ameaça (PROBLEMAS):
Objetivo do cruzamento: As estratégias a adotar devem eliminar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer minimizar as ameaças.

Feito os cruzamentos teremos muitas informações, um cenário montado e então será possível criar o plano de ação onde planejaremos os objetivos de cada ação com base em nosso cruzamento. Para cada cruzamento sugerimos a criação de uma ação, com objetivos e metas definidos de forma simples e clara.

Você pode trabalhar com uma tabela simples, mais ou menos assim:

Força “X” cruzando com Oportunidade “Y”:

Que tipo de vantagem posso ter? | Qual o objetivo (meta) para que isso ocorra? | Quais as ações serão necessárias? | Qual o prazo de entrega do resultado? |
Quarto passo (execução):

De nada adianta termos criado nosso plano, com objetivos e metas se deixarmos ele dentro de uma gaveta. Arremangue-se e respire fundo, pois agora é hora de executar as ações planejadas.

Para que a execução seja mais produtiva, sugerimos definir prazos (data final) para cada ação, defina também responsáveis, pois isso melhora os resultados. Mas lembre-se que estes prazos devem ser obrigatoriamente cumpridos. Apagar os incêndios do dia a dia da empresa não fazem sua empresa crescer. Deixe sempre um horário (15 minutos que seja) para pensar e agir estrategicamente, pesquisas apontam que pela manhã as pessoas são mais produtivas, então que tal toda manhã dedicar alguns minutos para executar as ações estratégicas antes mesmo de ver seus emails ou ver qual o colaborador não foi trabalhar?

Quinto passo (análise e ajustes):

Todo planejamento dificilmente acontecem exatamente como planejado (hehehe). Mike Tyson já disse uma vez sobre suas estratégias de luta e sua frase também vale para o mundo dos negócios: “Todo mundo tem um plano até levar um soco na boca.” Então é necessário monitorar e fazer os ajustes necessários para que as metas sejam alcançadas. Se você não tiver um plano ou não monitorá-lo, não terá como saber qual o nível de sucesso você já alcançou e se ainda está no caminho certo.

Muitas vezes o caminho muda, lembra-se do GPS? Pode ser que você tivesse planejado dobrar na terceira esquina a esquerda, mas a rua está bloqueada por um acidente, o ajuste serve exatamente para te dizer que se você entrar na próxima a esquerda ainda estará no caminho certo, ele só ficou uma quadra mais longe, se você não fizer isso, pode ser que fique 10 quadras ainda mais distante ou que você dobre a direita e aí ninguém sabe onde você vai parar.

Crie planos alternativos com base nos indicadores da sua empresa (KPIs) e faça a gestão do desempenho monitorando estes indicadores fundamentais para seu negócio, os indicadores podem ser custos, faturamento, retorno sobre investimento, tempo de produção, tempo de atendimento, número de visita no site, número de pessoas engajadas com suas publicações no facebook, etc.

Para ajudar neste processo de gestão de objetivos e alinhamento da equipe em pró de resultados, sugerimos trabalhar com OKR.

Planejar, agir e fazer ajustes com base na gestão do desempenho é fundamental para qualquer estratégia de sucesso.

Dica: Não existe a melhor estratégia e sim a certa e a errada.

Fonte: site coblue http://goo.gl/z2KZu0

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