Artigos

Pensamento Sistêmico

O século XX trouxe à nossa sociedade ocidental a descoberta e que vivemos em sistemas. Sistema pode ser definido como um conjunto de partes coordenadas que se interagem para alcançar um objetivo. A partir dessa noção, podemos afirmar que o ser humano é um sistema dentro de sistemas. Nosso organismo é um conjunto de órgãos funcionando coordenadamente para o nosso bem-estar. 

Há um equilíbrio tridimensional entre corpo, mente e meio-ambiente, como se o nosso organismo fosse programado para viver em equilíbrio e todos os órgãos envelhecerem juntos, ao mesmo tempo. Essa é a teoria do relógio biológico a qual prevê que qualquer desequilíbrio nesse sistema resulta em doença. Assim sendo, velhice jamais estaria associada à doença, desde que façamos por manter esse equilíbrio quando nosso mecanismo natural já não consegue fazê-lo por si próprio. Se qualidade de vida depende da manutenção do equilíbrio entre corpo, mente e meio-ambiente, surge daí a concepção do homem como um ser biopsicossocial. Temos uma constituição biológica (física), uma constituição psicológica (mental) e uma relação permanente com o meio (social). 

Não se pode relegar nenhum desses fatores se quiser estar sempre de bem com a vida. É bom lembrar que a administração desse complexo biopsicossocial está em nós mesmos. Não podemos jamais permitir que qualquer outro elemento nos administre. Aqui cabe uma história como exemplo. 

Um sujeito sai de casa para o trabalho. Dá carona a um amigo e no caminho pára num posto de gasolina para abastecer. O posto está cheio; os frentistas trabalham apressados e visivelmente mal humorados. O rapaz pára o carro junto à bomba; o frentista o vê mas vai atender outro cliente que chegou depois. O motorista espera pacientemente conversando com o amigo. Quando o frentista, vem ele pergunta gentilmente o porquê de todo aquele movimento. O frentista responde brusco: 

—Isto é uma droga!… e vai tratando de abrir o tanque do carro sem nenhum cuidado. Bate a tampa sobre o carro, não pergunta quanto deve pôr no tanque, enche-o e derrama manchando a pintura. 

O motorista olha tudo, não diz nada, paga e agradece gentilmente dando ainda uma gorjeta; depois despede-se, desejando bom trabalho e um bom dia. O empregado sequer responde e o amigo fica indignado: 

—Onde já se viu, você é maltratado, não reclama e ainda agradece e dá gorjeta! Eu já sairia daqui xingando meio mundo! 

O rapaz responde: —Não será o mau humor dele que vai estragar o meu dia. O comportamento inadequado dele não vai influenciar o meu, pois quem me administra sou eu. A minha educação não depende da dele.

É tempo de despertar ! A força da empresa-time voltada ao desenvolvimento sustentável do País será o diferencial de competitividade ! 

Espaços e sistemas abertos, conhecimentos emergentes e não-lineares, a sociedade global e digital que está se consolidando vêm requerendo novos ambientes de aprendizagem, novas metodologias e processos fundamentados em novos paradigmas da ciência, capazes de dar respostas mais competentes às atuais demandas educacionais que, por sua vez, exigem maior clareza em relação às bases epistemológicas subjacentes às práticas pedagógicas atuais. 

Hoje, a ciência vem sinalizando o surgimento de novas teorias fundamentadas no pensamento sistêmico, biológico e transdisciplinar que, além de combaterem as teorias instrucionistas, fornecem uma base conceitual sólida capaz de fundamentar os processos interativos que surgem nos ambientes de aprendizagem informatizados, sob a perspectiva da construção de conhecimento, envolvendo os processos de auto-organização, autopoiese, equilibração, circularidade complexa, autonomia, interatividade e interdependência, que ocorrem a partir do uso de ferramentas computacionais. 

O Pensamento Sistêmico ou Visão Sistêmica foi concebido pela humanidade para mudar o paradigma em que todos viviam. Por Pensamento Sistêmico entende-se que a humanidade encontrou uma forma para entender Sistemas – Problemas Divididos -, isto é, estuda o problema por partes, (mais sem perder a visão do todo) e não apenas como um todo, pois existem problemas que devido ao seu grau de complexidade fica muito difícil de entender e resolver. 

As profundas e rápidas transformações em curso no mundo contemporâneo estão requerendo dos profissionais uma revisão de suas formas de atuação. Desenvolvendo uma visão de mundo sistêmica, qualquer profissional poderá repensar suas práticas e construir novas formas de ação que permitam não só lidar de modo mais eficiente com situações emergentes e inesperadas, como se integrar em redes mais amplas de relações, quanto realizar trabalhos em parcerias. 

O Pensamento Sistêmico é fundamental … 

para se pensar o estar no mundo e o convívio social como uma responsabilidade compartilhada; 
para se pensar as relações ecológicas e a construção de propostas de desenvolvimento sustentável; 
para se pensar em viabilizar a descentralização das políticas públicas; ·para se desenvolver a participação das comunidades; 
para trabalhar com mediação na solução de conflitos (nas empresas, nas relações internacionais, nas famílias, nas instâncias judiciais); 
para se pensar a educação como um processo co-construtivo; 
para trabalhar com os recursos das redes sociais; ·para encontrar soluções alternativas em processos decisórios; 
para se pensar a flutuação da liderança nas organizações; 
para se pensar os processos de competição e cooperação no mundo globalizado; 
para se pensar o efeito das relações (do profissional com o cliente) 
para se repensar as doenças e propor alternativas de abordagem; 
para trabalhar com famílias. 
Sobre a autora: 

Prof. Msc. Sonia M. Soares R. Pereira Mestre em Comunicação pela Universidade Mackenzie. Atua como consultora de diversas organizações no desenvolvimento das competências de Visão Sistêmica e Aprendizagem em Equipes com destaque para o Programa de Desenvolvimento de Lideranças da PETROBRAS. Professora de Cursos de Pós-Graduação da Faculdade Paulista de Medicina e de Cursos de Graduação do Centro Universitário São Camilo e Faculdades Mauá.

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of