Artigos

Pensar diferente não está no script, é preciso treinar para fazer entregas UAU no trabalho

pensar diferente

Nosso cérebro é condicionado a fazer coisas que nunca pensou. Sem saber por que, fomos moldados a alguns padrões. E, quando a gente tem essa consciência, conseguimos mudar a condição imposta. É disso que se trata a criatividade.

Pensar diferente não estava no script. O que isso muda na sua vida? Qual a diferença de uma entrega de trabalho OK para uma UAU? Fomos submetidos a uma vida inteira para ser ok.

Nova call to action

Independentemente de onde estiver o problema, identificá-lo faz parte do processo criativo. Não há sempre uma única fonte, não está só no seu time, não está só em uma pessoa, está em muitos lugares. O processo de criatividade com que trabalhamos é o de investigar que lugar é esse e achar uma resposta criativa.

Irei contar um exemplo para vocês. Ao marcar uma visita ao Louvre com meu sobrinho e minha sobrinha, de seis e oito anos na época, não queriam ir porque achavam chato. Essa visita seria OK, principalmente para crianças, mas, criei uma Caça ao Tesouro.

Pesquisei cada quadro que estaria nas salas, tirei fotos e os meninos tinham que localizar a obra marcada. Quando achassem, teriam que fazer a mesma pose do quadro, tirar uma foto deles na mesma posição e aí ganhavam a próxima pista. No fim, tinha um tesouro em forma de uma caixa de chocolate.

Até hoje, quando perguntam para os meus sobrinhos qual foi o passeio mais legal da vida deles, eles falam “o passeio ao Louvre”. Isso é a diferença do OK para o UAU. Ao invés de fazer uma simples visita, promover algo marcante, inovador, pode tornar algo inesquecível. Tudo pode ser mais legal. A nossa vida, na minha opinião, foi feita para virar um legado. Se você não faz nada diferente, parece que não viveu.

Se a gente tivesse um cronômetro para contar o que valeu a pena na nossa História, saberemos o que deixamos de legado. Não tem nenhum relato nos livros de uma simples pessoa que apenas acordou, comeu, trabalhou e dormiu. Ninguém relata isso. As pessoas querem saber o que fizeram de diferente, e a criatividade dá esse poder de fazer ações memoráveis. O pensar diferente.

Quando você vira memorável, é bom para todos os lados sempre. Estava hospedado em um hotel, onde participaria de um evento e fui tomar café da manhã e havia uma maçã super bonita. Eu já tinha comido muito, mas pensei ‘vou pegar essa maçã e comer depois’.

E fiquei andando com a maçã o dia inteiro, mas como tinha comido muito, pensei em fazer alguma coisa com aquela maçã. E a partir daí, veio o mindset. Durante a palestra de um influenciador, um dos mais famosos no palco, ele me citou, falou o que eu tinha dito sobre pensar diferente.

No fim do evento, tinha uma fila para tirar foto com ele, que tem milhões de seguidores. Mas, ao invés de tirar foto, eu falei: “sua aula foi tão legal, e antigamente as pessoas costumavam dar uma maçã para o professor bom, então, toma aqui uma maçã”. E eu tenho certeza de que ele não vai lembrar das pessoas que pediram uma foto, mas irá lembrar do rapaz que deu uma maçã.

Tudo pode ser interessante quando você tem um mindset UAU. Qual foi meu esforço nesses dois casos? Nenhum! E quando começa a pensar diferente e treinar para fazer isso todos os dias, consegue ter 50 ideias para qualquer coisa ser UAU, do almoço à conversa. Porque é um treino. A gente consegue aprender a fazer isso. E a recompensa é máxima.

Gostou de saber como pensar diferente tem seus benefícios? Quer saber como fortalecer suas habilidades sociais no mercado de trabalho? Confira nosso artigo!

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH