Artigos

Pausa na carreira

Fui desligado de uma empresa final de 2018, decidi então tirar um período sabático, que durou exatos 8 meses, onde foi possível cuidar da saúde física e mental, que estava debilitada sim, com um quadro de obesidade, ansiedade, insônia… a lista era longa. Iniciei atividades físicas, dieta alimentar, terapia, grupo de estudo do evangelho, atividades sociais de voluntariado, além de uma fabulosa empreitada de estudos, tudo aquilo que desejamos fazer, mas na maioria das vezes somos impedidos pela rotina extensa e cansativa do mundo corporativo. Que experiência fabulosa! Posso afirmar que a aprendizagem foi fantástica e trouxe mudanças significativas, eu me reconectei com a minha verdadeira essência, descobri como a felicidade pode está nas coisas e hábitos mais simples.

Pois bem, há 2 meses recebi um convite profissional de um contato da minha rede de networking e para aceitar, eu levei em consideração um único aspecto: se este trabalho me possibilitaria conciliar todas as atividades que realizei durante o período sabático, a resposta foi SIM. Eu descobri que eu posso escolher, que a minha trajetória educacional e profissional, hoje, me possibilita ter esse poder. E claro, não posso deixar de mencionar todas as amizades e contatos que pude estabelecer nessa trajetória, foram e são decisivos também para essa possibilidade de escolha.

Infelizmente, nem todos podem decidir fazer uma pausa na carreira, por diversos motivos, geralmente é financeiro. Se seu SIM ainda não chegou, continue acreditando, mas sempre agindo, lamentar e continuar parado não te ajudará muito. Fazer atividade física está ao alcance de todos, não associe isso exclusivamente com academia, alimentação saudável também está ao alcance de todos, as feiras de pequenos produtores estão espalhadas pelas cidades, pesquise e encontrarás produtos de excelente qualidade e baratos, a maioria das instituições de ensino oferecem serviços gratuitos de terapia com psicólogos, existem diversas entidades necessitando de trabalho voluntário e quanto aos estudos, há muitos cursos gratuitos e de excelente qualidade na internet, se não gosta da modalidade EaD, sugiro que reveja seus conceitos, pois é fantástica, além de ser uma tendência no presente, será inevitável no futuro.

Nova call to action

E o networking? Se você passar por todos esses lugares que eu citei e não for capaz de estabelecer bons contatos, tem alguma coisa errada e não é com o mercado de trabalho. Seja por decisão ou imposição, a pausa é um momento importante para refletir e se permitir aprender com as mudanças e o quão elas podem ser benéficas.

Sigamos com entusiasmo e dedicação!

Por: Erivan Chaves dos Santos

Profissional especialista nas áreas de Gestão de Pessoas, Pedagogia, Legislação e Gestão Educacional. Atuando há mais de 8 anos na área de Educação, com experiência em liderança de equipes pedagógicas, docentes e de atendimento e retenção de alunos, coordenação e planejamento de cursos de educação profissional e ensino superior nas modalidades presencial e a distância, modernização e gestão de processos acadêmicos, organização e cerimonial de eventos, instrutoria em cursos e palestras nas áreas de gestão e educação.